Virando Gringa

Atravesse os Estados Unidos de trem por 213 dólares

Último update: 14-09-2016

No país das camionetes enormes, e dos filmes onde todo mundo atravessa o deserto de carro, ou num trailer, fica difícil pensar que existe uma linha de trem que atravesse mais de 3 mil km, por um preço tão acessível! Mas existe!

caliphornia-zephyr-atravesse-estados-unidos-213-dolares-mapa

O empreendedor digital Derek Low escreveu sobre esta experiência, e contou que ela é “one of the world’s greatest travel experiences” – uma das experiências de viagem mais legais do mundo. Essa viagem de mais de 5 mil kilômetros pode sair por $213 dólares. Vou resumir o texto dele aqui para vocês, com autorização 😉

Os trilhos norte-americanos são remanescentes de uma era há muito esquecida. Assim como no Brasil, o carro dominou o cenário dos transportes, e os investimentos em linhas domésticas de trem caíram muito desde sua invenção.

No seu auge, os trens eram o modo mais luxuoso de transporte. Hoje em dia, eles são majoritariamente turísticos, mas mesmo assim podem te levar a quase qualquer lugar dos Estados Unidos.  A viagem do Derek foi de São Francisco a Nova York.

A viagem de mais de 5 mil kilômetros duraria 4 dias sem paradas, mas é claro que fazer uma viagem dessas sem parar é praticamente impossível!

O preço pode variar, mas dependendo da data pode sair até por 213 dólares! Em alta temporada o preço pode variar até 350 dólares. Para escolher cabine, comer e gastos esporádicos dentro do trem, o preço sobe, chegando até a 830 dólares. Portanto, compensa viajar no modo “Mochileiro!”.

O trem não parte exatamente de São Francisco, mas de uma cidade a 20 minutos de lá: Emeryville.

caliphornia-zephyr-atravesse-estados-unidos-213-dolares-4

Image via subwaynut.com

O trem: o famoso California Zephyr, que atravessa quase sem paradas mais de 3 mil kilômetros, de São Francisco até Chicago em um pouco mais de 3 dias.

caliphornia-zephyr-atravesse-estados-unidos-213-dolares-3

Image via trainweb.org

O cenário é de matar:

caliphornia-zephyr-atravesse-estados-unidos-213-dolares-2

Fotos de autoria de Derek Low

caliphornia-zephyr-atravesse-estados-unidos-213-dolares

Stopovers

você pode fazer, é claro, mas teria que comprar tickets separados para cada parada que fizer, ou seja, tem que planejar.

stop-over

Foto de autoria de Derek Low.

A Viagem em detalhes,

todas as fotos de Derek Low

Dia 1

San Francisco à Salt Lake City: 17 horas

O trem parte da fabulosa região de “San Francisco Bay'”, com paisagens lindas.

Nem todas as cabines são assim, mas é permitido se transferir para as cabines especiais quando o cenário pede!

caliphornia-zephyr-atravesse-estados-unidos-213-dolares-6

foto por Derek Low

Ao longo da viagem você vê desde desertos até neve…de tudo.

caliphornia-zephyr-atravesse-estados-unidos-213-dolares-8

Na hora da janta é preciso sorte! Como não tem espaço para cada pessoa comer em uma mesa, você tem que dividir, e nunca se sabe com quem você vai sentar. Mas essa é uma das coisas mais legais sobre viagens de trem: é imprevisível!.dinner

caliphornia-zephyr-atravesse-estados-unidos-213-dolares-7 Fotos de Derek Low.

Durante a noite, o trem atravessa de Nevada à Utah. Entrando em um novo fuso horário, os relógios são ajustados em uma hora a mais. Às 3 da manhã deste novo horário, o trem faz a primeira parada da viagem: Salt Lake City.

 

Essa é uma cidade boa para parar, ou seja, compra um ticket em separado.

Parte 2: Salt Lake City até Denver: 15 horas

A viagem entre Utah e Colorado é conhecida como “a vista mais espetacular dos estados unidos de trem”. A fronteiras entre os dois estados é representada por uma escrita na parede do Ruby Canyon. Nada sofisticado.

Imagem via seat61.com

O trem para em Denver, que é uma cidade com muito para se ver, e que está a 1600 metros de altitude.

É um lugar ótimo para explorar. Ou seja, mais um ticket separado.


Dia 3

Denver à Chicago: 19 horas

Os assentos são bons o suficiente para dormir, porque reclinam bem. Eles são mais confortáveis do que um assento de classe econômica de avião, ou da Eurolines por exemplo (de ônibus).

Imagem via allaboardmn.org

Tem cabine pra dormir, mas daí é mais caro.

O California Zephyr completa sua jornada em Chicago, que tem uma estação linda, que é um marco histórico da cidade. Vale a pena notar que a escadaria dessa estação foi usada para o filme ‘The Untouchables’.

caliphornia-zephyr-atravesse-estados-unidos-213-dolares-the-untouchables

O California Zephyr vai até Chicago, para completar essa jornada e chegar até Nova York, você tem que trocar de trem, e pegar o Lake Shore Limited.

Dia 4

Chicago à New York: 20 horas

O California Zephyr te leva até Chicago. Para completar sua jornada à New York, New York você vai precisar se transferir para o Lake Shore Limited.

Esse trem viaja por Illinois, Indiana, Ohio, e Pennsylvania, antes de entrar no estado de New York.

Nessa viagem, você atravessa 11 estados e quatro zonas (time zones). Em apenas quatro dias você vê o oceano pacífico e o oceano atlântico sem precisar de um vôo!

Se você quer conhecer os Estados Unidos para turistas, alugue um Cadillac, entre na Route 66, e faça algumas paradas em motéis e restaurantes de beira de estrada. Se você quer conhecer os americanos como eles são, e o país de forma mais natural, sem encenações, vá de trem!

Esse artigo foi originalmente publicado no Stumble Upon (autor: Derek Low), e foi traduzido e livremente adaptado por mim (Juliana Arthuso).

Preço mínimo e máximo

Segundo o Derek, o preço de 213 foi o mais baixo que ele encontrou depois de um pouco de pesquisa. Assim, você pode encontrar esse preço SIM, ficando de olho nas promoções, e comprando antecipadamente.

Mesmo assim se não encontrar por 213, sai pela bagatela de 251, em pesquisa que fiz no site da Amtrak em 14-09-2016, que colei logo abaixo. Só alguns dólares a mais, continua sendo muito barato.

Esse é o resumo do Derek:

Eles também vendem “rail pass“, que se você de outros posts meus, é uma modalidade de ticket de trem para quem quer fazer muitos stopovers. Faça os cálculos para ver se compensa pra você, afinal cada pessoa quer parar em lugares diferentes.

 

Essa é uma procura por passagens em 14-09-2016 (dois trechos)

sem-titulo-png2sem-titulo3Portanto, 166 + 85 = 251 dólares

Conclusão: uma viagem de milhares de kilômetros, 11 estados, 4 fusos horários diferentes…De costa a costa, em apenas 4 dias. Você pode ver o Oceano Pacífico, e o Oceano Atlântico sem ter que voar! Fala se não é doido?

Thanks for installing the Bottom of every post plugin by Corey Salzano. Contact me if you need custom WordPress plugins or website design.

Related Posts

94 comentários sobre “Atravesse os Estados Unidos de trem por 213 dólares

        1. Fernanda Stefani

          VAi sozinho. Terá a oportunidade de conhecer realmente os EUA. r em grupo pode ser mais confortável, mas vc deixa de ter a verdadeira experiência de ‘conhecer” um país.

    1. Juliana Arthuso Autor da Postagem

      Oi Felipe,
      Depende de como você decidir comprar o ticket. Tem que ver a validade do bilhete que você compra!

  1. Ricardo Cubas

    Seria bom se tivesse umas 8 paradas ou 10 paradas como as que ocorrem nos transatlânticos. Ir direto sem parar pode ser meio enfadonho.

    1. admin Autor da Postagem

      Thanks!
      Check out the original post in English by Derek Low, on his personal website! I have just translated this to portuguese so that more people could have access to the info!

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Vera,
      no preço promocional você dorme sentada na cadeira mesmo, mas é bastante confortável!
      Tomar banho e comer você faz nas paradas, ou no próprio trem. Vou melhorar esse post com mais detalhes. Quem fez a viagem não fui eu, mas o Derek (autor original) fala tudo sobre isso, vou pegar mais informações!
      Abraço e obrigada pelo comentário

      1. Henrique

        Uau! Estou indo para Orlando daqui a sete dias. Ficarei quatro semanas. Adoraria fazer esta viagem podendo fazer umas paradas; se gostar de um lugar, dormir ali e pegar outro trem… Seria (será) fantástico! Se você conseguir estas informações… Poxa, isso é, literalmente, uma viagem! (rs…)

  2. Claudia

    Conheço esta Estação de Chicago. Acabei de chegar de lá onde morei alguns meses. Usei os trens e é muito mais bonita pessoalmente. A parte externa é fantástica e moderna.

  3. Roberto Pacheco Leandro

    Olá, Juliana. Tudo bem??
    Você é a mesma Juliana que escrevia sobre viagens para o site Baguete há alguns anos?? Por acaso você já fez a Transiberiana na Rússia?? Se sim, o que vc acha da comparação?
    Obrigado.
    Roberto Leandro

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Roberto, nunca escrevi para o Baguete! hahah
      Esse é meu blog pessoal, só escrevo aqui e no Catraca Livre.
      Nunca fiz a transiberiana mas conheço o Afonso, que está fazendo isso nesse exato momento, o blog se chama The World by Fon, procure, vc vai gostar!
      Abraço e obrigada pelo comentário

    1. admin Autor da Postagem

      Infelizmente não conheço. O próprio Derek Low (que descobriu essa rota originalmente) oferece o serviço de “agente”, ou seja, ele faz todas as reservas e deixa tudo pronto pra quem quiser repetir a rota. Mas ele cobra 49 dólares para fazer isso, afinal é um serviço. Mas agência brasileira, infelizmente não sei.
      Obrigada pelo comentário

  4. Eliane Braz Pereira

    Meu sonho… quero realizar…Moro em Copacabana.. sou divorciada. Rio de Janeiro,Brasil , tenho 58 anos. quem quiser companhia sou Pedagoga e pretendo me aposentar nos proximos 3 meses. Pode me encaminhar e mail…Meu face Eliane Braz

  5. Jussara Azevedo

    Olá Juliana,
    Adoro tudo o que vc escreve!
    Moro na Austrália ( Brisbane) e gostaria de fazer essa viagem com meu marido!
    Pergunta: onde posso ver os diferentes tipos / preços de tickets ?

  6. Paulo Fatia

    Para custar só 213 dólares talvez seja preciso comprar os tickets com muita antecedência. Tentei ir de Winter Park (Flórida) para NY e custava quase 700 dólares para 2 pessoas (classe econômica). Ficou bem mais em conta alugar um carro.

  7. Luara

    Vamos Fazer essa viajem Ju, eu e voce e chama mais amigas rsrs…eu moro ha 1 mes aqui na florida em Miami , gostaria de fazer , mais ainda não conheço ninguém aqui nos estados unidos e pretendo morar aqui por muitos anos ..!

  8. Gladis

    Tenho interesse de saber de outras dicas de suas viagens, estudos, trabalhos tenho 53 anos como faço pra ter acesso. Odorei conhecer esta possibilidade. Obrigada. Gladis

  9. Cristiane de Souza Magnani

    Vou fazer a rota leste em janeiro, saindo de Miami e parando em Washington, Philadelfia e Nova York. Estou super empolgada porque adoro viajar de trem. Não dirijo, então é uma ótima opção para mim. Da próxima vez quero fazer essa atravessando o país de oeste a leste.

  10. Rosane

    Gostaria de mais informações sobre as paradas do trem, e se é possível desembarcar em determinadas cidades , qual o custo e como embarcar novamente.

  11. Maria

    Por favor, seria muito legal o post mais detalhado como você disse que pode fazer! Adorei as dicas, entrei no site da Amtrak e não entendi muito bem sobre os preços para dormir etc. Parabéns pelo blog, incrível!

  12. Silvia Helena de Oliveira

    Adorei essas dicas. Moro em Brasília.
    Não falo outra língua mas adoraria fazer essa viagem ou a transciberiana, mas creio que precisaria descobrir uma agência no Brasil. Se souberem e me avisarem ficarei muito grata.

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Sílvia, até hoje não conheço uma agência que faça esse caminho nos Estados Unidos.
      Mas a Transiberiana com certeza deve ter alguma, é uma rota muito famosa e antiga, né? 🙂
      Obrigada pelo comentário

  13. Reginaldo Ferreira

    Empresário, 69 anos, administrador, gostaria de viajar com minha mulher, 67 anos, na primavera de 2017, de Miami a New York, de Trem, parando em alguns pontos, sem muita pressa. Dicas serão muito bem vindas.

  14. fernando araujo bellato

    Ótima matéria ! Eu já fiz dois passeios de trem lá, viagens curtas mas incríveis ! Uma de Miami a Orlando e outra de NY para Washington !
    Lindas vistas, confortável e uma visão diferente da realidade americana !!!!

  15. jefferson nogueira

    Juliana, eu posso por exemplo, parar numa cidade ou estação e ficar um ou dois dias mas os preços vai se alterar, ou a soma de paradas no total daria os 251 dólares que falou?
    Por exemplo, saio se New York, ando por 08 horas e resolvo descer e ficar na cidade por um ou dois dias, tirando o valor de hospedagem, as passagens seriam compradas em separadas conforme as paradas, seu valor final será que se alterará muito?
    Obrigado

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Jefferson,
      Com certeza o valor vai mudar, MAS O QUANTO eu não sei. A pesquisa do Derek deu 213 dólares, a minha deu 251, então voce tem que pesquisar as ofertas sempre, para conseguir o preço abaixo de 300 dólares. É possível sim.
      Uma coisa posso garantir: Tem que comprar antecipado pra conseguir preço bom. Para comprar na hora e conseguir barato você tem que ser muito sortudo.
      Obrigada pela visita!

  16. Marcelo Ramos

    Estou fazendo agora a linha Cardinal entre Chicago e NYC, mas só vou até Indianápolis pois tenho compromissos de estudos em Indiana University agora. Mas em Julho vou fazer a viagem de NYC até Orlando.. um dia inteiro pela costa leste dos estados unidos. Vai ser legal. Tô gostando muito do trem.. poltronas confortáveis, wifi.. e o preço vale a pena em comparação com os aviões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CURTA!