Virando Gringa

Como escolher a mochila perfeita para seu mochilão

Porque Mochilão?

Vamos deixar claro uma coisa: mochilão não faz o mochileiro. Não é porque você viaja de mala que é menos “true“. Vamos parar com essa patifaria de dizer que as pessoas são “isso” ou “aquilo” dependendo do jeito que viajam. Cada um viaja do jeito que quiser, e ninguém tá aqui pra decidir pela vida dos outros.

Dito isso, se você quer viajar com facilidade, carregando tudo que é seu nas costas, sem se preocupar com calçadas ruins, estradas de terra, correria pra pegar trem, rodinha de mala quebrada, e se você quer ter um travesseiro pronto para dormir em cima na estação de trem no meio do nada, VOCÊ PRECISA DE UM MOCHILÃO!

O que mais ‘pesa’ na hora da escolha é seu conforto (pun intended). Nunca arrisque machucar suas costas!

Aquelas mochilas que parecem super ofertas, muito baratas, compradas pela internet….pode dar problema. Não estou dizendo que sempre dá problema, mas se achar que está suspeito, não compre.

Um mochilão é um investimento de LONGO PRAZO! Comprar um produto de qualidade pode garantir sucesso em suas viagens, e manter suas costas intactas para as próximas aventuras.

Como escolher sua tão amada companheira de viagem?

Fonte: Blog de Escalada

Tipos de Mochilas

Ignorem os preços nessa foto, mas olha só os tamanhos:

Fonte: terminaldeembarque.com

Mochila de ataque: é aquela menorzinha que pode ir na frente do corpo. Até 35 litros. (São as primeiras duas da foto acima)

São ideais para carregar coisas que você precisa pegar toda hora, documento, máquina fotográfica, água, mapa, etc. Mais usada nos passeios curtos, quando você não quer carregar todo o mochilão com você.

Mochila cargueira pequena: 35 a 60 litros. (A terceira da foto acima)

É um mochilão, mas não aquele gigantesco que cabe a mãe dentro. Eu já tive um de 50 litros que me serviu muito bem para viagem de 15 pelo Brasil (praia). É bom para viagens que não precisam de muita coisa. É para as pessoas econômicas que conseguem levar pouca roupa e apenas um par de sapatos, coisa do tipo. Se você for bom em arrumação cabe computador e máquina fotográfica daquelas semi-profissionais, que são grandes. Mas não é um super espaço como uma…

Mochila cargueira grande: acima de 60 litros. (a última da foto acima)

Aí você virou profissional. Sabe aquelas mochilas que tem uma parte central e outra embaixo, e outra em cima, e mais uma penduradinha do lado…e por aí vai?

Acessórios e Ajustes

Invista numa mochila com muitos compartimentos. Quanto mais melhor.

Um mochilão que é apenas um grande saco onde você enfia as roupas não vai te ajudar na hora do sufoco. Imagina você viajando, correndo pra pegar trem, e precisando de um item que está lá no fundo? Como faz? Você vai confiar apenas no seu incrível dom de organização para colocar os itens exatamente em sua ordem de uso? Conta outra…

Um mochilão com compartimentos permite flexibilidade, você pode encontrar o que quiser sem bagunçar o que não quer.

Capa de chuva

Para quem gosta de explorar lugares diferentes, é fundamental. Se for pra Holanda então…é praticamente um acessório de vida ou morte (chove todo dia). Em lugares com muita neve, a mesma coisa, sua mochila vai se molhar mesmo sem que você perceba.

Também protege a mochila dos acidentes de aeroporto quando é despachada! Uma tristeza perder um mochilão novinho porque foi melecado de graxa!

Barrigueira

É aquela alça que prende o mochilão na barriga. Ajuda MUITO na sustentação e evita danos à sua lombar. Recomendo.

Saco à vácuo

Não é uma coisa que vem no mochilão, mas é fundamental para quem vai para invernos rigorosos, afinal aqueles casacões ocupam um volume da p*rra, e podem virar uma “brusinha” quando colocados no vácuo.

Cordinhas, alças e espaços para saco de dormir e acessórios

Se você for do tipo que dorme em qualquer lugar, gosta de acampar, etc, você vai precisar contar com espaços extras do lado de fora da mochila para colocar saco de dormir, sapato sujo de lama, e coisas do gênero.

Procure uma mochila que distribua bem o peso

Pode parecer fácil carregar um mochilão que se encaixa no corpo. Na hora de sair de casa você está descansado e bem nutrido. Mas pense nas grandes caminhadas que dará durante a viagem (bem provável que faça isso, já que mochilão é sempre sem dinheiro…o que significa economizar no transporte), pense nos dias que dormirá em lugares não tão confortáveis assim (pelo mesmo motivo anterior), e pense no cansaço que se acumulará, mesmo diante da felicidade imensa trazida por uma viagem assim. Preze pelo conforto e distribuição correta de peso.

Teste a Mochila na hora

Antes de comprar, meça sua coluna, da base do pescoço até o cóccix. Se seu tronco medir 38 cm ou menos, então o tamanho de sua mochila deve ser “extra pequeno”; se medir entre 38 cm e 43 cm, compre uma de tamanho “pequeno”; se medir entre 43 cm e 50 cm, um bom tamanho é o “médio”; para qualquer medida acima de 50 cm, a de tamanho “grande” será a opção mais confortável (fonte: pt.wikihow.com)

Vista a mochila e sinta se ela se encaixa do seu quadril e costas, na hora da compra.

Marcas e Lojas que recomendo

Nacional: Náutika

Bom custo-benefício, preço acessível para o brasileiro, boa durabilidade.

Um exemplo:

Nacional: Trilhas e Rumos

Presente desde 1984 no mercado, de confiança, e disponibiliza acessórios e mochilões de outras marcas em sua loja.

Marcas gringas

Deuter: Marca alemã. É cara, mas dura a vida toda. The best stuff around.

Exemplo: Deuter Quantum. Os números 70+10 significam que ela vem com uma mochila de ataque de 10 L inclusa.

Osprey: Americana. Proporcional à Deuter em qualidade, preço em dólar…

Acr’teryx: Canadense. Não fica longe das duas anteriores, e tem chance de encontrar preço menor.

QuechuaBarata e duradoura, foi minha primeira mochila deste tipo. Recomendo a marca. Tenho uma mochila de 30L da Quechua a mais de 5 anos e nunca me falhou.

North Face: Está com uns preços muito bons no Brasil, vale a pena pesquisar.

Decathlon: francesa mas facilmente encontrada no Brasil. Os preços não são tão bons. Às vezes na pressa você compra uma mochila mais ou menos na decathlon, e com 200 reais a mais você uma super mochila da Deuter. Vai do seu julgamento. Mas as marcas presentes nas lojas da Decathlon são sempre de confiança da mesma forma.

Mochilão nos vôos-low cost

Muitas companhias aéreas do tipo low-cost tem limitação de bagagem.

APROVEITE E CONHEÇA MELHOR AS LOW-COSTS NESTE POST

Geralmente as empresas como a famosa Ryanair tem limitações em relação à bagagem. Por isso muito mochileiro vai de trem ou busão ou carona, mas considerando que você vá de avião, é um risco a se correr.

Quando o vôo não está muito lotado, geralmente eles deixam passar. As medidas da bagagem de mão aceitas ficam próximas destas: Altura 55 cm, Largura 45 cm e Profundidade 25 cm, em algumas é uns 5 cm menor, seria bom conferir o tamanho exato nas companhias que for voar, no site específico da companhia.

Uma mochila de 70 Litros bem cheia geralmente passa um pouco deste tamanho, a minha de 70 Litros tem: Altura 65, Largura 45 e Profundidade 30. Uma alternativa é não encher ela muito, de modo que você consiga comprimir ela caso seja necessário.

Ou vestir tudo que tem, no melhor estilo Joey, do seriado Friends

Dicas para montar

Coloque menos do que você pensa que precisa.

Nunca entupa o mochilão de coisas. Você vai achar algo no meio da viagem que vai acabar comprando, ou então vai perceber que não usou todas as roupas que trouxe. Além disso muitos hostels tem lavanderia, o que permite que você lave roupas e reutilize na viagem.

Você pode largar roupas pelo caminho. Leve roupas velhas se o local permitir (quem decide se permite ou não é você, na verdade, mas tudo bem) e vai deixando pelo caminho, para preencher o espaço com coisas novas e lembranças de suas viagens. Quer desapego melhor que esse?

Qualquer dúvida deixem nos comentários!

Thanks for installing the Bottom of every post plugin by Corey Salzano. Contact me if you need custom WordPress plugins or website design.

Related Posts

2 comentários sobre “Como escolher a mochila perfeita para seu mochilão

  1. GUSTAVO PEREZ CELERI

    Estou com uma duvida em relação ao tamanho da mochila que pretendo usar em meu mochilão. Vou pegar alguns voos pela companhia ryanair e as dimensões permitidas são (55x40x20). A mochila que estou querendo usar nessa jornada é uma deuter transit 50 (63x33x26). Quero saber se é possivel chegar nessas dimensões sem ela estar completamente cheia. Obrigado!!!

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Gustavo,

      Geralmente no portão de embarque da ryanair tem uma caixa de teste aonde você enfia a mala, e se caber ali pode entrar no vôo. Então com a mochila meio vazia você pode espremer a mochila ali, e vai passar. É uma bosta, mas isso depende muito do humor dos funcionários no dia do seu vôo.
      Então se for arriscar com a mochila, deixe ela vazia com folga, pra você poder mostrar pra eles que ela vai dobrar e caber na caixa de teste. Ryanair é cheia de querer cobrar a gente indevidamente, seja firme!
      Obrigada por visitar 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CURTA!