8 sites confiáveis para procurar bolsas de estudo

Quer encontrar uma bolsa de estudos, mas tem medo de falcatruas e pegadinhas? Conheça 5 sites confiáveis para procurar bolsas, incluindo um em Português!

O Virando Gringa é apenas uma fonte, postamos algumas bolsas de estudo, mas não postamos apenas isso, e não conseguimos cobrir todas as bolsas que surgem todos os dias, pois são muitas. AINDA BEM que tem gente que trabalha só com isso!

É sempre bom lembrar que sites assim não oferecem cadastro para bolsas. Qualquer pedido de informação a partir destes sites: pode desconfiar! Jamais digite dados pessoais, muito menos dados de cartão de crédito em sites estrangeiros que divulgam oportunidades.

Todas as inscrições de bolsa devem ser feitas SEMPRE a partir do site oficial da universidade ou do programa de bolsas.

Seguem alguns sites para quem quer procurar bolsas de estudo.

1. Scholarships 4 developmentwww.scholars4dev.com

Um site simples e objetivo, que separa as bolsas por assunto e permite que você assine a lista de e-mail para receber as bolsas todo dia. Mais fácil que isso, impossível. Amo eles.

2. Partiu intercâmbiowww.partiuintercambio.org

Feito pela Bruna Amaral, esse é o site mais confiável em português sobre bolsas, na minha opinião. Ela é expert, já fez 9 intercâmbios, é jornalista de formação, e não perde tempo em divulgar as oportunidades, além de entrevistas com estudantes que já ganharam bolsa e dão dicas.

3. Scholarship Positions – Scholarship-Positions.com

O site é bem desorganizado, mas as bolsas que eles divulgam nem sempre são significativas para brasileiros. Eu já encontrei diversas bolsas para brasileiros lá, mas não é específico pra gente igual o Partiu Intercâmbio.

4. Scholarships Bar – ScholarshipsBar.com

Um pouco “spammy”, porque muita bolsa que vem ali não é necessariamente uma bolsa de estudos. Por exemplo, eles divulgam partnerships de trabalho entre universidades, divulgam bolsas extremamente específicas, que são só para pessoas de país X que querem ir para país Y, cooperações governamentais, etc…MESMO ASSIM tem bolsas gerais pra encontrar também.

É preciso estar com paciência para encontrar uma bolsa para brasileiros. O design do site é horrível.

Mas vai perder de achar bolsa? Melhor procurar aqui também por via das dúvidas.

5. Youth Opportunities – www.youthop.com

Divulgam oportunidades de estágio, trabalho, e bolsas. O melhor design até agora!

O único problema é que tem algumas oportunidades que eles cobram pra ver. Mesmo tendo anúncios no site. Perdoamos porque, afinal, alguém tem que pagar as contas, né gente?

6. Sclrship – sclrship.com

[atualização de 2018]

Divulgam oportunidades do mundo todo, assim como os outros sites citados, e separam as bolsas por nível ou país. Testei alguns links e são reais mesmo, então adicionei mais esse site.

 

7. Opportunity Desk  – opportunitydesk.org

Esse site mostra outras oportunidades para universitários além das bolsas, como conferências, competições de universidades e empresas, oportunidades de financiamento de pesquisa de modo coletivo (laboratórios que se inscrevem em fellowships), e individuais (scholarships – as bolsas de estudo), além de empregos.

8 – Mlaadinfo.eu

http://www.mladiinfo.eu

Mladiinfo International é uma organização independente, sem fins lucrativos, dedicada a ajudar os jovens a realizar seu potencial educacional. O site é atualizado e apoiado por jovens voluntários (europeus), com o objetivo de trazer oportunidades internacionais: bolsas de estudo, estágios, conferências e vagas de voluntariado para estudantes na Macedônia e em todo o mundo. Dedicada à juventude, atendendo às suas necessidades e desafios, a Mladiinfo International tem como missão declarada “apresentar inúmeras atividades para promover e melhorar a educação gratuita, o empoderamento da juventude, a mídia juvenil e o empreendedorismo social”.

virandogringa