Virando Gringa

6 curiosidades sobre viagem na China

1. Comida Chinesa não é China inbox

Depois de passar uma temporada na China, você nunca mais vai entrar num China-in-box pra comer. Pode até pedir daquele que entrega em casa num caso de larica, mas só neste caso.

A comida por aqui tem um tempero muito diferente, às vezes é difícil de se acostumar, e depois você se apaixona (pelo menos no meu caso)! Tenho muitos amigos que não conseguiram comer, e acabaram recorrendo às redes de fast-food.

Mas quem precisa de fast-food com tudo isso disponível?

No restaurante chinês de verdade sempre vai ter: arroz, muitos vegetais, noodles (macarrão chinês), muitos vegetais, alguma carne apimentada (principalmente frango e porco), muito vegetais, frutos do mar, e muitos vegetais! Na maioria das vezes as coisas vem misturadas em pratos bastante coloridos, variados e bem temperados (para alguns até demais). 

Faça-me o favor me comer TUDO quando vier pra China, comida é parte do intercâmbio também!

2. O banheiro é um pouco difícil de acostumar…

Sem comentários.

 3. Eles são mais ocidentalizados do que todo mundo pensa

É amiguinho, não vai achando que vai chegar na China e ver um monte de gente com chapéu de colhedor de arroz, chinelinho e andando de bike. A coisa por aqui mudou faz tempo. A maioria das meninas usam salto o tempo todo, se lotam de maquiagem, e não saem sem os seus Iphones.

É claro que as pessoas são diferentes entre si, ainda mais num país com 1.4 bilhão de pessoas, então ainda existem chinezinhas que usam roupas tão simples que não dá pra saber se é menina ou menino, mas a esmagadora maioria tenta se parecer com europeias, em alguns casos hipsters 🙂
 
No ambiente universitário onde eu fiquei, as pessoas são extremamente ocidentalizadas, ouvindo hip-hop, beyoncé, e até samba no Ipod, vestindo roupas com frases em inglês. Eles conhecem todos os filmes e artistas ocidentais, mas direto falam que você parece com um deles, e nos casos mais extremos tiram foto com você!

Além disso, aqui tem muitas empresas multinacionais, não é aquela coisa comunista fechada que já foi um dia. O mercado deles está crescendo muito, meus professores dizem que logo logo o mundo todo vai precisar falar mandarim. Espero que não, porque é difícil pra caramba. 

4. É um grande big brother

 

Tem câmera por todo lado. Literalmente, na faculdade onde eu estudei tinham 4 câmeras por sala de aula. Pra que tudo isso? O argumento é a segurança, mas você e eu sabemos que esse argumento é o famoso “miguézão”.

Um brasileiro que mora aqui há dois anos, e faz o mestrado na PKU (Pequim University), me contou que oooutro brasileiro veio pra China de férias e resolveu dar uma de esperto: roubou um celular de um loja, achando que não ia dar em nada. Pra que? Está preso até hoje. Longe da família, e na China.

Cuidado, não façam merda na rua amiguinhos! 

5. Suco Gelado é coisa de Ocidental

Em todo restaurante chinês pelo qual eu passei, o suco é quente. Quando eles tem suco gelado é porque sabem que vão receber visitantes.

Reza a lenda que isso ajuda muito na digestão, porque o seu corpo não precisa gastar energia re-esquentando o suco lá dentro da nossa barriga. É bem pensado, mas devo confessar que não a coisa mais saborosa do mundo.

6. Eles não tem passarinho na gaiola, tem insetos

 

7. Bônus: as criancinhas com a calça cortada

 

Fora o desespero da mãe, tá vendo como o pipizinho dele está diretamente exposto?

Na China é costume que a roupa das crianças seja aberta para que eles não precisem usar fraldas. Em muitos lugares, até mesmo em cidades movimentadas como Pequim, se vê crianças parando no meio da rua para fazer as necessidades ali mesmo na calçada ou na grama. E as mamães levam um saquinho pra catar, assim tipo o que a gente faz com nossos pets.

De primeira é muito estranho de ver uma criança agachada no meio da rua, mas você acaba acostumando.

china-viagem-pequim-criancas-calca-cortada (1) china-viagem-pequim-criancas-calca-cortada (2) china-viagem-pequim-criancas-calca-cortada (3) china-viagem-pequim-criancas-calca-cortada (4)

Todas as fotos são de autoria do Bruno, que é Jornalista brasileiro morando em Pequim. Ele coloca algumas fotos no tumblr Bruno na China.
É uma baita viagem conhecer uma cultura tão oposta à nossa. Por mais que eles estejam se ocidentalizando, a China sempre será a China. Eles tem muitos costumes enraizados na sociedade deles, assim como nós temos outros costumes completamente diferentes enraizados na nossa. Nós é que somos os estranhos pra eles.

Boa Viagem!

Precisa de hospedagem barata em qualquer lugar do mundo?
Reserve por Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!
E que tal visitar museus pela Europa sem fila?
Reserve com o TicketBar Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Quer saber tudo e mais um pouco sobre veneza?
Compre o e-book! Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Related Posts

Leave a Reply

3 comentários sobre “6 curiosidades sobre viagem na China

  1. Pingback: Destaques da Semana 92: Recife, China, Havaí, França, Grécia | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem

  2. Ediléia

    Que gostoso ler seu post! Me trouxe muitas lembranças.
    Estive em Pequim há 20 anos atrás, a cidade estava em obras, enormes edifícios sendo construídos e bem próximo a eles, algumas ruazinhas antigas e pitorescas.
    Pensei que esses banheiros nem existissem mais.
    Naquela época, várias vezes quiseram tirar foto comigo nas ruas.
    Parabéns pelo post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *