Virando Gringa

Oslo, capital da Noruega, vai banir todos carros das ruas em 4 anos

A prefeitura de Oslo, capital da Noruega, criou um plano para banir do centro da cidade todos os automóveis até 2019.

SIM. TODOS. E SIM. É A CAPITAL.

A medida pretende tirar de circulação 350 mil veículos da região, dando prioridade para ciclistas e pedestres.

Para compensar, a cidade nórdica pretende ampliar a rede de transporte público, que já é extremamente completa, e também em ciclovias.

oslo

Toda a estrutura para banir os carros vem sendo construída há décadas. Oslo investiu pesado em transporte público desde que surgiu a ideia mais remota de efeito estufa. O governo local pretende estudar experiências de outras cidades europeias que limitam a circulação de automóveis em suas regiões mais importantes, com Hamburgo na Alemanha, a fim de criar uma infraestrutura eficiente em Oslo.

Em torno de 60 km de novas ciclovias serão criadas na região central e o plano prevê ainda uma rede alternativa de transporte, bem como um serviço diferenciado de circulação de caminhões e trens. A cidade norueguesa tem quase 600 mil habitantes, bem menor do que muitas cidades médias brasileiras, mas já é um exemplo que podemos seguir.

oslo-will-ban-cars-in-the-city-center-by-2019-101149_1

Todo mundo vai dizer: É, mas a Noruega é um país rico que pode se dar a esse luxo. Na verdade, a Noruega é um país rico, sem dúvida, mas acima disso é um país VELHO. A gente pode tentar negar o quanto quiser, mas todo mundo sabe que quem é mais velho tem mais experiência. Eles já passaram pela fase da poluição no boom dos carros há muitas décadas e eles sabem que isso não funciona mais. O Brasil não precisa passar pelo sufoco pra saber o que é certo.

Thanks for installing the Bottom of every post plugin by Corey Salzano. Contact me if you need custom WordPress plugins or website design.

Related Posts

Um comentário sobre “Oslo, capital da Noruega, vai banir todos carros das ruas em 4 anos

  1. Pingback: Os melhores comentários naquela foto do Serra contra ciclovia, e porque temos que acabar com a síndrome de vira-lata | Virando Gringa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CURTA!