Virando Gringa

Aonde beber cerveja em Budapeste: a capital cervejeira do leste europeu

Quem ama cerveja sabe da felicidade de conhecer novos pubs, bares, restaurantes e o principal CERVEJAS! E toda essa emoção é ainda maior quando você está em uma cidade maravilhosa, como Budapeste!

A Capital da Hungria, nasceu da fusão das cidades de Buda e Pest em 1873, sendo que de um lado do Rio Danúbio você está em Buda e do outro você está em Peste! FENÔMENO! É uma cidade linda que é conhecida pelos belos monumentos (como o Parlamento Húngaro, o Castelo, todas as pontes, e as águas termais!) e também por sua agitada vida noturna!

DÁ UMA OLHADA NO NOSSO POST SOBRE ONDE CURTIR AS ÁGUAS TERMAIS DE BUDAPESTE

Durante toda a semana é possível encontrar pubs a preços maravilhosamente acessíveis! Por exemplo, de quinta-feira até as 22h no Morrison’s Opera (perto da Opera House de Budapeste) você pode tomar um copo de 400ml de cerveja da casa por 100 HUF (1 euro = 300 HUF) e entre as 19h e 21h a entrada é gratuita!

Visite o Morison’s Opera, tome bastante cerveja e cante no karaokê! Uma verdadeira noite ao estilo húngaro!

Meu objetivo era nobre. Sai de casa com uma missão: Conhecer os top 10 Craft Pubs de Budapeste segundo o The Guardian! Infelizmente todo o karaokê da noite anterior me deixou um pouco doente e não consegui fazer minha peregrinação completa! Passei por “apenas” seis dos dez! Já é mais que a metade, então CHEGA DE CONVERSA! VAMOS PARA O QUE INTERESSA: CERVEJA!

Onde Beber em Budapeste

Jónás Craft Beer HouseFővám tér II – Bálna Building (Szabadság híd – Ponte da Liberdade)

Localizado as margens do Rio Danúbio, do lado de Peste com vista para Buda. Foi um pouco difícil de chegar mas agora vai ficar fácil para vocês: Fica na parte de trás de um enorme prédio de vidro no final da Fővám tér (Bálna Building) passando a ponte verde (Szabadság híd – Ponte da Liberdade)!

Bálna Building e fachada no Jónás Craft Beer House! Não se esqueça: Dentro da baleia mora o Mestre Jonas! E dentro do Jónás mora um cervejeiro feliz!

A cerveja mais conhecida do Jónás é a Shifty Beaver, uma American Brown Ale muito cremosa com notas de cappuccino e caramelo no aroma e sabor e um teor alcoólico de 6,5%. Um copo de 323ml foi 410 HUF (1.30 EUR ou R$ 5.40) um precinho que deixa qualquer amante de cervejas artesanais feliz da vida!

Shifty Beaver

Além de cervejas maravilhosas e rótulos diversos o pub tem uma grande variedade de lanches, um verdadeiro convite para uma deliciosa tarde no Rio Danúbio. Antes de ir para o próximo pub cedi ao meu amor pelas India Pale Ale e experimentei a Prof. Von Mannhein, uma American IPA com notas de frutas cítricas, alto amargor e teor alcoólico de 6,5%! Tenho certeza que ficaria ótima acompanhando um hambúrguer!

– Csak a jó sör Kertész utca 42

Todo esse nome difícil significa “Apenas boas Cervejas” em húngaro! E realmente! Adentrar neste recinto é como entrar em um paraíso! Todas as paredes estão repletas de prateleiras ostentando cervejas do mundo todo além de alguns chopps, apesar de este não ser o ponto forte deles! Nesse templo cervejerístico é possível encontrar mais de 300 rótulos diferentes de cervejas engarrafadas, incluindo alguns exemplares raros!

Lá eu experimentei o chopp CCCP Soviet Anti-Imperial Triple Red Ale da Csupor Sör. O nome gigante é fácil de entender: CCCP é devido aos lúpulos utilizados: Chinook, Centennial, Cascade e Polaris. A apresentação da cerveja é genial, a frase que a cervejaria usa para descreve-la é: “Vesszenek az imperialista árulók!”. Eu nem ia traduzir porque sei como todo mundo sabe húngaro, mas como sou boazinha lá vai: Perderam Traidores Imperialistas! Isso faz parte da cultura de que vale a pena provar cervejas artesanais e fugir das típicas (no caso do Brasil por exemplo uma Skol, ou Brahma, que são produzidas em massa e não tem a mesma magia de uma artesanal).

CUIDADO: Trata-se de uma maravilhosa Triple Red Ale com notas caramelizadas do malte e forte presença dos lúpulos…mas ela não é para brincadeiras…afinal tem um teor alcoólico de 12%!

A Csak a jó sör é um lugar imperdível para quem ama cerveja e esta passando por Budapeste!

– Hopfanatic Brew Pub Hunyadi tér 11

Localizada em uma portinha bem modesta em um porão a Hopfanatic ganhou em 2014 o prêmio de melhor cervejaria da Hungria pelo RateBeer. E não é por menos! Escolhi o Tasting Tray para poder experimentar os cinco estilos que eles estavam servindo naquele dia. É uma ótima opção para quem quer tomar cerveja mas não consegue escolher qual deixar para trás, além de ter sido a um preço bem modesto, 1000 HUF (3 euros = 10 reais)! O lugar é bem aconchegante e bonitinho! Vale a pena passar por lá!

O Tasting Tray é uma ótima opção para experimentar vários estilo diferentes!

Kandalló Artisanal Pub –  Kertész utca 33

O Kandalló é um ótimo lugar para tomar uma cerveja com os amigos no final da tarde. As opções de cervejas engarrafadas são bem limitadas, porém o pub oferece mais de 16 tipos de chopps artesanais, alguns lanchinhos e linguiças húngaras. Experimentei a K.a.f.é. IPA da Brew Your Mind, uma India Pale Ale com grãos de café gourmet e aveia. O aroma de café é bem pronunciado e no sabor é possível reconhecer um sabor de laranja e o dulçor do malte.

Apesar do espaço ser bem bacana para um pub crawl por exemplo, achei ele um pouco impessoal de forma geral. Mas vale a pena passar por lá pela variedade de cervejas! Aproveite que fica do outro lado da rua do Csak a jó sör e tem uma pegada bem diferente!

O Kandalló Artisanal Pub é um bom lugar para experimentar chopps diferentes em um final de tarde com os amigos!

  • Csupor Pub Dessewffy utca 5

O Csupor é uma estrela em ascensão na cena das craft beers da Hungria. Em 2015 a Bunny Hop Pale Ale ganhou a medalha de ouro da categoria Pale Ale no Alltech beer festival em Dublin.  A Bunny Hop é uma American Pale Ale com Maple Syrup e Açúcar Mascavo muito boa! O lugar é bem aconchegante e as cervejas são muito boas.

O Csupor Pub é um lugar bem simples e aconchegante que tem uma American Pale Ale magnífica!

– Léhűtő Holló utca 12-14

O Léhűtő fica no cerne da vida noturna de Budapeste e oferece mais de 60 cervejas diferentes sendo que 50 são de microcervejarias húngaras, fazendo com que sua escolha seja bem difícil amiguinhos! O lugar é bem aconchegante e bonito!

O Léhűtő fica bem no coração da vida noturna de Budapeste e oferece uma grande variedades de cervejas maravilhosas!

Como sou um bichinho de hábitos eu escolhi uma Porter! E da Hopfanatic! Pois é! Experimentei a Fekete Erdő (Black Forest) no Brew Pub da Hopfanatic algumas horas antes, e adorei! Ai tomei outra vez! Essa Porter que leva frutas silvestres e quatro tipos de malte é maravilhosa mesmo!

Outra que experimentei foi a Vörösbegy (Red Robin) da Bäder Sörfőzde és Söröző. Esta última é uma Altbier com notas caramelizadas e de frutas cítricas!

Quando uma coisa é muito boa você quer repetir! Essa foi minha relação com a Fekete Erdő (Black Forest) da Hopfanatic! A Altbier Vörösbegy (Red Robin) também foi um ótimo pedido!

Faltaram quatro pubs para eu completar minha lista:

Élesztő Craftbeer GardenTűzoltó utca 22

Legenda SörfőzdeSzlovák út 116

Rizmajer BeerhouseTancsics Mihály utca 110

Neked csak Dezső!Dohány utca 7

E no final de toda essa peregrinação é obvio que você precisa comer um pedaço de pizza em Budapeste! Cada pedação deste é vendido em todos os lugares por onde você passar e custa 200 HUF (já passamos a taxa de conversão, faça seus cálculos!).

Pra rebater o álcool: PIZZA!

Brincadeirinha, a pizza custa menos de um Euro (0.70 cents).

Boa Viagem!

Carol Jandoso é leonina com ascendente em escorpião, tem 23 anos e é de Piracicaba (A Terra da Pamonha e da garapa) lá no interior de São Paulo. Apesar de estar habituada ao calor Piracicabano decidiu também virar gringa, atravessando o oceano, vencendo o vento e o frio para se aventurar pela terra dos Leprechauns e da Guinness (vulgo Irlanda) graças ao Ciências sem Fronteiras! Neste pouco tempo que está no mundo teve a oportunidade de conhecer 11 países, contando com o Brasil, of course. É estudante de biologia e aspirante a Beer Sommelier. Enquanto não está estudando árvores filogenéticas ou degustando cervejas (o melhor trabalho do mundo) gosta de ler e de investir seu tempo assistindo vídeos no YouTube, especialmente sobre gatos, comidas, cervejas ou viagens.

Depois de perceber o tanto de tempo que perde assistindo vídeos decidiu fazer alguns, fato que também serviria para dar vasão a sua veia artística que estava sendo suprimida pelos ATPs, estômatos, RNA, etc. Para quem quiser saber um pouco sobre cerveja o Canal Don’t Worry be Hoppy pode ser de grande valia. Para essa BEERologa (Bióloga de Cerveja) as fonte de inspiração vem do seu gatinho preto, o Pepe (homenagem ao Pepe Mujica); família; amigos e boas experiências da vida como: viajar; fotografar; comer bem; beber uma boa cerveja; conversar e o melhor de tudo: Dividir esses momentos com quem ama…inclusive, às vezes, apenas com você!

Precisa de hospedagem barata em qualquer lugar do mundo?
Reserve por Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!
E que tal visitar museus pela Europa sem fila?
Reserve com o TicketBar Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Quer saber tudo e mais um pouco sobre veneza?
Compre o e-book! Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Related Posts

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *