Virando Gringa

4 Castelos da Suiça que valem uma visita

Mesmo no século 21, os castelos e as fortalezas medievais não perderam nem um pouco do charme que sempre fascina todo mundo. Na Suiça tem daqueles mais clássicos, circundados por água, com um rei doido e, como símbolos da transitoriedade histórica, construindo pontes entre o passado e o presente.
Os castelos medievais mais famosos são aqueles circundados de água por todos os lados, com uma ponte levadiça, onde a princesa fica à esperar do príncipe voltando da guerra. Na Idade Média, praticamente todos os castelos que não estavam situados em colinas ou penhascos – possuindo, assim, uma proteção natural contra o ataque inimigo – tinham, do lado de fora das muralhas, um fosso de água. 
Bom, esses são os  “Wasserburgen” (castelos de água), construídos à beira de lagos ou rios, ou circundados por um fosso cheio de crocodilos. A parte dos crocodilos saiu da minha mente, mas a parte do castelo é verdade. E a Suíça ainda possui belos exemplares pra gente visitar!
Faltou só a gárgula pendurada na ponte da torre! Créditos da foto: Juliana Arthuso

Na Suíça, devido ao seu relevo montanhoso, a maioria dos castelos foi construída em lugares elevados, no topo dos alpes, nas encostas de vales, de onde se possuía uma vista privilegiada do que acontecia ao redor. Até hoje, encontram-se no país inúmeros castelos, fortalezas e torres de vigilância, em diferentes estados de conservação. Às vezes, restam apenas as ruínas das muralhas de proteção, e às vezes castelso inteiros.

O Castelo Oberhofen, à beira do Lago de Thun

O imponente e suntuoso castelo Oberhofen, ou Oberhofen Schloss, tem um parque aberto ao público, e fica na beira do Lago da cidade de Thun, na região de Bern. De quase qualquer janela dá pra ver os alpes, o que cria uma atmosfera única, além de dar uma vontade danada de pular no lago, mas é um friiio!
Aproveite esse castelo pra ver o Parque que fica perto dele. É cheio de caminhos legais, e dá pra perder umas horas! Para saber os horários que fica aberto à visitas, clique aqui.
O castelo também virou museu, e lá dentro da pra ler sobre ele. Há documentos oficiais comprovando as constantes preocupações com a ameaça que a água do lago representava para o terreno e seus alicerces. O fosso acabou por ser fechado, por questões de higiene e para não comprometer mais o fundamento do prédio. Mas é legal visitar o interior, e tirar umas fotos lindas como essas aí em cima (tiradas de dentro do barco)!

Passeio de Barco: Interlaken – Thun

Pra quem já visitou bastante castelo, principalmente aqueles do Leste Europeu, isso aqui vai parecer um palácio pequeno, bem tranquilo. Então talvez para os mais experientes compense pegar um ticket de passeio de barco, que saia de Interlaken e passe por Thun!
Para saber os horários e preços dos passeios de barco, clique aqui.

Outro Castelo em Thun:  Castelo de Zähringen

O Zahringen Schloss fica na mesma cidade do Oberhofen, e é tão gracinha quanto. Aliás, essa região chamada “Bernese Oberland” é uma das mais lindas da Suiça. Inclui a capital Bern (capital da região – lá tem umas divisões diferentes das nossas no que se refere a estados, províncias, regiões, etc), e mais cidades que contam a história da Suiça, como Thun.

Esse castelo também virou museu. Lá dentro dá pra ver bastante coisa, como peças medievais bem conservadas, espadas, armaduras, roupas, etc. Mais uma vez, se você for experiente com castelos, talvez não se emocione com esse. Pra quem já foi em castelos na Alemanha, esse aqui é fichinha. Pra quem nunca foi num castelo na vida, esse aqui é fantástico (era o meu caso na época!)

Dá até pra tirar fotos idiotas com as coroas.
Tem reproduções de como era a cosinha na época. Com gato e tudo.
Saia do meu castelo, humana.

Fora as aventuras com gatos e objetos antigos, o castelo tem uma vista bem legal dos alpes:

créditos da foto: Juliana Arthuso

Se quiser saber mais sobre TODOS os castelos na mesma região de Thun, visite este link.

 O Chateau Chillon

O Chateau Chillon fica em Montreux, mais pros lados do lago de Genebra. Foi construído sobre uma ilha neste lago, e carrega a fama de ser o mais famoso dos castelos suíços. Quase todo cartão postal tem ele.
O chateau, inteiramente mobiliado em estilo original, é considerado o registro mais completo e fiel de uma fortaleza medieval!

Tem muita coisa pra ver dentro do castelo, além da vista linda.
Curta só o mapa interno dele, com todas as salas:

Aproveite que está perto de Montreaux, ou Montreal, e visita a estátua do Freddie Mercury!
O Queen já gravou lá em Montreal (na Suiça, não no Canadá), e o Freddy gostou tanto que comprou uma propriedade lá. Coisa baratinha.

O Castelo de Bottmingen

O castelo Bottmingen, localizado no fundo do vale Leimental, foi construído às margens do rio Birsig, cujas águas foram canalizadas para formar um fosso especial: uma lagoa quadrada, no meio da qual encontra-se o castelo, como se fosse uma illha.

Imagina o trabalho que deu pra fazer essa m**da na época?!
Se você gosta de arquitetura, tanto a fachada como o interior do castelo registram diferentes épocas e tendências. Para te dar um idéia, em 1720 a construção medieval foi completamente reformada e transformada em um palácio barroco com características francesas. Whatever that is. No século XIX, o jardim de estilo francês cedeu lugar a um parque nos moldes ingleses. Tudo dependia do que era fashion na época!
Desde 1957, o castelo Bottmingen abriga um restaurante e tem vários cômodos abertos ao público. Só o cafézinho lá custa uma janta e um rim.

Conselho de amiga? Tira uma foto, bebe uma água e vazzare.

Precisa de hospedagem barata em qualquer lugar do mundo?
Reserve por Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!
E que tal visitar museus pela Europa sem fila?
Reserve com o TicketBar Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Quer saber tudo e mais um pouco sobre veneza?
Compre o e-book! Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Related Posts

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *