Virando Gringa

Bolsas de Estudo na Holanda, para Graduação e Mestrado

[Este post é uma atualização do post do ano passado]
[Afinal, as bolsas continuam, e são anuais]

O Programa

Estão mais uma vez abertas as inscrições para o Orange Tulip Scholarship, o programa tem bolsas de estudos na Holanda exclusivas para brasileiros.  O programa oferece mais de 80 bolsas em 35 universidades. Os números cresceram, pois no ano passado eram 50 bolsas e 20 instituições.
Serão oferecidas bolsas de estudos integrais e ajuda de custo em dinheiro de até 50 mil Euros. As ofertas são para cursos de graduação, pós-graduação, MBA e Short Degree (onde só o último ano do bacharelado é feito no exterior).  As inscrições acontecem todo ano, por volta de setembro e outubro!

Bolsas

Existem opções em todos os campos de estudo. A maior parte é para cursos de pós-graduação e as áreas com maior oferta de bolsas são: Administração, Artes, Comunicação Social, Finanças, Saúde, Ciências Humanas e governamentais. As bolsas de estudos são oferecidas para cursos totalmente ministrados em inglês. Existem opções que financiam100% do valor do curso ou oferecem descontos na anuidade. Muitas universidades oferecem também auxílio financeiro para cobrir todos os custos relacionados ao estudo (Tuition fee – as mensalidades ou taxas semestrais – e living costs – os custos de vida). Os valores variam de acordo com a instituição e podem chegar até 24 mil euros.

Requisitos e Documentos

O programa privilegia a excelência acadêmica, que será avaliada com base nas notas obtidas na universidade ou no ensino médio. 
É fundamental que os candidatos apresentem diploma, histórico escolar (em inglês), currículo e certificado de proficiência na língua inglesa.
Os requisitos de admissão variam de acordo com cada instituição. E você deve se candidatar tanto para a Universidade, quanto para a Bolsa. São candidaturas separadas!
Algumas podem exigir a redação de artigos, cartas de recomendação, entrevistas por Skype, provas de conhecimento específico, experiência profissional, analise de portfólio, entre outros. Os critérios de admissão específicos para cada curso podem ser vistos na relação de universidades participantes. 
O interessado deve entrar em contato diretamente com a instituição holandesa e preencher o formulário disponibilizado no site do Nuffic Neso Brazil. Não há limite de idade e é possível se candidatar para quantas universidades desejar.
Os documentos para inscrição neste programa de bolsas podem variar, e é necessário verificar na página da Orange Tulip Scholarship. Mas em geral os documentos são:
    1. Certificado de Idioma de acordo com a universidade de destino (francês, espanhol, inglês? Depende da onde você vai).
    2. Learning Agreement/Work Plan Proposal – Plano de Trabalho ou de Estudo (matérias que pretende fazer, ou pelo menos área geral que vai estudar, projeto de pesquisa que vai executar, etc)
    3. Recommendation Letter – Carta de Recomendação de empregador, professor, ou profissional relevante que fale sobre você
    4. CV/Working Experience – Currículo atualizado e relevante
    5. Motivation letter – Carta de Motivação. Leia meu texto sobre isso.
  • Inscrições até 01/04/2017.  Atenção: Diferentes universidades podem ter diferentes prazos. Fique atento ao deadline estabelecido pela universidade para a qual você está se candidatando e finalize o processo de admissão para o Orange Tulip Scholarship impreterivelmente até a data limite definida pela instituição (que pode ser antes ou depois de 01/04). 

Encontre a lista de cursos neste link.

Mais informações no site da Orange Tulip, clique no ícone desejado: 

Icone instituições             ícone cronograma

 ícones requisitos 2                 ícone processo de candidatura

ícone information in english 2          ícone perguntas frequentes 2

 

Fonte: Nuffic Neso Brasil.

Thanks for installing the Bottom of every post plugin by Corey Salzano. Contact me if you need custom WordPress plugins or website design.

Related Posts

2 comentários sobre “Bolsas de Estudo na Holanda, para Graduação e Mestrado

  1. Rosália

    Boa noite ,Juliana.
    Gostaria de saber se você conhece algumas universidades em Amsterdam que tem abertas inscrições para curso de línguas ( inglês) no verão do ano que vem?

    Obrigada

    Rosália

    1. Juliana Arthuso Autor da Postagem

      Olá Rosália,
      Na verdade para fazer um curso de inglês você deve procurar uma escola especializada em idiomas. Para estudar em Universidades lá você precisaria apresentar um certificado de inglês na maioria dos casos, para então fazer um curso de bacharelado ou licenciatura, ou pós-graduação.
      É mais difícil encontrar escolas de inglês na Holanda, pois os países mais procurados são aqueles que tem inglês como língua nativa, e a língua nativa deles é o Holandês.
      A UvA (University of amsterdam) até cita uns cursos, mas eu acho que eles são de Holandês para Inglês, recomendo você mandar um e-mail pra eles perguntando: http://www.uvatalen.nl/site/uk/Group+courses

      Abraço e Obrigada pela visita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CURTA!