Virando Gringa

Documentos do intercâmbio: O que é um Learning Agreement e como fazê-lo?

Esse é um post para esclarecer uma dúvida bem comum: documentos exigidos para bolsas de estudo e intercâmbio.

M

M

O que é

O Learning Agreement é um plano de estudos, que mostra em detalhes quais são as disciplinas, matérias ou cursos que você pretende fazer durante seu período de mobilidade acadêmica. Ele serve pra mostrar que você está planejando seu tempo fora da melhor maneira possível, e mostra o que você quer alcançar com o seu período de intercâmbio, e principalmente com a respectiva bolsa.

Para fazer esse plano, geralmente, ocorre uma conversa (ou várias) com o seu orientador no Brasil, e o professor responsável por você no exterior. Se eles não te ajudam a formular esse documento, na maioria dos casos eles vão pelo menos revisá-lo. É comum enviar esse documento assinado pelo professor responsável no Brasil.

O Learning Agreement é um pedido muito comum em processos seletivos de qualquer bolsa de estudos. Porém, é sempre bom você ver o Edital, ou site, ou Manual de instruções que acompanha o processo seletivo para o qual está se candidatando.

Atenção: Tem universidade que já dá modelo de Learning Agreement!

Como fazer

Para fazer um Learning Agreement, geralmente, você vai até o site da universidade de destino e começa a investigar os programas de cada curso, seja graduação, ou mestrado, ou outro. Você vê os requisitos das disciplinas que quer cursar, e vê também se você tem capacidade de cursar aquela matéria. As universidades que recebem estudantes estrangeiros geralmente tem tudo isso facilmente localizável no site das mesmas, e se não tiver, você pode exigir que tenha. Afinal é o mínimo.

A partir disso você faz uma lista de quais disciplinas vai cursar. E confere com o professor responsável no Brasil, ou o International Office da sua Universidade, ou seja quem for a autoridade em questão que pode “aprovar” o seu plano, ou seja, alguém que não seja “só um aluno” (desculpa, mas essa é a mentalidade).

Pra que serve

No final do seu intercâmbio, você pode usar o Learning Agreement, junto com o histórico (Transcript of Records) pra provar que você fez tal e tal disciplina, e assim conseguir os créditos. Isso é muito importante de saber antes de viajar, porque não adianta nada ir para o intercâmbio e depois não aproveitar as aulas quando chegar no Brasil. Viajar é legal e tudo mais, mas você está fazendo intercâmbio com o propósito de estudar, né?

Dúvidas

É isso gente, qualquer dúvida deixem nos comentários!

Precisa de hospedagem barata em qualquer lugar do mundo?
Reserve por Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!
E que tal visitar museus pela Europa sem fila?
Reserve com o TicketBar Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Quer saber tudo e mais um pouco sobre veneza?
Compre o e-book! Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Related Posts

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *