Virando Gringa

Aonde beber cerveja em Budapeste: a capital cervejeira do leste europeu

Quem ama cerveja sabe da felicidade de conhecer novos pubs, bares, restaurantes e o principal CERVEJAS! E toda essa emoção é ainda maior quando você está em uma cidade maravilhosa, como Budapeste!

A Capital da Hungria, nasceu da fusão das cidades de Buda e Pest em 1873, sendo que de um lado do Rio Danúbio você está em Buda e do outro você está em Peste! FENÔMENO! É uma cidade linda que é conhecida pelos belos monumentos (como o Parlamento Húngaro, o Castelo, todas as pontes, e as águas termais!) e também por sua agitada vida noturna!

DÁ UMA OLHADA NO NOSSO POST SOBRE ONDE CURTIR AS ÁGUAS TERMAIS DE BUDAPESTE

Durante toda a semana é possível encontrar pubs a preços maravilhosamente acessíveis! Por exemplo, de quinta-feira até as 22h no Morrison’s Opera (perto da Opera House de Budapeste) você pode tomar um copo de 400ml de cerveja da casa por 100 HUF (1 euro = 300 HUF) e entre as 19h e 21h a entrada é gratuita!

Visite o Morison’s Opera, tome bastante cerveja e cante no karaokê! Uma verdadeira noite ao estilo húngaro!

Meu objetivo era nobre. Sai de casa com uma missão: Conhecer os top 10 Craft Pubs de Budapeste segundo o The Guardian! Infelizmente todo o karaokê da noite anterior me deixou um pouco doente e não consegui fazer minha peregrinação completa! Passei por “apenas” seis dos dez! Já é mais que a metade, então CHEGA DE CONVERSA! VAMOS PARA O QUE INTERESSA: CERVEJA!

Onde Beber em Budapeste

Jónás Craft Beer HouseFővám tér II – Bálna Building (Szabadság híd – Ponte da Liberdade)

Localizado as margens do Rio Danúbio, do lado de Peste com vista para Buda. Foi um pouco difícil de chegar mas agora vai ficar fácil para vocês: Fica na parte de trás de um enorme prédio de vidro no final da Fővám tér (Bálna Building) passando a ponte verde (Szabadság híd – Ponte da Liberdade)!

Bálna Building e fachada no Jónás Craft Beer House! Não se esqueça: Dentro da baleia mora o Mestre Jonas! E dentro do Jónás mora um cervejeiro feliz!

A cerveja mais conhecida do Jónás é a Shifty Beaver, uma American Brown Ale muito cremosa com notas de cappuccino e caramelo no aroma e sabor e um teor alcoólico de 6,5%. Um copo de 323ml foi 410 HUF (1.30 EUR ou R$ 5.40) um precinho que deixa qualquer amante de cervejas artesanais feliz da vida!

Shifty Beaver

Além de cervejas maravilhosas e rótulos diversos o pub tem uma grande variedade de lanches, um verdadeiro convite para uma deliciosa tarde no Rio Danúbio. Antes de ir para o próximo pub cedi ao meu amor pelas India Pale Ale e experimentei a Prof. Von Mannhein, uma American IPA com notas de frutas cítricas, alto amargor e teor alcoólico de 6,5%! Tenho certeza que ficaria ótima acompanhando um hambúrguer!

– Csak a jó sör Kertész utca 42

Todo esse nome difícil significa “Apenas boas Cervejas” em húngaro! E realmente! Adentrar neste recinto é como entrar em um paraíso! Todas as paredes estão repletas de prateleiras ostentando cervejas do mundo todo além de alguns chopps, apesar de este não ser o ponto forte deles! Nesse templo cervejerístico é possível encontrar mais de 300 rótulos diferentes de cervejas engarrafadas, incluindo alguns exemplares raros!

Lá eu experimentei o chopp CCCP Soviet Anti-Imperial Triple Red Ale da Csupor Sör. O nome gigante é fácil de entender: CCCP é devido aos lúpulos utilizados: Chinook, Centennial, Cascade e Polaris. A apresentação da cerveja é genial, a frase que a cervejaria usa para descreve-la é: “Vesszenek az imperialista árulók!”. Eu nem ia traduzir porque sei como todo mundo sabe húngaro, mas como sou boazinha lá vai: Perderam Traidores Imperialistas! Isso faz parte da cultura de que vale a pena provar cervejas artesanais e fugir das típicas (no caso do Brasil por exemplo uma Skol, ou Brahma, que são produzidas em massa e não tem a mesma magia de uma artesanal).

CUIDADO: Trata-se de uma maravilhosa Triple Red Ale com notas caramelizadas do malte e forte presença dos lúpulos…mas ela não é para brincadeiras…afinal tem um teor alcoólico de 12%!

A Csak a jó sör é um lugar imperdível para quem ama cerveja e esta passando por Budapeste!

– Hopfanatic Brew Pub Hunyadi tér 11

Localizada em uma portinha bem modesta em um porão a Hopfanatic ganhou em 2014 o prêmio de melhor cervejaria da Hungria pelo RateBeer. E não é por menos! Escolhi o Tasting Tray para poder experimentar os cinco estilos que eles estavam servindo naquele dia. É uma ótima opção para quem quer tomar cerveja mas não consegue escolher qual deixar para trás, além de ter sido a um preço bem modesto, 1000 HUF (3 euros = 10 reais)! O lugar é bem aconchegante e bonitinho! Vale a pena passar por lá!

O Tasting Tray é uma ótima opção para experimentar vários estilo diferentes!

Kandalló Artisanal Pub –  Kertész utca 33

O Kandalló é um ótimo lugar para tomar uma cerveja com os amigos no final da tarde. As opções de cervejas engarrafadas são bem limitadas, porém o pub oferece mais de 16 tipos de chopps artesanais, alguns lanchinhos e linguiças húngaras. Experimentei a K.a.f.é. IPA da Brew Your Mind, uma India Pale Ale com grãos de café gourmet e aveia. O aroma de café é bem pronunciado e no sabor é possível reconhecer um sabor de laranja e o dulçor do malte.

Apesar do espaço ser bem bacana para um pub crawl por exemplo, achei ele um pouco impessoal de forma geral. Mas vale a pena passar por lá pela variedade de cervejas! Aproveite que fica do outro lado da rua do Csak a jó sör e tem uma pegada bem diferente!

O Kandalló Artisanal Pub é um bom lugar para experimentar chopps diferentes em um final de tarde com os amigos!

  • Csupor Pub Dessewffy utca 5

O Csupor é uma estrela em ascensão na cena das craft beers da Hungria. Em 2015 a Bunny Hop Pale Ale ganhou a medalha de ouro da categoria Pale Ale no Alltech beer festival em Dublin.  A Bunny Hop é uma American Pale Ale com Maple Syrup e Açúcar Mascavo muito boa! O lugar é bem aconchegante e as cervejas são muito boas.

O Csupor Pub é um lugar bem simples e aconchegante que tem uma American Pale Ale magnífica!

– Léhűtő Holló utca 12-14

O Léhűtő fica no cerne da vida noturna de Budapeste e oferece mais de 60 cervejas diferentes sendo que 50 são de microcervejarias húngaras, fazendo com que sua escolha seja bem difícil amiguinhos! O lugar é bem aconchegante e bonito!

O Léhűtő fica bem no coração da vida noturna de Budapeste e oferece uma grande variedades de cervejas maravilhosas!

Como sou um bichinho de hábitos eu escolhi uma Porter! E da Hopfanatic! Pois é! Experimentei a Fekete Erdő (Black Forest) no Brew Pub da Hopfanatic algumas horas antes, e adorei! Ai tomei outra vez! Essa Porter que leva frutas silvestres e quatro tipos de malte é maravilhosa mesmo!

Outra que experimentei foi a Vörösbegy (Red Robin) da Bäder Sörfőzde és Söröző. Esta última é uma Altbier com notas caramelizadas e de frutas cítricas!

Quando uma coisa é muito boa você quer repetir! Essa foi minha relação com a Fekete Erdő (Black Forest) da Hopfanatic! A Altbier Vörösbegy (Red Robin) também foi um ótimo pedido!

Faltaram quatro pubs para eu completar minha lista:

Élesztő Craftbeer GardenTűzoltó utca 22

Legenda SörfőzdeSzlovák út 116

Rizmajer BeerhouseTancsics Mihály utca 110

Neked csak Dezső!Dohány utca 7

E no final de toda essa peregrinação é obvio que você precisa comer um pedaço de pizza em Budapeste! Cada pedação deste é vendido em todos os lugares por onde você passar e custa 200 HUF (já passamos a taxa de conversão, faça seus cálculos!).

Pra rebater o álcool: PIZZA!

Brincadeirinha, a pizza custa menos de um Euro (0.70 cents).

Boa Viagem!

Carol Jandoso é leonina com ascendente em escorpião, tem 23 anos e é de Piracicaba (A Terra da Pamonha e da garapa) lá no interior de São Paulo. Apesar de estar habituada ao calor Piracicabano decidiu também virar gringa, atravessando o oceano, vencendo o vento e o frio para se aventurar pela terra dos Leprechauns e da Guinness (vulgo Irlanda) graças ao Ciências sem Fronteiras! Neste pouco tempo que está no mundo teve a oportunidade de conhecer 11 países, contando com o Brasil, of course. É estudante de biologia e aspirante a Beer Sommelier. Enquanto não está estudando árvores filogenéticas ou degustando cervejas (o melhor trabalho do mundo) gosta de ler e de investir seu tempo assistindo vídeos no YouTube, especialmente sobre gatos, comidas, cervejas ou viagens.

Depois de perceber o tanto de tempo que perde assistindo vídeos decidiu fazer alguns, fato que também serviria para dar vasão a sua veia artística que estava sendo suprimida pelos ATPs, estômatos, RNA, etc. Para quem quiser saber um pouco sobre cerveja o Canal Don’t Worry be Hoppy pode ser de grande valia. Para essa BEERologa (Bióloga de Cerveja) as fonte de inspiração vem do seu gatinho preto, o Pepe (homenagem ao Pepe Mujica); família; amigos e boas experiências da vida como: viajar; fotografar; comer bem; beber uma boa cerveja; conversar e o melhor de tudo: Dividir esses momentos com quem ama…inclusive, às vezes, apenas com você!

Thanks for installing the Bottom of every post plugin by Corey Salzano. Contact me if you need custom WordPress plugins or website design.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CURTA!