Virando Gringa

Paris proíbe carros nas ruas em setembro deste ano: É o Dia sem Carro

Imagine São Paulo sem nenhum engarrafamento por um dia. Agora imagine qualquer cidade do mundo sem carro. como ficaria esse cenário?

Não precisa mais imaginar, porque no dia 27 de Setembro, Paris vai fazer isso!

Enquanto muitas pessoas em São Paulo criticam o fechamento da avenida Paulista aos domingos, em Paris os carros serão proibidos de circular por suas principais vias, em onze bairros diferentes, ao longo de todo o próximo dia 27 de setembro, quinta-feira, pela primeira vez na história de Paris.

A única exceção são as ambulâncias, “não queremos ninguém se prejudicando por essa ação maravilhosa”, disse a prefeita Anne Hidalgo. Em março ela fez uma declaração “Paris will be completely transformed for a day. This is an opportunity for Parisians and tourists to enjoy the city without noise, pollution and therefore without stress.” – “Paris vai ser transformada por um dia. Essa é uma oportunidade para parisienses e turistas aproveitarem a cidade sem barulho, sem poluição, e consequentemente sem stress”.

paris-dia-sem-carro-day-without-car-september-setembro-2015

As áreas sem carro incluem o primeiro distrito, o segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto e sétimo. Além do décimo e do décimo primeiro (que são mais residenciais), além da famosa Champs Élysées, Praça do Stalingrad, Praça da República (Place Republique), Praça da Bastilha (Bastille), toda a área em volta da Torre Eiffel, além dos bosques de Vincennes e Boulogne.

chateau-vicennes-paris-dar-without-car

A área do bosque de Vicennes inclui também o palácio, que eu visitei e achei lindoooooooo

O Dia sem Carro, ou “Day Without Car” é parte da campanha da cidade contra a poluição, que atingiu níveis alarmantes em 2014, e também mas parte da campanha de Mobilidade Sustentável da Europa (European Mobility), que vai gerar a European Mobility Week (Semana Europeia da Mobilidade) em Paris de 16 a 22 de Setembro, além de coincidir com a reunião da Conferência da ONU para o clima (COP 21) também em Paris, em novembro.

ruas-arco-paris-dia-sem-carro

O dia sem carro serve principalmente para que, além do poder público, a população poss imaginar como seria sua cidade num futuro mais sustentável. Quem sabe um dia a cidade consiga funcionar somente com transporte público e bicicletas? Sonhamos alto“, diz Anne.

-arco-do-triunfo-paris-dia-sem-carro

De acordo com a OMS, a poluição do ar é a principal causa de doenças nas grandes cidades da Europa, Estados Unidos e América Latina. Um relatório recente do Senado Francês mostra que a poluição custa mais de €100 bilhões/ano para o governo, devido aos gastos da saúde pública para consertar o estrago.

É claro que Paris não é a única cidade que vai fazer isso. Engarrafamentos em Londres são rotina, assim como em São Paulo. Uma pesquisa do governo Inglês chegou a conclusão de que um motorista médio inglês tende a gastar 106 dias do seu ano procurando por uma vaga para estacionar! Tem mais carros do que gente. Por sorte, as pessoas estão percebendo isso e começando a usar mais transporte público desde 2010, de acordo com a FastCo.

montreal-paris-dia-sem-carro

Outras cidades que tomaram essa iniciativa foram Montreal, Bogotá, Cidade do México, Ho Chi Minh e Bruxelas. Todas tem programas de Day Without Car. Algumas tem bairros que permanentemente não tem mais circulação de carros, pra sempre. Outras tem alguns dias da semana onde os carros não podem entrar.

Na Holanda, áreas residenciais tem uma trava na rua, uma espécie de postinho, que funciona por controle remoto. Ele abaixa quando você aperta um botão, como se fosse um portão elétrico. E aí só quem mora naquela rua pode usá-lo nos dias de semana, se precisar. Aos sábados e domingos não é permitido usar carros neste tipo de rua.

ciclovia-bogota-paris-dia-sem-carro

O mundo está mudando! Quando é que o Brasil vai chegar lá?

Fonte: Revista Forbes. Tradução Livre: Juliana Arthuso.

Thanks for installing the Bottom of every post plugin by Corey Salzano. Contact me if you need custom WordPress plugins or website design.

Related Posts

Um comentário sobre “Paris proíbe carros nas ruas em setembro deste ano: É o Dia sem Carro

  1. Pingback: Os melhores comentários naquela foto do Serra contra ciclovia, e porque temos que acabar com a síndrome de vira-lata | Virando Gringa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CURTA!