Virando Gringa

Como conseguir uma bolsa de estudos do Erasmus Mundus

O Erasmus Mundus é um programa de cooperação internacional, criado em 2004 e financiado pela Comissão Europeia, que permite a mobilidade de alunos que estejam no ensino superior. Graças a bolsas de estudo, estudantes e pesquisadores de todo o mundo podem realizar um intercâmbio ou mesmo ter sua formação completa em algumas das melhores universidades europeias.

Quantos idiomas você fala? No Erasmus, quanto mais melhor.

De 2004 até hoje, além do intercâmbio entre alunos, várias instituições de ensino superior – inclusive as ‘tops’ do Brasil como USP, Unesp, UFRJ, dentre outras – realizaram convênios com centros de ensino da Alemanha, Bélgica, Itália, França, Espanha, e demais países membros. Mas não é só: assim como os brasileiros têm a chance de estudar na Europa, alunos europeus também já vieram ao Brasil passar uma temporada em nossas universidades graças às bolsas Erasmus.

Erasmus +

Depois que completou dez anos de existência, o programa passou a ser chamado de Erasmus +. Esta mudança está atrelada a uma significativa expansão, que unificou diversos tipos de financiamento em um só projeto. Com um orçamento de 14.774 bilhões de euros, a ideia vai muito além da ampliação do número de bolsistas: o projeto é arrojado, e seu principal objetivo é promover uma mudança sócio-econômica na sociedade europeia – e, por consequência, em todos os países participantes –, graças a um forte investimento em educação.

Tipos de Bolsa

As bolsas podem ser concedidas para graduação sanduíche, pós-graduação (mestrado completo, mestrado sanduíche, doutorado completo, doutorado sanduíche) e pós-doutorado. O programa também oferece bolsas para servidores que atuem no ramo da educação (funcionários administrativos), interessados em trocar conhecimento e experiências.

Graduação sanduíche é diferente de intercâmbio porque depois da viagem você já volta formado. O intercâmbio é como se fosse um “extra” na sua formação. No caso da graduação sanduíche, você estuda em duas universidades diferentes e tem equivalência de disciplinas, portanto você tem uma graduação em duas universidades.

No caso do Mestrado, o Erasmus oferece “Join Master Degrees” o que significa que você estuda em várias universidades (geralmente mais de três, em alguns mais de cinco), e se forma com um diploma internacional em determinado assunto.

Todo ano a lista de Mestrados conjuntos do Erasmus é modificada e divulgada no site deles (veja no final do post). Cada programa de Mestrado tem seu próprio site, com as regras e prazo de candidatura, as exigências, e os valores de bolsa. Os valores tendem a manter um padrão, porém pode existir uma variação de acordo com os recursos do ano de candidatura e da (s) universidade(s) de destino.

O Doutorado Erasmus é bem parecido com o Brasil, você estuda 4 anos, faz um projeto e sai com diploma de PhD.

O Erasmus+ é válido para jovens de 13 a 30 anos, e também contempla estágios, além de incentivar a mobilidade de membros de ONG’s que tem como objetivo a promoção educacional. A educação é o tema central do programa e, por este motivo, o atual desenho do Erasmus+ também permite o intercâmbio entre diretores de escolas do ensino fundamental e médio, públicas ou particulares, bem como de atletas e técnicos esportivos. Os intercâmbios tem duração de 2 a 24 meses e mais informações podem ser obtidas no guia Erasmus+, em inglês.

O que preciso para conseguir uma bolsa Erasmus?

Por ser uma bolsa de nível mundial, eles são muito exigentes.

Ter excelentes notas, falar inglês, e ter um bom currículo vai te garantir pelo menos uma entrada no processo seletivo.

Como toda bolsa, você precisará preencher uma infinidade de documentos. Falo um pouco sobre eles neste post.

O Programa Erasmus é uma das bolsas de maior prestígio no mundo, por isso, mesmo que pareça impossível, você tem que tentar!

Precisa de hospedagem barata em qualquer lugar do mundo?
Reserve por Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!
E que tal visitar museus pela Europa sem fila?
Reserve com o TicketBar Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Quer saber tudo e mais um pouco sobre veneza?
Compre o e-book! Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Related Posts

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *