Virando Gringa

10 coisas que você precisa saber sobre o TOEFL

Testes de idioma são básicos para conseguir qualquer intercâmbio.
O TOEFL é um teste para conhecimento de inglês para estrangeiros, confira:

1-      O que é?
A sigla TOEFL significa “Test of English as a Foreign Language”, ou seja “Teste de Inglês como Língua Estrangeira”. É um exame de Inglês que avalia sua habilidade de entender e usar o inglês em um ambiente acadêmico, e também no dia-a-dia. Ele é um dos mais reconhecidos e pedidos em universidades do mundo todo, sendo seguido pelo IELTS, e em empresas pelo TOEIC. Serão avaliadas suas habilidades de: ler, escrever, falar e ouvir em inglês.
2-      Tipos de TOEFL: hoje em dia, existem três tipos – o TOEFL iBT, o TOEFL PBT e o TOEFL ITP. A principal diferença entre o TOEFL iBT e o PBT está explicada no nome: o iBT, Internet Based Test, é administrado através da Internet, enquanto o PBT, Paper Based Test, é a versão mais antiga, realizada no papel impresso. Quase ninguém mais faz o papel impresso, mas vai que você topa com isso, né?
O terceiro tipo é ITP, Institutional Testing Program, que é mais fácil que o TOEFL iBT, mas não internacionalmente reconhecido. Se realizar o TOEFL ITP, ele apenas será útil se você quiser usar um teste de conhecimento de inglês para favorecer uma inscrição em uma instituição no seu país. Na minha opinião pessoal, não vale a pena tirar o ITP.

3-     Como é a prova:
Na parte de leitura, você vai ler de 3 e 4 artigos acadêmicos e responder de 12 a 14 questões. Não entre em pânico! Ninguém precisa ser um expert nos assuntos pedidos no texto para conseguir responder as questões. O que eles querem saber é se você tem capacidade de fazer inferência (entender uma coisa a partir de um contexto, ou seja, mesmo que você não saiba todas as palavras você pega o “geralzão”). Uma vez que você entenda o texto, você consegue saber as respostas das perguntas, que em sua maioria são de alternativas (a, b, c, d).
Na parte de compreensão auditiva você vai ouvir 4 a 6 gravações, que podem variar entre conversas entre aluno e professor, ou algum outro profissional da escola, e também trechos de aulas e palestras. Até onde eu sei, sempre vai ter dos dois. Você então terá que responder a 10 ou 12 perguntas.
Depois, vem a parte que todo mundo tem medo: a avaliação oral. Nessa parte você prova que manja de inglês, e fala com todo seu rico vocabulário de assistir Friends, HIMYM, Seinfeld, Modern Family, só não pode usar vocabulário de South Park!
É legal te informar que na parte de fala é tudo gravado com um microfone, você não fica de frente para um avaliador, porque isso não seria nada prático! E muito awkward!  O mais importante de tudo é ficar calmo, e praticar a fala em casa. Você vai se dar bem. É só praticar MUITO, e não ficar fazendo “eeeeeeeeehhhhh” antes de começar as frases.
Veja dicas de inglês aqui no Virando Gringa que a gente te ajuda!
A última parte, e que pra mim é a mais difícil de todas, é a redação. Nela, você terá que escrever duas dissertações com aproximadamente 300 palavras cada. A primeira será relacionada a um dos textos de uma das aulas que você ouviu no módulo anterior, enquanto que, na segunda, você responde a uma pergunta específica, expressando sua própria opinião sobre um assunto que você já conhece.
4-      Duração do teste: O Internet-based tem duração de 4 horas. Tem gente que termina em uma, tem gente que termina em 3:59. Depende muito. Por isso é importante fazer testes em casa antes, para saber se você consegue fazer a prova em tempo.
Procure no Google as palavras chave “Free TOEFL Simulation” que tem vários disponíveis. Mas não clique em vírus por favor, seja esperto.
Das horas que você tem, vai gastar entre 60 a 80 minutos na leitura. Dependendo do número de artigos que você tiver que ler, você tem 20 minutos para ler e responder às questões de cada um. Na compreensão auditiva você tem entre 60 a 90 minutos para ouvir e responder às questões sobre as conversas que ouviu. Depois, você tem 20 minutos para responder às 6 tarefas de expressão oral. Dependendo da pergunta, serão disponibilizados entre 15 e 30 segundos para se preparar e entre 45 e 60 segundos para dar a sua resposta. Finalmente, você tem 50 minutos para escrever as duas dissertações. É apertado.
5-      Pontuação: A escala vai de 0 a 120. Cada uma das seções é mensurada com uma escala independente de 0-30. Quando terminar a prova você pode ver seus scores separados por seção no site do ETS.
Segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, se você conseguir uma pontuação global no TOEFL iBT entre 57-86, isso é equivalente a ter um nível B1 em Inglês, nível intermediário. Uma pontuação entre 87-109, é semelhante a ter o nível B2, intermediário maior. Marcas entre 110-120 equivalem ao nível C1, que é um nível avançado.
6-      Que instituições aceitam o TOEFL? Sendo um dos exames de Inglês com o maior nível de reconhecimento mundial, o TOEFL é aceito por mais de 8500 instituições educacionais em cerca de 130 países. (fonte: viva mundo)
7-      Validade do seu certificado: você pode acessar suas notas do TOEFL iBT pela Internet 10 a 13 dias após a realização do exame. No entanto, você recebe fisicamente as suas qualificações entre 4 a 6 semanas após a data do exame. Lembre-se que, quando você está realizando o exame, você deve solicitar o envio gratuito dos resultados diretamente para sua instituição de ensino. Os resultados serão válidos por dois anos a partir da data do exame. (fonte: viva mundo).
Depois que passam os dois anos, você tem que fazer o teste de novo, se quiser tê-lo para sempre. E o preço não cai! 🙁
Existem outros testes que são eternos como o Cambridge.
8-      Como se inscrever: existem 4 formas de se inscrever no TOEFL iBT: pela Internet, por telefone, pelo correio ou pessoalmente. A maneira mais fácil de fazer isso é entrar no site www.ets.org/toefl. O registro online funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você pode se inscrever para o exame até 7 dias antes da data de realização do mesmo. Existem mais de 50 datas por ano em 4500 centros em 165 países.
9-      Preço: o preço varia dependendo do país onde realiza o exame. Geralmente, o custo varia entre 160 e 250 dólares. No Brasil, em 2015, gastei mais ou menos 700 reais para tirar um TOEFL, com as conversões e taxas. Não é barato não, moçoilos! Por isso estude e faça esse negócio valer a pena logo de primeira.
10 – Como estudar de graça: SIGA AS DICAS DESSE POST AQUI.
fonte: experiência pessoa, site viva-mundo e site do ETS – TOEFL.

Precisa de hospedagem barata em qualquer lugar do mundo?
Reserve por Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!
E que tal visitar museus pela Europa sem fila?
Reserve com o TicketBar Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Quer saber tudo e mais um pouco sobre veneza?
Compre o e-book! Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Related Posts

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *