Virando Gringa

Visto de turista na Holanda: posso prolongar?

Todos sabemos que brasileiros tem visto de 90 dias na Europa como turista. Como já foi comentado aqui no blog, veja aqui as regras, e como obter o seu.
 
Muita gente tem ideia de passar os 90 dias e depois prolongar o visto, mas oficialmente ele não é prorrogável. Para ficar mais de 90 dias morando na Holanda legalmente, você precisa de um visto de estudante ou de trabalho.

Visto MVV

Se você tem a intenção de visitar a Holanda por um período mais longo do que 90 dias, um visto Schengen não pode ser usado. Para permanecer mais tempo do que 90 dias, você talvez precise de um visto chamado “autorização para estadia temporária  (em holandês Machtiging Voorlopig Verblijf ou MVV)”, também conhecido como “visto de entrada” ou “tipo de visto D”.

Existem dois jeitos de se pedir o visto MVV

1. A pessoa responsável pela sua estadia (contratante, host family, etc) faz um pedido ao IND. Este pedido se chama MVV-REF.
Pera, quem é IND? O Serviço de Imigração e Naturalização!
Durante este processo a pessoa responsável pela sua estadia estará em contato direto com o IND, (este é o processo recomendado para os pedidos). Quando este responsável faz um pedido de MVV em seu nome você normalmente terá  que esperar por uma aprovação do visto fora dos Países Baixos.
Assim que a aprovação do seu MVV for dada pelo IND, você precisará fazer um pedido no seu país de residência para obter a colocação de seu adesivo MVV no seu passaporte.
Por favor saiba que este processo leva uma média de 5 à 10 dias úteis. Recomenda-se que você só compre sua passagem após ter o adesivo MVV no seu passaporte.
2. A segunda opção é: Você mesmo pede o seu visto.
Este pedido é chamado MVV-DIP. Apesar de a maioria dos pedidos MVV poderem ser iniciados dessa forma, o REF, quando disponível, é sempre recomendado, pois é muito mais rápido.
As informações deste procedimento e os requerimentos podem ser encontrados no site Serviços de Imigração e Naturalização (IND).

No site do Consulado tem também os tipos de MVV que você pode pedir, como visto de estudo, trabalho, cônjuge, etc. Visite o site aqui.

Outra maneira é você sair do espaço Schengen, ficar lá por 90 dias e depois voltar.
Por exemplo, você pode ficar na Holanda por 90 dias, depois fazer um curso de inglês de 90 dias em outro país, e depois voltar pra procurar trabalho na Holanda por outros 90 dias como turista!

Maiores explicações aqui, aqui, e aqui.
Boa Viagem!

Precisa de hospedagem barata em qualquer lugar do mundo?
Reserve por Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!
E que tal visitar museus pela Europa sem fila?
Reserve com o TicketBar Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Quer saber tudo e mais um pouco sobre veneza?
Compre o e-book! Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Related Posts

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *