Virando Gringa

Como funciona o visto de 90 dias para brasileiros na Europa

Tá a fim de fazer mochilão?
A maioria dos mochilões dura um mês, mas tem gente quer quer ficar mais. Pois bem, quanto tempo nós (brasileiros) podemos ficar na Europa sem ter que pagar por um visto de residência, ou aplicar para um visto de trabalho? 
Se você estiver viajando dentro do espaço Schengen, esse limite é de 90 dias! Esse é o tempo que nós podemos ficar como turistas. 
E aí você pergunta: o que diabos é acordo de Schengen ou espaço Schengen?
O Acordo de Schengen é uma convenção entre alguns países europeus, que permite que as pessoas viagem de um país para outro sem precisar de visto. Um total de 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia, menos a Irlanda e Reino Unido (que a gente chama de Inglaterra…), e incluindo mais três países que não são membros da U.E., que são a Islândia, a Noruega e a Suíça.

Portanto, pra você que está planejando viagem, os países que participam plenamente no Acordo de Schengen são: Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Espanha, Suécia, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Malta, Polónia e República Checa. 

1 – EU Schengen States – países membros do acordo de schengen
2 – Non-schengen EU states – países membros da união europeia, porém não do espaço schengen (hoje em dia com o Brexit, podemos tirar a Inglaterra dali)
3 – Non-EU schengen states – países que não são da União Europeia mas são do acordo de schengen
4 – schengen candidate countries – países que querem participar do acordo de schengen, mas são apenas candidatos.
Se você for visitar Londres no seu mochilão, vai preencher um papel explicando porque você está indo pra lá, onde vai dormir, e como vai pagar suas despesas. Isso é coisa de 5 minutos, não mata ninguém, e é feito só pra garantir que você não está tentando trabalhar ilegalmente na terra da tia Lizzy. 
Então pode visitar Londres sossegado! E o resto da Grã-Bretanha também, porque nem só de capitais vive o mochileiro! (E passe no Stonehenge, sério, é demais).
 Bom, voltando à nós, brasileiros. Vamos deixar bem claras as condições: De acordo com a lei de reciprocidade, nenhum brasileiro necessita de visto pago para vir a passeio para a Europa, assim como Europeus não precisam de visto para passear no Brasil.
É bom esclarecer que, na verdade nem é um visto, é só um carimbo! Quando você chega na imigração, o carimbo que você recebe no passaporte é só um comprovante de entrada em território Europeu. Seu passaporte é marcado na entrada, e na saída. Logicamente, entre um carimbo e outro podem ter exatos 90 dias. 
Mas não seja distraído: 90 dias não são 3 meses! Afinal, alguns meses tem 31 dias. E, sim, você pode se fuder ter problemas por causa de dois dias! Então, fiquem ligados, e calculem bem as viagens.
 
Uma pergunta muito comum, porque a gente adora uma gambiarra, é:  
“Ju, posso ficar 90 dias, sair do Espaço Schengen por 2 dias, e voltar por mais 90 dias?”
Nãaãão! Não pode.
Só se pode passar 3 meses na Europa a cada 180 dias, intercalados ou não. Traduzindo, você fica 90 e tem que esperar outros 90 pra poder ir de novo.
Conheço gente que deu sorte, e pôde voltar antes desse tempo. São meninos com cara de mochileiros mesmo, e que acharam um guardinha da imigração gente fina.
Confia na sua sorte? Pode ser que eles carimbem mesmo assim, se perceberem que você só está viajando mesmo. Por isso, é legal poder provar sua renda, provar que você não está tentando trabalhar ilegal na Europa. Tendo seus documentos, sua prova de renda, alguns cartões de embarque, comprovante de hostel, e coisas assim, eu acredito que você possa tentar!! Mas não garanto nada.
Caso você esteja voltando da Ásia pra Europa só pra voar de volta pro Brasil não tem problema. É só explicar, porque daí nem é o mesmo carimbo de 3 meses, e sim um carimbo dizendo que você está de passagem pra ir embora.
O importante é sempre sorrir, explicar tudo com calma, com um bom inglês e boas provas. Se ficar nervoso implica que está fazendo algo errado, quando não está (espero!).

Atualização depois do Brexit

O Brexit é um movimento que aconteceu na Inglaterra, onde parte da população decidiu que a Inglaterra não deveria mais fazer parte da União Europeia. Ou seja, a Inglaterra não faz mais parte do acordo comercial, não tem mais as vantagens de comercializar mercadorias com os outros países europeus com menos taxas ou sem taxas, porém não segue mais as regras impostas pela UE, que alguns consideravam rigorosas demais.

Opinião pessoal? Fizeram mal em sair. Mas eu não governo país, não é mesmo? hahaha

Se quiser saber o que é Brexit com mais profundidade, veja este vídeo.

Quanto ao visto: Como nunca foi parte do acordo de schengen, não muda nada depois do Brexit. Para entrar na Inglaterra você ainda precisa preencher um papel, e provar que tem hospedagem e que pretende sair, e quando, etc, como explicado acima.

Boa Viagem! 


Fontes:
Fonte 1, Fonte 2, Fonte 3, Fonte 4.

Precisa de hospedagem barata em qualquer lugar do mundo?
Reserve por Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!
E que tal visitar museus pela Europa sem fila?
Reserve com o TicketBar Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Quer saber tudo e mais um pouco sobre veneza?
Compre o e-book! Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Related Posts

Leave a Reply

133 comentários sobre “Como funciona o visto de 90 dias para brasileiros na Europa

  1. Neide Rodriguez

    Legal o post! Parabéns! Queria tirar uma dúvida com você. Estou na Irlanda com visto de estudante de um ano, que vai vencer na próxima semana. Se eu conseguir um visto de turista agora que me proporcione mais 3 meses legais, eu pretendo ficar em Amsterdam 3 meses fazendo uns cursos. Acabando os 3 meses, se eu for de trem para um dos países que não fazem parte do tratado de Schengen meu passaporte é carimbado? Eu digo, eles tem controle de que ficarei os 90 dias fora dos países do tratado antes de eu voltar pra dentro deles, se eu fazer as viagens de trem? Obrigada !

  2. Juliana Arthuso

    Oi Neide!
    Obrigada!

    então, pelo que eu sei a parte dos 3 meses vai funcionar, pois a Irlanda não faz parte, mas isso você já sabe.
    Sobre a parte do trem eu não posso garantir. A checagem do passaporte ocorre nos trens sim, só se você for bem sortuda que não vai acontecer.
    Quando eu fiz interrail (aquele ticket que vale para a europa toda), eles verificavam meu passaporte sempre quando passava pela Alemanha. Então na entrada e saída da Alemanha, e também da Suiça e na Holanda.
    Já na França não me verificaram, em Portugal e na Itália também não me verificaram.

    Então depende da sua sorte. O problema é que o carimbo de que você saiu do espaço Schengen vai ter uma data escrita nele. Se o fiscal não encanar de olhar, você pode entrar de novo, mas se ele olhar (o que é bem provável) você se ferra.
    Quando eu estava no trem, uma moça foi obrigada a sair do trem porque não tinha visto. E depois disso não sei pra onde ela foi, ou seja, foi prejuízo pra ela.

    Eu não aconselharia você a arriscar, porque é foda a gente ficar jogada no meio do caminho do trem, ainda mais com o documento errado. Eu nunca passei por isso, mas não acho que seja muito legal não.

    Porque você não pega um visto de estudante de 6 meses?
    É só pegar o comprovante que você vai fazer o curso, tendo uma carta das escolas onde você vai, você consegue.

    Espero ter ajudado!
    Abraço

  3. Renata Soares

    Ola… adorei o blog, parabénss…Bom eu fui pra Portugal no dia 29/10/2013 e fiquei la os 90 dias…e antes de completar os 90 dias fui ao sef e pedi um visto de prorrogação para ficar mais 90 dias…la eles me deram e fiquei totalmente legal (3 meses como turista 3 meses com um visto de prorrogaçao)…ou seja no total fiquei la por 6 meses…e retornei ao Brasil tem exatamente 2 meses…a minha duvida é a seguinte…proximo mes completo os 90 dias aqui e gostaria de logo em seguida voltar a Portugal… terei problemas na entrada por ter ficado todo esse periodo em Portugal?

  4. Juliana Arthuso

    Oi Renata,
    que legal que você conseguiu prorrogar! Eu achei que eles fossem bem mais rígidos.
    Talvez seja porque Portugal é muito receptiva para Brasileiros.
    Se você ficar os 90 dias no Brasil e tentar entrar em Portugal de novo, não tem problema nenhum, porque 90 dias é o tempo mesmo pra esperar. Ainda mais que você parece ser sortuda, acredito que não vai dar problema não hahahahah
    Mas confirme antes de comprar a passagem 😉
    Boa Viagem!

  5. Mateus

    Olá, o post foi muito útil pra mim. Mas eu ainda tenho uma dúvida. Se eu for pra europa e passar uns 70 dias na Alemanha como turista e depois for para o Reino Unido passar um mês, posso voltar a Alemanha e utilizar esses 20 dias que 'sobraram' no espaço Schengen?
    Obrigado!

  6. Juliana Arthuso

    Oi Mateus,
    Se você for ficar na Alemanha por menos de 90 dias, você não precisa pedir visto, né?
    Então você entra normalmente, só carimba o passaporte.
    Quando você for pra Inglaterra, daí você precisa verificar se brasileiros precisam de visto lá (http://www.brasileirosemlondres.co.uk/saiba-se-voce-precisa-de-visto-para-o-reino-unido/)

    Saindo da Inglaterra, você entra de novo no Espaço Schengen, e sendo brasileiro não precisa de visto, de novo!
    Então creio eu que não tem problema, e a resposta da sua pergunta é: sim, pode.

    Só preciso te lembrar que: Só porque não precisamos pedir visto previamente… não implica que a entrada no espaço Schengen será automaticamente aceita; mesmo cidadãos estrangeiros de posse de um visto não têm automaticamente o direito à entrada. Em caso de controle na fronteira, podem-lhe ser pedidos informações e/ou documentos que comprovam sua situação financeira, comprovante de um seguro de viagem, o período de estadia e o motivo da viagem. Fica ligado nisso!

    Obrigado pelo comentário,
    Boa Viagem

  7. ruliana

    Olá Juliana, primeiramente parabéns pelo blog, adorei. Eu estou precisando de uma informação, eu morei na Itália por 1 ano com visto de estudante e gostaria de voltar como turista agora em janeiro, terei problemas pra entrar na UE?

  8. Juliana Arthuso

    Quando você chegou ao Brasil?
    Eu ACREDITO que não.
    Eu fiz a mesma coisa, morei um ano na Europa, depois 2 meses no Brasil e voltei normalmente lá para mais um ano. Ninguém me parou. Mas eu tinha certificado de tudo, e nas duas vezes fui pra estudar.

    Justificando a sua ida, e tendo dinheiro pra gastar lá dentro, raramente dá problema.
    Obrigada pelo comentário!

  9. Ruliana

    Eu voltei para o Brasil em agosto desse ano, e gostaria de voltar para a Itália em janeiro/2015 a minha dúvida é porque como são vistos diferentes, o primeiro era para estudo o segundo será o de turista e não terei completado os 6 meses no Brasil.
    Mas obrigada pela atenção!
    Parabéns pelo blog.

  10. Juliana Arthuso

    Acho que é possível sim, viu?
    Ainda mais se os vistos são de tipos diferentes. Dificilmente eles vão negar um visto de turista se vc já tiver estudado lá, e se tiver dinheir pra ir.
    O medo deles é você tentar ir trabalhar ilegalmente, isso é a razão pela qual eles fazem tantas perguntas. Não sendo esse o caso, vai tranquila

  11. Ana Patrícia

    Oi Juliana 🙂
    Na minha busca por respostas encontrei teu blog e tem me ajudado muito.
    Eu vou fazer mestrado na italia em janeiro de 2016, mas tinha pensado em ir agora em 2015 fazer um curso de italiano de 6 meses para aperfeiçoar o pouco que sei. É possivel trabalhar com esse visto?
    Se não, caso eu aumente o período de estudos, se torna possível? tu sabes dizer?
    Obrigada 🙂

  12. Natan Oliveiraa

    Oie cheguei da italia dia 16 de outubro de 2014 passei la 2 meses e 20 dias no caso para poder voltar a Itália tenho que esperar 90 dias certo? Pretendo voltar em 20 de janeiro de 2015 no casi não haverá problema em relação a isso?

  13. Juliana Arthuso

    Oi Ana,
    Com visto da Itália eu não tenho experiência, infelizmente.
    Como as regras da Holanda mudaram recentemente, eu percebi que alguns países podem ter regras específicas, que são mais restritivas que as regras da própria União Européia.
    Mas com certeza a Itália tem um visto para quem quer estudar italiano. O visto de estudante geralmente permite 10 horas de trabalho semanal (isso eu sei pelo visto da Holanda e França, mas nunca morei na Itália).
    Aconselho você a ir no consulado italiano mais próximo, ou ver pelo site: http://www.esteri.it/mae/en/ (eles tem em inglês e em italiano).

    Boa Sorte

  14. Juliana Arthuso

    Olha, você teria que ficar 90 dias fora, pra entrar de novo. Mas depende do motivo. Se forem vistos diferentes dá. Por exemplo você entra com visto de 90 dias de turista, depois entra de novo com visto de trabalho ou de estudo, daí pode.
    Dá uma olhada no site no Itamarati: http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes-de-viajar-1/alerta-aos-viajantes-1/italia

    Aconselho você ver o Consulado Italiano mais próximo de você e averiguar com eles, pois nunca fiquei mais de um mês na Itália!
    Boa Sorte!

  15. Manoel Jr

    Olá Juliana, estava em busca de uma resposta quando encontrei seu site. Vou a Portugal dia 18 de março e retorno ao Brasil dia 29 do mesmo mês. Volto a Europa dia 01 de junho, entro pela Holanda onde pego um voo para Istambul. Mesmo passando só 10 dias em Portugal, terei que dar um intervalo de 90 dias para retorno? Só fui me ligar nisso após passagens compradas. Vi que Istambul não faz parte do Schengen ,mas entro por Amsterdam e pretendo ir a Grécia a partir de Istambul.

  16. Nanni Almeida

    Ju, antes de tudo parabéns pela escrita, preciso de um esclarecimento, acredito que básico, mas que não encontro em lugar nenhum.

    “Só se pode passar 3 meses na Europa a cada 180 dias, intercalados ou não”.

    Embarco para Dublin em agosto e ficarei por lá por um ano, sou estudante de letras, escritor e, desde sempre, apaixonado pela língua espanhola, por isso gostaria de fazer algumas visitas à Espanha sempre que possível, fuçar livrarias em busca de títulos em espanhol, visitar amigos, etc… Se eu for à Espanha por 3 dias, preciso esperar 90 para retornar ou não, posso intercalar esse 90 dias de turista no espaço Schengen durante 180 dias? (exemplo: uma vez por mês). Grato. Beijo.

  17. Alexsandro Augusto

    Bom dia Juliana, adorei seu blog consegui esclarecer varias duvidas.Mas ainda restou uma,entrei no espaço Schengen dia 5 de dezembro e irei permanecer os 90 dias corridos!Gostaria de saber se esses 180 dias permitidos por ano começaram a ser contados quando entrei ou só a partir do dia 1 de Janeiro Grato

  18. Juliana Arthuso

    Olá Manoel,
    Acredito que não tenha problema, porque você vai por um curto período. Geralmente eles param as pessoas quando pensam que elas querem ficar trabalhando ilegalmente em certo país.
    Não sendo seu caso, acredito que não tenha problema. Mas ligue no consulado mais perto de você e confirme isso!
    Boa Viagem!

  19. Juliana Arthuso

    Se eu entendi direito, Você vai ficar em Dublin por um ano, com visto de estudante? ou de trabalho? É isso?

    Se o seu visto for de um ano, você pode sim viajar para a Espanha e voltar sem problemas para a Irlanda depois.
    Você pode sim viajar para onde quiser, desde que esteja legalizado onde você mora (a Irlanda).

    Esse história de 90 dias só é válida quando vocÊ sai do Brasil e vai pra Europa. Se você sai da Irlanda pra Espanha não tem problema nenhum. É assim que fiz mochilão, ficava indo e voltando da Holanda, nunca tive problema (morei 1 ano também).
    Boa Sorte!

  20. João

    Bom dia. Primeiramente, parabéns pelo blog.
    Tenho uma dúvida. Realizei uma viagem a países do espaço schengen em outubro de 2014 (por 20 dias). Pretendo fazer nova viagem agora em março/2015 (por mais 20 dias). É possível fazer isso?
    Pelo que entendi, dentro do período de 180 dias, há um saldo de 90 dias que podem ser “utilizados” quando quiser, sendo possível se intercalar entradas e saídas ao Espaço Schengen. É isso?

    Muito obrigado.

  21. Juliana Arthuso

    Obrigada!
    Olha João, eu creio que como turista você pode circular pelos países dentro e fora do espaço Schengen, desde que sua primeira entrada na Europa e sua volta ao Brasil sejam dentro de um espaço de 90 dias.
    Brasileiros não podem ficar circulando por lá por mais do que esse tempo porque daí eles pensam que você está morando ilegal. Essa é a lógica.
    Pegue o primeiro país que você vai (o país pelo qual vc entra na Europa), e liga no consulado deste país, com a mesma pergunta. É melhor ter certeza para não ter surpresas.
    Se for uma viagem de trabalho, e você tiver como provar isso, dificilmente vão te parar 😉

    Boa Sorte.

  22. Bruna

    Olá Juliana adorei o seu blog e adorei mais ainda você respondendo as perguntinhas de todo mundo!

    Sem querer abusar da sua boa vontade mas já abusando quero fazer uma pergunta também!

    ví algumas perguntas parecidas com a minha aqui, mas cada caso é um caso né? veja se você pode me ajudar!

    Eu fui pra Alemanha em Outubro de 2014, voltei em Dezembro 2014 pro Brasil, fiquei lá por 63 dias! Agora estou indo para pedir o meu visto de estudante, já vi todos os papeis e documentos necessários, mas só vou dar a entrada nesse visto na Alemanha, inclusive já comprei a minha passagem para ir em Fevereiro, mas agora me bateu essa dúvida cruel! esses 27 dias que eu tenho de 'saldo' eu posso usar agora em Fevereiro ou eu tenho que esperar os 90 dias de intervalo entre uma viagem e outra? eles não guardam esse saldo?
    outra coisa é: eu tenho o carimbo no meu passaporte de entrada em Outubro, mas eu nao tenho o carimbo de saída, será que eles teem esse contrrole sem carimbo?

    Grata pela atenção 😀

    Bruna

  23. Juliana Arthuso

    Não. O que é de 2013 já zerou.

    Passou 90 dias fora da Europa (no caso de 2013 a 2015 passou 2 anos fora).
    Então já foi mais de 90 dias fora da Europa, 2015 começa a contar de novo, então você só tem 90 dias pra ficar dentro da Europa mesmo.

  24. Carol Silva Machado

    Oi Juliana. Tudo bem?

    Gostaria de tirar uma dúvida: depois que vencer o meu visto de 1 ano (trabalho/estudo) na Irlanda eu posso fazer um mochilão por diversos países da Europa? Se sim, tenho que estar com algum visto específico? Por quanto tempo posso viajar? E depois posso voltar a Irlanda para pegar o meu voo para o Brasil?

    Obrigada!

  25. Anônimo

    Olá!
    Fui para a Itália dia 24.12.2014 e retornei ao Brasil dia 10/01/2015 como turista.
    Quanto tempo tempo tenho que esperar para poder voltar a Itália novamente como turista?

  26. Juliana Arthuso

    Infelizmente não.
    O visto funciona assim: “um visto a cada 180 dias”. Então para ficar 90 dias dentro da Europa voce precisa ficar 90 dias fora da Europa logo depois disso.
    Já passou bem mais que 90 dias, passou 2 anos hahahahah Então isso já foi esquecido, recomeça o processo do seu visto do zero mesmo.

    Mas te aconselho a ligar no consulado e confirmar com quem trabalha diretamente com isso!!!!

  27. Juliana Arthuso

    Oi Carol,
    pelo que eu sei, você morando na Irlanda não é espaço Schengen, então você entra na Europa com 90 dias pra ficar lá. Depois voltar pra Irlanda pra ir embora é tranquilo sim.
    Que eu saiba, o pessoal que mora na Irlanda sempre viaja pra caramba e não visto específico não. Você entra com visto brasileiro de turista normal.

    Boa Viagem!

  28. Juliana Arthuso

    Olá!
    São 90 dias! Então seria para voltar dia 10/04, 3 meses depois.

    Mas é melhor você confirmar no consulado! Como eu não trabalho com isso não posso garantir nada, é sempre bom confirmar, ok?
    abraço

  29. vinicius

    olá
    eu sou mochileiro é a primeira vez que eu vou pra a europa.
    eu vou de Roma(ITA) a Paris(FRA) de bicicleta. Dai eu paço pela Bélgica,Holanda,Alemanha.
    Esses dias de aventura vai passar dos 90 dias.
    oque eu devo fazer???
    Da alemanha eu pretendo ir para a bielorrússia onde mora minha prima.
    Eu conversarei com quem la para eu terminar o meu percurso??

    Um grande abraço e gostei muito do seu blog min ajudou muito vlw!

  30. Giulia Santos

    Eu gostaria de saber se posso ir para a Suíça ficar 1 mês e ficar 2 meses no Brasil, para ficar 3 ou 2 meses na Suíça de novo. Porque eu ficaria menos que três meses, mas voltaria após 2 meses para ficar 2 ou 3 meses na Suíça novamente. Estou um pouco confusa. Obrigada pela atenção.

  31. Juliana Arthuso

    Oi Vinícius!
    infelizmente eu não sei como resolver o seu problema!
    eu acho que você deveria ligar no consulado holandês mais perto de você e perguntar a eles sobre vistos estendidos!
    boa sorte!

  32. Juliana Arthuso

    Oi Giulia,
    Devo te confessar que também fiquei confusa com a sua pergunta hahahahahah
    Olha, não importa quanto tempo você fique, o limite é 90 dias dentro da Europa. Então vc gasta 1 mês dentro desses 90 dias, e depois só pode retornar 90 dias depois.
    Ficando um mês na Suiça, você usa 30 dias. Depois 60 no Brasil. Depois mais 60 na Suiça. Eu acredito que não pode fazer isso com o visto DE TURISTA. Mas talvez com outro visto você pode.

    E se tiver um conhecido na Suiça é possível que consiga uma carta dele falando o que vc vai fazer por lá. Pode ser que ajude.

    Tudo que eu falo aqui são apenas chutes, você precisa ligar no consulado mais perto de você e ter CERTEZA!

    ok?

    boa viagem!

  33. Mariana

    Ola Juliana…primeiramente Obrigada pelas respostas e o esforco pra tentar ajudar…tenho uma duvida parecida com a da Bruna. Fui pra Alemanha fiquei 1 mes e 10 dias e tive que voltar ao Brasil para resolver umas coisas passou somente 1 mes que estou no Brasil e tenho que voltar a Alemanha! ate ai tudo bem entendi que deveria esperar mais 2 meses ou tentar a sorte. Porem meu passaporte ja ia vencer e tive que renova-lo..estou com o novo..branquinho e sem carimbos..sera que na estrada em qualquer país eles tem controle de quando ou onde viajei sem ter os carimbos?
    Obrigada!!!!

  34. Anônimo

    Oi Juliana! Tudo bem?
    Adorei as dicas!
    Tenho uma dúvida… será que você sabe me ajudar?
    Em maio embarco para um intercâmbio na Itália, onde ficarei por 12 semanas estudando Moda (será em torno de 80 e poucos dias na Itália). Depois desse período, pretendo fazer um mochilão pela Europa por uns 15-20 dias, visitando a França, Espanha, Suíça e Inglaterra. Isso é permitido?
    Estou em dúvida se os 90 dias são para cada país do Espaço Schengen (e aí nesse caso eu conseguiria fazer o mochilão tranquilamente) ou 90 dias é para todo o Espaço. Você sabe me ajudar?
    Beijos!

  35. Juliana Arthuso

    Olá!
    O visto de 90 dias é para todos os países, não é “um por um”.
    mas na boa, eu acho que ninguém vai te encher o saco se vc passar do prazo por uma semana ou 10 dias.
    Leve tudo comprovado, seus documentos de que fez o curso, seus documentos que provem que você tem dinheiro pra viajar, que não está tentando ficar ilegal, e mostre bem certinho onde morava, onde vai, da onde veio, etc. Acho que não tem problema não viu!

    mas é só achismo…talvez ligando no consulado vc pode confirmar melhor!
    Boa Viagem!

  36. camila lira

    Boa noite!
    Gostaria de uma informação. fiquei 1 ano e 7 meses ilegal na suiça, faz 5 meses que eu decidir voltar por livre e espontania vontade.só que sair pela alemanha eles tiraram copia do meu passapote e preenchir um formulario com meu endereço do brasil. Minha pergunta è: como não fui deportado, eu tirando um novo passaporte eu posso entra na suiça de novo? e a outra è se eu fico suja nos outros países da europa?

  37. Juliana Arthuso

    Nossa Camila…
    Eu acredito que tirar outro passaporte não adianta, porque vai ser a mesma pessoa com o mesmo nome. O seu caso é complicado, acho melhor você ir conversar no consulado mais próximo de vc!!
    boa sorte!

  38. Murilo Augusto

    Boa Noite!
    Estou pensando em ir a Portugal em junho, a pricípio para conhecer mas nunca se sabe neh..kkk. Gostaria de saber como funciona caso eu arrume um trabalho por la? quanto tempo posso fica sem ter problema?

    Aguardo

  39. Juliana Arthuso

    Oi Murilo,
    O visto de turista é de 90 dias e nada mais.
    Depois disso tem que sair ou pedir um visto de trabalho. Para pedido do visto de trabalho demora alguns meses pra sair e tem q ter carta do empregador. Ou seja, tem que ter o emprego na data de pedido do visto já garantido.
    Espero ter ajudado,
    boa sorte

  40. Anônimo

    Olá!! Juliana, esse prazo de 90 dias para retorno na Europa é somente para quem fica o prazo máximo de 3 meses?

    Pretendo ir em outubro e ficar 8 dias e depois gostaria de ir para as festas de fim de ano (1 mês entre dezembro e janeiro). Isso não é possível?

    Obrigada!

  41. Juliana Arthuso

    Olá!
    O segredo da coisa é: você só pode passar 90 dias por semestre. Então você pode sim, ir, e ficar por um tempinho curto e depois voltar.
    O que não pode é ultrapassar o limite de 90 dias.

  42. Juliana Arthuso

    Oi Mariana,
    Eu acho que NO AEROPORTO eles tem controle das suas entradas de forma digital, então mesmo mudando de passaporte, eles vão saber quem você é, rs 🙂
    Mas se você foi por um mês..e voltou ao Brasil, eu acho que não vão te barrar não…
    Ainda mais NA ESTRADA como você diz. Se um fiscal te parar num trem, ele só vai procurar seu visto de entrada e nada mais. No aeroporto a coisa muda. Mas na estrada você passa batido sim.

    um abraço

    1. Valdeniza

      Bom dia juliana queria estou com ESA dúvida adoraria que você me respondesse … eu entrei na Itália dia 30/12/2016 e meu passaporte foi carimbado sair dia 05/02/2017 pra outro país que não faz parte da Europa o Egito voltei de novo pra Itália dia 16/02 e meu passaporte foi carimbado de novo resumindo aqui podemos ficar 90 dias então a partir do dia 16/02 começa a contagem de novo dos dos 90 dias ou não ?

      1. admin Autor da Postagem

        Oi Valdeniza,
        No meu entendimento NÃO recomeça a contagem. São 90 dias a partir de 30/12/2016, ou seja seria o último dia 30/03/2017.
        A regra diz 90 dias “consecutivos ou não”.
        Obrigada pela sua visita 🙂

  43. Anna Lucia Martins

    Olá!! Preciso saber de algum site confiável sobre o Acordo de Schengen . Fiquei 60 dias na UE (de 12/05/15 até 10/07/15. Quando posso retornar e usufruir de mais 90 dias? Tentei utilizar a “calculadora” mas tive dificuldades em entender e não consegui saber se é um site oficial. Poderia me ajudar?? Obrigada.

    1. Juliana Arthuso Autor da Postagem

      Oi Anna,
      Você tem 90 dias dentro de 180 dias, então resumindo você fica 90 dias dentro, e tem que ficar 90 dias fora pra poder voltar de novo.
      Você ficou 2 meses com visto de turista certo? Então, para voltar com visto de turista tem que esperar até novembro, acredito eu.
      MAS se você for com outro visto, daí pode entrar antes, porque modalidades diferentes de visto contam o tempo diferente.

      Aconselho você a ligar num consulado perto da sua casa, ou entrar no site do consulado do país por onde deseja entrar na Europa. Assim eles vão te passar as informações sem “achismo”.

      Quanto a um site confiável, eu sempre vejo no site do consulado mesmo, dependendo do país onde vou.
      Espero ter ajudado,
      Abraço, boa viagem

  44. Alexandre

    Olá, estou com uma dúvida…Fui para a Italia em Abril/15 e fiquei por lá por 120 dias ( 30 dias a mais que o prazo legal ), quando retornei ao Brasil não tive nenhuma anotação no passaporte por ter ultrapassados 90 dias….Em Janeiro/16 pretendo retornar para a Itália como turista..Posso ter problema para entra lá uma vez já ultrapassei o prazo legal na viagem anterior?

    1. Juliana Arthuso Autor da Postagem

      Oi Alexandre,
      Pelo que eu sei (mas é só chute), se não marcaram nada, o agente era gente boa, e vc vai passar batido.
      Tudo depende de sorte mesmo…Se fosse vc eu tentaria, porque vc parece que vai com frequencia, e parece ter dinheiro pra ir (porque vai com frequência), então se eles não verem problema, e não pensarem q vc quer morar lá, podem até deixar passar sim. Eu tentaria, mas não garanto nada! haha

      Boa Viagem, e obrigado pelo comentário!
      Abraço

  45. betania

    ola, bom dia! estou com uma duvida. estive na Itália de 10 de junho ate 9 de setembro deste ano, meu namorado e de la e passamos 3 meses aqui e 3 meses la, mas agora ele terá que voltar uns dias antes do prazo de 90 dias, diante disso estou sem saber se eu poderei voltar com ele ou não.

  46. scheyla

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida..
    Fui p Portugal com meu filho de oito anos em 28/01/2015 e voltei ao Brasil no dia 16/05/2015, entrei pela Espanha e saí por Portugal. Fiquei ilegal por 18 dias, devido a greve da TAP, porém não me falaram nada e nem marcaram nada em meu passaporte, voltei sem nenhum problema, agora pretendo voltar novamente em dezembro.Minha dúvida é se vou ter problemas devido os 18 dias q fiquei ilegal? Pensei em tirar outro passaporte e entrar por outro país, há a necessidade disso ou entraria por Lisboa numa boa?

  47. Ana Flavia da silv

    Olá Juliana… estou desesperada por resposta meu noivo que estava aqui a trabalho no Brasil teve que voltar a trabalhar em Madrid, ele é português, este ano motivada pela saudade fiz 4 viagens a Madrid a primeira 15/02 a 22/03 que durou 37 dias a segunda 08/05 a 22/05 que durou 15 dias, a terceira 05/07 a 21/07 que da 17 dias e a ultima agora 24/08 a 16/09. Ultrapassando os 90 dia porque ao total deu 93. Estou morrendo de saudades dele e estou louca pra ir vê-lo terei problemas em entrar em Madrid mesmo tendo um tempo Entre as viagens de 108 dias ao total… por favor me de uma luz pois estou com medo de não passar. Obrigada

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Ana Flavia,
      no seu caso eu preferiria indicar o consulado mais próximo, pois a sua contagem de dias está bem confusa hahah
      As regras são: 90 dias dentro, 90 dias fora. Mas suas viagens fugiram disso e mesmo assim te deixaram passar!! MAS daí é problema da imigração que não percebeu. Acho que foi sorte mesmo de não implicarem com você.
      Se você tem grana pra visitar o namorado sempre, eles não vão encanar pois sabem que você não está indo para ficar ilegal na Europa.
      Mesmo assim eu perguntaria no consulado mais próximo! Ou tentaria ir morar com o moço de uma vez!
      abraço

  48. tania andrade

    Uma pergunta sobre o tempo de permanencia de um Brasileiro nos países do Bloco… Temos o visto automatico de 90 dias… mas esses 90 dias sao distribuidos entre todos os paises? ou o prazo é só pra aquele país que a pessoa entrar? E nao soma entre os paises?
    Por exemplo, alguem que passa 80 dias em PT, depois passa 30 na suecia, vai está dentro da lei, pois os 80 dias foram em outro pais? ou vai está ilegal por 20 dias na suecia?
    Na verdade eu quero que o meu visto vença logo… eu quero dá entrada em portugal(receber carimbo da entrada), no terceiro dia la.. quero ir para outro país, “esperar” meu visto de 90 dias vencer, quero voltar pra portugal em 80 dias… para meu visto vencer comigo la dentro.. ou seja… funciona isso?
    quero ir pra portugal, receber carimbo só para começar a contabilizar meu visto, registro de minha entrada,,, sair de de la.. e volta mo 80º dias. e ficar lá, nao sair mais… o que eu quero.. e nao ter que ficar em PT só gastando dinheiro… no outro país nao vou gastar(romenia). porem portugal eu gataria… mas eu preciso esperar vencer esse visto… aguem saber se posso deixar rolar esses dias de pernanencia em PT estando fora de PT, ou se eu sair de PT no terceiro dia.. passar passa 80 dias hora… quando eu voltar eu terei ainda que ficar 87 dias em portugal para fazer os 90 dias lá dentro?
    Obrigada à todos

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Tania,
      A Europa é uma unidade (por enquanto) então esses 90 dias contam para todos os países membros da união europeia. Não são 90 por país.
      O único país que dá pra ir e voltar dessa forma é a Irlanda. Na verdade agora com o Brexit, são dois países que dá pra fazer isso.
      Mas daí vc teria que passar 90 dias fora da União Europeia, e depois 90 dias de volta. Mas isso só pode ser feito uma vez no ano, se não me engano.
      Esse seu plano de sair e voltar de Portugal não funciona. A Europa funciona como uma coisa só. São 90 dias para a Europa inteira!
      Você pode dar sorte de sair da Europa depois dos 90 dias e ninguém te barrar, mas eu não recomendo depender da sorte!!
      Abraço

      1. tania andrade

        Muito Obrigada Linda 🙂

        Obrigada por esclarecer sobre à distribuição dos 90 dias entre países da E.U.

        Mas o outro ponto que eu fiz uma grande salada… desculpe 🙂
        Na verdade, Eu quero que o meu tempo dentro de Portugal vença, sem eu passar os 90 dias lá dentro… e como sabemos agora que os 90 dias é pra quase todos os paises da união e não um prazo isolado para cada um… eu posso então passar 1, 2, ou 3 dias dentro de portugal que seja… e sair para o outro país onde não vou ter que gastar.. então quando eu voltar à portugal.. meu prazo vai está acabando não é isso? eu quero que o meu prazo dentro de portugal acabe, seja percorrido, sem eu está presente, entende? funciona mesmo?
        Bjus, Obrigada denovo 🙂

        1. admin Autor da Postagem

          Oi Tânia, o prazo é contado a partir do momento que você entra na União Europeia.
          Não importa em qual país você vai estar dentro da União Europeia. Pode verificar no mapa acima quais são os países da UE, se você entrar na Europa por qualquer um deles, você pode circular à vontade pelos outros países, e depois até mesmo ir embora por outro país.

          É tudo automatizado, eles vão verificar seu passaporte no computador deles e ver aonde você entrou e quanto tempo você ficou, não importa o país aonde esteja!
          Visto de turista são 90 dias. Se quiser passar mais dias recomendo outros tipos de visto.
          Abraço

  49. tania andrade

    Obrigada querida 🙂

    Sabemos que a Romênia ainda está pendente à assinar o acordo schenzen, isso faz necessario eu ter que pedir visto para sair de Portugal para Rômenia ou Suiça para Rômenia? Ou a nossa isenção é realmente sobre toda europa independente de acordos terceiros? Eu quero passar mais tempo na Romenia por questoes economica e conhecer o castelo de Dracula srsrs. o
    Obrigada. Abraço. 🙂

  50. Igor marcel

    Boa Noite Juliana tudo bem? Bom a minha pergunta é o seguinte pretendo ficar exatamente 3 meses em londres a “turismo :)” tenho tudo oque preciso para essa estadia a minha pergunta é –> Assim q eu retornar ao brasil eu tenho q esperar quantos meses para poder voltar a Londres a “turismo”??

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Igor,
      Londres não entra nessa regra dos 90 dias. Recomendo você ler sobre o Brexit!
      Eles saíram dos acordos que tinham com a UE, tanto acordos comerciais, como acordos relativos a vistos e passaportes. Então agora você pode esquecer, todas as regras para a Inglaterra são exclusivas deles, e não mais regidas pela UE.

      Na verdade sempre foi diferente viajar pra Londres, porque eles sempre exigiram que a pessoa preenchesse alguns documentos para entrar na Inglaterra, agora talvez fique um pouco mais difícil? Não sei é só um chute.

      Tenho uma amiga que escreveu sobre isso, recomendo ler o texto dela: https://www.londresparaprincipiantes.com/o-que-muda-para-os-brasileiros-com-o-brexit/
      O blog é todo voltado para pessoas que querem ir à Londres, então ela vai saber mais do que eu.
      Abraço e boa viagem

  51. Luan

    Otimo topico .
    Tenho porem uma duvida . Estou a 1 ano na suiça com um visto de estudante ( vim para aprender alemao ), gostaria de ir para Dublin e começar um visto de estudante para aprender ingles.
    Posso ir diretame daqui ou preciso passar 3 meses no brasil antes que eu possa ir para la ?

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Luan,
      Não sou expert, só escrevo sobre experiências pessoas, então aí vai uma!!
      Quando eu estava na Europa com visto de estudante (assim como o seu), eu era obrigada a voltar ao Brasil OU sair da UE (essas eram as regras da UE). Só que o governo brasileiro me obrigava a voltar ao Brasil pelas regras do ciência sem fronteiras, então não pude ficar.
      Dependendo qual for sua bolsa tem que ver esse tipo de particularidade! E como sempre recomendo escrever pro consulado mais próximo, no seu caso embaixada, né?
      Sorry não poder te responder com exatidão!
      Boa sorte

  52. Luiz Fernando de Lima

    Olá Juliana, tenho uma dúvida e gostaria que me ajudasse.
    Estou em Madrid com visto de turista para 90 dias. Estou fazendo uma rápida estância doutoral, por isso não requeri visto de estudante. Junto com alguns amigos, porém, combinamos uma viajem ao Marrocos. Minha dúvida é a seguinte: posso sair da Espanha e ir ao Marrocos e depois continuar meus estudos aqui em Madrid? O que posso fazer nesta situação, sendo a viagem ao Marrocos é apenas 15 antes do meu retorno ao Brasil?
    Grato desde já atenção…
    Um abraço!

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Luiz,
      Pelo que estou vendo você está com visto de turista, então não tem importância ir ao Marrocos. No seu caso, não passando dos 90 dias, acredito que esteja ok!

      Só que você precisa verificar quais são os documentos que você precisa como brasileiro indo ao Marrocos, porque lá, se não me engano, precisamos preencher um formulário (bem curtinho) de visto. Quando eu fui ao Marrocos, estava com visto de estudante, e preenchi um papel no aeroporto mesmo falando o que ia fazer lá, poque estava indo, e quanto tempo ia ficar; Tinha que informar também o endereço do hostel. Mas foi só isso.
      Acho que você vai preencher a mesma coisa que eu!
      Obrigada pelo comentário

      1. Luiz Fernando de Lima

        Olá Juliana!
        Muito obrigado pela dica…
        De fato, somente preenchi um pequeno formulário no aeroporto em Rabat. Tudo muito simples e tranquilo.
        Um abraço!!!

  53. Patricia

    Olá Juliana, tudo bom?
    Tenho uma dúvida.. Estou indo pra Inglaterra estudar até o final do mês e depois vou passar 5 dias em Portugal.. Minha dúvida é se o visto da Inglaterra serve pra Portugal? E se preciso de uma carta convite de cidadão portugues pra entrar em Portugal vindo da Inglaterra? Será que vc consegue me ajudar?? hahahaha
    Obrigada!!!

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Patrícia, a Inglaterra não está dentro da EU, então o visto não serve.
      Mas entrando em Portugal você pegaria visto de turista brasileira na EU, normal, acho!
      Lembrando que tudo q eu falo aqui nos comentários é da cabeça.
      Fiz pesquisa para desenvolver o post, então toda a informação que eu sei está escrita no post acima!!! Então é sempre bom conferir nos sites oficiais!
      abraço

  54. William

    Bom dia, tudo bem?
    Eu estou com a seguinte duvida e espero que consiga a resposta.
    Eu entrei na UE em Julho por Lisboa e desci em Barcelona (não teve carimbos em Barcelona) e voltei a Portugal (sem carimbos) e renovei junto ao SEF minha estadia. Consta em meu passaporte, entrada em Julho por Lisboa e o visto de prorrogação valido ate 17/01/17 para somente Portugal. Entao estou como turista legalizado por 6 meses. A pergunta e: A partir de janeiro, posso ir para outro pais? Ex. Espanha? Pois posso alegar que fiquei todo este tempo em Portugal. So consta carimbo de portugal nada mais. E Reino Unido posso tambem apos esses 6 meses aqui em Portugal ?
    Mas estou querendo voltar a Espanha. Sera que consegui explicar? rs rs…pouco confuso ne rs
    Obrigado

    1. admin Autor da Postagem

      Oi William,
      A união europeia é uma só, então o carimbo de turista é pro continente todo. Portugal ou Espanha não importa, é como se fosse um país só, saca?
      Mas parece que você está numa maré de sorte hauahuahuaha Pode ser que não te “enxerguem”, ou seja vc passe um tempo a mais sem repararem, como já aconteceu.
      Por outro lado, dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, então depende vc querer arriscar ou não!

      Reino Unido agora com o Brexit é algo totalmente a parte da UE. Se vc for pro Reino Unido daí tem que ver quais são as novas regras pra brasileiros com o Brexit, tem vários blogs da RBBV que falaram disso. Eu não achei necessário fazer post aqui visto que já tem tantos. Segue um: http://www.viajenaviagem.com/2016/06/brexit

      abraço e obrigada pela sua visita

      1. William

        Mas caso eu passe despercebido, na saida para o Brasil eles vao ver e com ctz eu ficarei com alguma restrição nao e? ah entao posso circular livremente, interessante. Não sabia.
        Obrigado.

          1. William

            Mas não farei isto. Talvez vou para o fim de ano em Londres, com carta convite e etc…mas fico preocupado de eles embaçarem pelo tempo que fiquei no Espaço e com renovação.
            Vai saber, tudo eles ficam cismado.

  55. Alynne

    Ola tenho uma dúvida. Ao fazer a compra das minhas passagens o total deu 93 dias. Chego em Berlim e saio de Lisboa. Minha dúvida é: vou visitar Dublin e Inglaterra por uns dias. Posso retornar para a Ué sem problemas. Se passar alguns dias fora comonno caso da Inglaterra e voltar meus 90 ainda são válidos. E se posso sair e voltar?

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Alynne,
      Os 90 dias contam desde que seu passaporte é reconhecido entrando no primeiro aeroporto europeu, até o dia que sai do último aeroporto europeu por onde você tenha passado.
      Mas se for pra inglaterra e voltar, vai estar dentro dos 90 dias ainda porque a inglaterra não faz parte da uniao europeia, então como saída e vc tem que estar dentro da Europa até os 90 dias, depois que acabarem os 90 dias, eles não se importam mais para onde você vai , contanto que não volte.
      Acho que 93 dias eles deixam passam, ainda mais se ficar claro que você está indo como turista. Até 95 eu já vi perdoarem. Se chegar a 100 não sei ^^
      Obrigada pela visita

  56. Erika

    Olá Juliana,,,, gostaria de tirar uma dúvida….
    Eu passei 84 dias na Noruega com o visto de turista,,,e já estou a quase 2 meses no Brasil. Será que eu posso voltar a Noruega??? Antes de fazer 3 meses?

    Espero que eu possa voltar!

    Obrigada ,☺

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Erika,
      Obrigada pela sua visita!
      Então, pelo que eu entendo vc não pode. Mas tudo depende do tipo de visto, vc vai voltar como turista mesmo? Se for outro visto como trabalho ou estudo pode voltar sossegada.
      Agora o de turista vai depender do bom humor de quem te atender. O certo é você esperar 3 meses para voltar, mas se você tiver dinheiro suficiente pra se manter e eles verem que você vai só pra passear, PODE SER QUE aprovem. Vai ter que ser na sorte ;P
      Abraço

  57. Luciana

    Site super legal! Tenho uma dúvida que não vi por aqui: fui para Portugal de 08/12 a 31/12. Meu namorado ficou por lá. Aí sabe como é… Juntou a saudade + passagem barata e estou indo novamente de 05/02 a 27/02. Vc acha que terei problemas na imigração por causa desse curto espaço de tempo entre dezembro e fevereiro, mesmo ficando pouco tempo em cada vez?

    1. admin Autor da Postagem

      Olá Luciana!
      Teoricamente estaria fora das regras porque você tem que esperar 3 meses no Brasil pra poder voltar, mesmo que passe pouco tempo.
      A regra é assim: “vc tem 90 dias, se vc vai usar tudo ou não…problema seu” hahahah Daí tem q esperar 90 dias no Brasil pra voltar de novo pra Europa 90 dias.
      Mas vc pode dar sorte e passar batido, se eles verem que é viagem e que vc não vai tentar ficar ilegal..pode ser que passe tranquilo 🙂

  58. Lorena

    Ola gostaria de saber se qnd fica além dos 3 meses legal qnd vc volta p Basil na hora de passar pela alfandega q eles carimbam e viram que passei mais 3 meses ilegal, fiquei sabendo que só posso retornar a Portugal depois de 10 anos, sabe me informar se isso é verdade?Obrigado

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Lorena,
      Eles sabem porque o passaporte fica registrado no sistema, mas se for só alguns dias geralmente perdoam.
      Não conheço essa regra de 10 anos não, investigue no site de algum consulado português.
      Obrigada pela visita

  59. Renata

    Olá, já bem o que o colocou no post mas tenho uma dúvida. No Reino Unido podemos ficar 180 dias como turista certo? Se eu ficar 90 na Irlanda, posso ficar mais 90 na Inglaterra?
    Obrigada viu!!!!

    1. admin Autor da Postagem

      Pode ficar 180 dias sim. Se vc chegar pela Inglaterra, a partir do dia que você pisa na Inglaterra começa a contar o tempo do visto. Se você for pra Irlanda dentro deste tempo, ou seja dentro de 6 meses, e depois voltar pra Inglaterra e ir embora pro Brasil, tá tudo certo.
      obrigada pela visita!

  60. Diego

    Olá!

    Quanto de dinheiro em euros preciso para dar entrada em Portugal? Usando a cotação de 3,29 reais daria quanto na cotação do real?

    Tenho essa dúvida referente ao processo de entrada, além do passaporte e da passagem de ida e volta…

    Fico no aguardo de retorno!

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Diego,
      Não tenho noção dos valores atuais de visto pra Portugal. Mas cada modalidade de visto tem um valor próprio.
      O passaporte tá custando R$ 257,25 de acordo com o site da polícia federal, e demora um pouco pra sair devido aos atrasos, pelo menos em alguns estados do Brasil.
      A passagem depende do dia que você compra, da hora, se vc compra adiantado ou não, etc…passagem é a coisa mais chata do mundo, o preço é MUITOOOOOOOO variado!!!! Você vai ter que pesquisar pra caramba!

      Para mais informações sobre visto se comunique com o consulado de portugal mais perto de você. O meu é de são paulo, segue link: http://consuladoportugalsp.org.br/vistos/

      abraço, obrigada pela sua visita

  61. Rafael

    Olá. Parabéns pelo blog. Estou indo para Holanda ficar 5 meses, parte do doutorado. Qual visto você me.indicaria? Vi que para pedir visto de estudante eu devo estar matriculado em um universidade e a mesma eh quem faz o pedido, porem como eh doutorado não tenho matricula, apenas uma carta. O que você indica? Eh melhor tentar estudante ou visto normal?
    Muito obrigado pela ajuda

    1. admin Autor da Postagem

      Olá Rafael 🙂
      Eu acho que você deve perguntar pra Universidade de destino, porque eles sempre tem um departamento internacional que cuida dessas coisas e orienta os estudantes.
      Quando eu fui também só tinha uma carta, mas foi visto de estudante também. Tudo que você precisa é uma prova de que eles te aceitaram e você precisa ir. Melhor ver direto com eles 😉
      Obrigada pela visita

  62. Flora

    Oi Juliana! Estou há 1 ano e meio vindo à Europa e voltando pro Brasil por conta de um relacionamento e enquanto espero meu visto ser aprovado na suecia(não é permitido aguardar dentro do país). Durante todo esse tempo me foi passado que eu deveria usar a calculadora do Schengen para Cep nyrolar minhas idas e vindas e não tive problemas até agora, mas acabo de saber q o Brasil é um dos poucos países onde vale o acordo antigo, o qual você explica no texto. Para os demais a regra são 90 dias dentro de 180 “rolling days”. Segundo essa regra tudo sempre deu certo. Mas se for usar a regra antiga q eh aplicada aos brasileiros aí eu teria ficado 60 e tantos dias ilegal no início do ano passado. O lance é q os caras da imigração não sabem dessa regra. Eles usam um sistema q só calcula a regra nova. Pra mim agora seria melhor voltar segundo os cálculos do acordo com o Brasil, mas pra isso eu terei q explicar pra eles pq eu fiquei até então, pq segundo a regra antiga terei ficado mais q o tempo certo. Mas aí tenho medo deles verem q fiquei sem querer ilegal no passado. Mas também tenho medo de voltar antes e pegar um funcionário sabido q vai saber q precisa aplicar a regra do Brasil. Enfim, graças a incompetência de todas as embaixadas e funcionários q eu consultei eu fiquei ilegal aqui sem saber e nunca deu problema pq eles simplesmente não sabem q o Brasil não usa essa nova regra. Você tem alguma sugestão do q eu posso fazer? Muito obrigada!!

    1. admin Autor da Postagem

      Caramba Flora!
      Sua situação é mais complicada, acho que você deveria procurar orientação em algum consulado.
      O que eu faria no seu lugar é esperar meu visto e voltar de forma tranquila. Não sei como está o seu processo, mas se você já fez o pedido do visto é só esperar ele sair, se você achar que vai ser barrada melhor você esperar no Brasil mesmo…é melhor ficar um tempo sem ver o namorado do que ter problemas e ser barrada não é mesmo?
      Desculpe não poder ajudar mais,
      obrigada pela sua visita!

  63. Paulo Carneiro

    Gostaria de sua ajuda para esclarecer uma questão para a qual não consegui informações precisas. Passei 90 dias em Portugal como turista, entre 07/09/2016 e 05/12/2016. Como pode-se permanecer por lá até 90 dias a cada período de 180 dias, entendo que o prazo dos 180 dias começou quando entrei, em 07/09. Assim, a partir de março/2017 começa a contagem de novo período de 180 dias. Correto?

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Paulo,
      a contagem começou em 07/09/2016, então os 90 dias terminam dia 07/12/2016. Daí você tem que ficar 90 dias fora, ou seja só pode voltar em 07/03/2017.
      Está correto!
      São 90 dias dentro de 180 dias. Mesmo que os 90 dias não sejam sequenciais.
      Obrigada pela sua visita!

  64. Elizabeth

    Pena ter achado seu blog tarde demais 🙁
    Adore , a propósito.
    Comprei minha passagem mas não me ative em contar os dias 🙁 e s´[o agora , um mês para a viagem que me dei conta que no total serão 91 dias , no nonagésimo dia estrei embarcando para o Brasil , estou doida aqui . No desespero marquei uma consulta no consulado para pedir uma luz , será que consigo que me permitem ficar esse um dia a mais ?
    Obrigada pelas dicas que estou encontrando aqui .

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Elizabeth,
      Você vai embarcar no dia 90? Então porque está falando que serão 91 dias? O dia de viagem não conta…
      Acho difícil dar problema se você for com dinheiro, comprovação de hospedagem, e provas de que você vai a turismo.
      Obrigada pelo comentário!

  65. Lara Rosa

    Muito legal o blog e as informações!

    Queria tirar uma dúvida..

    Vou dia 6 de maio de 2017 para Amsterdã. Pretendo ficar mais ou menos 2 meses nos países dentro do Acordo e depois ir pra Londres e outros países fora do Acordo e ficar até o fim do ano.

    Pensei em comprar minha passagem de volta para novembro ou dezembro saindo de Paris.
    Será que posso ter problemas pra entrar em Amsterdã e depois em outros países por ter uma passagem de volta só no fim do ano?
    Tem problema eu voltar para Paris após 5 ou 6 meses? Teoricamente ficou sobrando 1 mês da primeira vez que entrei no acordo e tb já terá passado os 180 dias, certo?

    Muito obrigada!!

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Lara,
      Pode acontecer sim de dar problema na entrada, porque eles podem achar q vc vai ficar ilegal em Amsterdã por mais de 90 dias.
      Se eu fosse você compraria algumas passagens já de outros países pra mostrar pra eles que você vai viajar pra fora do acordo e ficar 90 dias fora, porque o tempo não tem essa de “sobrou” 1 mês. São 90 dias dentro e 90 dias fora, corrido ou não. Então se vc entrou em 6 de maio vc tem até 6 de agosto pra aproveitar o visto de turista, se não aproveitou é “problema seu”, sacou? (OLHA: Só estou explicando assim pra ser bem direta, não se ofenda).
      Eles não vão prestar atenção se vc usou os 90 dias ou não. Eles só vão saber que se entrou 6 de maio, tem que estar fora em 6 de agosto e só pode volta pra dentro dos países do acordo depois de 6 novembro.
      Entende?
      Mas vc pode comprovar o que vai estar fazendo com: extrato bancário, reserva de hostel, reserva de avião, reserva de ônibus…existem diversas maneiras de mostrar que você não está tentando se mudar ilegal para a europa. Leve isso com vc e torça pra dar certo!
      Vc pode dar sorte e ninguém falar nada,
      abraço

  66. Alef

    Oi gostaria de uma informaçao , passei 3 meses na espanha cheguei ao Brasil dia 06/05/2017 e como minha esposa ta la com meu filho queria saber se posso retornar mês que vem no caso eu queria ir no dia 13/06/2017??? Prfv mim informe pois nao sei aonde mais preucurar informações….

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Alef,
      A regra diz que você pode ficar 90 dias dentro de 180 dias, ou seja você fica 90 dias dentro da Europa, e tem que ficar 90 dias fora da Europa. E depois pode voltar.
      Com base na regra, você não poderia voltar, só poderia ir no dia 06/08 em diante. Você pode tentar entrar e arriscar. Já vi casos de pessoas que conseguiram fazer isso, mas se você fizer é sua conta em risco, você que sabe 🙂
      Quando eu digo “Europa”, eu quero dizer espaço schengen, então se você ficar em algum país fora do espaço schengen, você consegue viajar no dia 13/06.
      obrigada pela sua visita

  67. erick michel da silva

    ola! estive na alemanha como turista 30 dias em abril e na imigração só pediram o passaporte e se estava de ferias ! não pediram mais nada , nem o seguro! quero voltar em setembro pois nao fiz alguns paises que gostaria de conhecer ! será tranquilo!

    1. admin Autor da Postagem

      A regra diz que você pode ficar 90 dias dentro de 180 dias, ou seja você fica 90 dias dentro da Europa, e tem que ficar 90 dias fora da Europa. E depois pode voltar.
      Com base na regra, você não poderia voltar, mas se estão deixando, e se vc já passou uma vez, poderia arriscar! haha
      Totalmente sua decisão, só vá sabendo que existe uma chance de 50% de vc entrar, ou 50% de te barrarem…vai contar com a sorte!
      abraço

  68. Joana Noceti

    Olá, meu passaporte foi carimbado dia 04/03, meu prazo de 90 dias está acabando. A minha dúvida é começo a contar do dia 4/3 sendo o prazo expirado dia 1/6 ou do dia seguinte sendo expirado dia 2/6? Não consegui dar entrada no meu visto permanente então terei que ir à Ucrânia e voltar para ter mais 90 dias.

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Joana,
      O dia que você começa a contar estará escrito no seu passaporte, no carimbo do visto.
      De qualquer forma, conta como o primeiro dia que você pisou em solo europeu…
      abraço

  69. Pingback: Visto de turista na Holanda: posso prolongar? - Virando Gringa

  70. Osmar Jr

    Olá. Bom dia

    Adorei as informações me ajudou muito.

    Eu só tenho uma pergunta final…
    Em fevereiro do ano que vem 2018, estarei indo para Malta para um intercâmbio no período de 3 meses (90) dias.
    A a possibilidade de que eu possa após esse período de 90 dias eu adquirir o visto de turista ou msm de estudante para estender a permanência na ilha.??
    Ou eu sou obrigado a voltar?

    Att; Osmar Jr.

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Osmar,
      Para ficar além dos 90 dias, conforme escrito no post, você precisa de um visto de estudo ou de trabalho.
      Ou então você precisa sair do espaço Schengen, ficar 90 dias fora (por exemplo no Leste Europeu ou Suiça, ou Inglaterra ou Irlanda), e voltar pra Europa depois.
      Abraço

  71. Karine

    Olá! Eu passei 88 dias na Europa. Pra voltar, só posso voltar depois de exatos 90 dias? Eles são tão rigorosos com esses 90 dias? Posso voltar, tipo, 88 dias depois?

    1. admin Autor da Postagem

      oi Karine,
      Pela minha experiência, eles não são tão rigorosos assim. Já entrei com menos de 90 dias. Mas daí, é como sempre digo pro pessoal que vem aqui: tudo depende.
      Depende de sorte, da situação política (principalmente agora com crise de refugiados), de quanto dinheiro eles vêem que você tem, se eles percebem que você não veio pra ficar ilegal, se você deixa bem claro seus objetivos na hora que vão olhar seu passaporte no aeroporto, tudo isso conta.
      abraço

  72. gabriela

    Boa tarde,

    estou morando na Espanha com minha mãe que também é brasileira porem ja possui a cidadania espanhola pois mora aqui a mais tempo que eu. Ja solicitei meu NIE pois irei estudar aqui, mas ainda esta no processo.. não me deram nenhuma previsão por enquanto, porem preciso ir ao brasil agora em julho e retornaria em agoto, mas se eu sair daqui não conseguirei entrar novamente pois ja estou aqui a mais de 90 dias do visto de turista, mas não posso esperar ate o NIE sair.. existe algum meio de eu conseguir ir para o Brasil e retornar em agosto e dai então dar continuidade ao meu NIE que ja dei entrada na solicitação??

    obrigada !

  73. Franciele

    Estou em portugal, vou passar 3 meses. Minha conta passou um dia. De 90 para 91 dias. Só que se for por contagem de horas eu fico aos 90 dias. pq cheguei dia 2/06 as 13h e volto ao brasil em 21/09 as 13h15. Então por 5 minutos não fico ilegal. certo? Outra coisa, posso sair de portugal e ir a marrocos que “zera” minha conta e posso ficar tranquila? Ou acha que a imigração criará problemas por causa desses 1 dia?

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Franciele,
      por causa de 5 minutos acredito que não dá problema.
      AGORA, a questão de “zerar” a conta, cuidado! quando você sai do espaço europeu, você tem que ficar 90 dias FORA DELE, pra aí sim depois disso zerar a conta! Só sair e voltar rapidamente não adianta.
      abraço

  74. Joyce Vasconcelo

    Olá, você poderia me ajudar, por favor? Eu estou planejando uma viagem de 270 dias pela europa (90 em Espaço Schengen, 90 em Reino Unido e Croácia, 90 em Espaço Schengen). Minha dúvida é sobre a imigração. Devo comprar a passagem como se fosse voltar para o Brasil antes dos primeiros 90 dias (para dar uma garantia de que não pretendo ficar ilegal) ou posso comprar para 270 dias, sem risco de a imigração criar problemas? Obrigada!

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Joyce,
      Acho (ACHO , não tenho certeza) que você deveria ter todas as passagens pra mostrar. Se o seu passaporte não tem nenhum visto negado, e você tem dinheiro para sua viagem, e puder explicar pra onde está indo e porque, não tem como te pararem. Leve também impresso reservas de hostel, endereço de couchsurfing aonde for ficar, TUDO pra comprovar que você está de passagem e não quer ficar pra sempre.
      Comprovando tudo, e falando com confiança sem se contradizer ou gaguejar, vai que vai!
      abraço

  75. sandra santos

    Olá ,

    Queria saber quanto após os 90 dias na Europa eu posso voltar para lá. Esses 90 dias está dentro do ano ou como funciona isso.

    Grata, Sandra

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Sandra,
      Conforme as regras descritas, se você ficar 90 dias dentro, tem que ficar 90 dias fora do espaço schengen.
      Depois disso pode voltar e ficar mais 90, e ficar intercalando de 90 em 90. Não tem relação se é no mesmo ano ou não, só importa que fique 90 dias no máximo dentro do espaço, e depois 90 dias ou + fora do espaço.

      Obrigada

  76. Regina Cubas

    Achei muito legal seu site, esclarece muitas dúvidas, então arrisco a fazer uma pergunta:
    eu estive na Alemanha por 109 dias com visto legal, de estudante (de jan a mai/2017). Agora eu estou em Londres com visto de estudante por 6 meses, mas eu gostaria de passar 2 dias em Amsterdã, isto é, entrar no espaço Schengen de novo, eu teria algum problemas na entrada em Amsterdã?
    Todos os documentos da escola da Alemanha, de Londres, as passagens, os pagamentos das hospedagens estão em ordem.

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Regina,
      Como o visto é de estudante, a regra dos 90 dias não vale, e sim o número de dias que te concederam visto.
      A data máxima de sua saída de acordo com o respectivo visto que receber estará escrita no seu passaporte 🙂
      Quanto a circular para dentro e fora do espaço schengen com um visto de estudante, você precisa ver como estão as regras depois do Brexit.
      Todo dia tem notícia mudando essa decisão de livre circulação, então desta vez infelizmente não posso te afirmar com certeza. Na época que eu morei na Europa com visto de estudante, sempre se circulou normalmente entre os países, e na inglaterra bastava preencher um papelzinho e vice-versa (vindo da inglaterra).
      Procure por “uk student visa enter european union” no google e veja qual a notícia mais recente sobre o assunto hahahahah
      Está difícil, eu sei! Espero que consiga encontrar um veredito.

      abraço

  77. Patricia Angelo Benedetti

    Oi Juliana, tudo jóia?
    Tenho uma dúvida com relação a validade para passaporte de minimo 3 meses para embarque para Italia: tem algum site de orgão oficial que eu possa ter essa confirmação?
    Estou com passagens compradas para 9 de setembro e meu passaporte vence 4 de março: ou seja, por 5 dias eu não tenho os normais 6 meses de validade.
    Por causa da greve dos passaportes em junho eles estão pedindo 30 dias no mínimo para emitir. Tenho medo de atrasar e ficar sem passaporte.
    Será que voce pode me ajudar?

    Obrigado!

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Patrícia,
      Realmente esta informação está difícil de ser encontrada, procurei bastante e só encontrei blogs e wikipedia, nenhuma informação de rápido acesso em site oficial.
      Mas todas as fontes falam que 3 meses no mínimo, então se eu estivesse no seu lugar eu viajaria 🙂
      A única coisa q poderia dar problema é se vc tentar ficar muito tempo na itália, por exemplo mais do que os 3 meses permitidos para turistas. Aí sim eles podem implicar com vc. Caso contrário, acho que dá pra arriscar sim, até porque 5 dias não é tanto assim!
      boa sorte!

  78. Rizete

    Estou em Portugal por mais de três meses e já tenho novo visa para mais três meses. Em setembro completo 6 meses de estadia e pretendo ir para Inglaterra passar um mês.
    Minha grande dúvida. Saindo de Portugal quanto tempo de estadia posso obter na Inglaterra ? Ou terei problemas na imigração devido ter passado 90 dias na Europa.
    Agradeço a diga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *