Como funciona o TOEFL e quanto custa?

O TOEFL é um dos testes de proficiência de inglês mais aplicados no mundo, junto com outros como Ielts e Cambrigde. Nesse post vou explicar como funciona o TOEFL, com detalhes como duração, preço e uma opção de prova mais barata.

Quanto custa o TOEFL?

Atualmente, o TOEFL está custando USD 215 (dólares americanos) que na cotação atual custa R$ 1060. Não sei vocês, mas, para mim, isso é bem caro. Então, é bom encarar o TOEFL como um projeto de médio a longo prazo, assim você vai estudando enquanto vai guardando dinheiro até a data do teste 😉

Foi assim que eu fiz e deu certo. Estudei por meses antes de fazer o TOEFL e também fiz imersão antes da prova.

Como funciona o TOEFL?

O TOEFL é uma prova para comprovar sua proficiência no inglês para nível acadêmico e/ou profissional. Geralmente, é pedida por universidades que aceitam intercambistas, alunos internacionais, pesquisadores estrangeiros e por aí vai. Se você deseja estudar ou trabalhar no exterior, o TOEFL é útil pra você.

E como funciona o TOEFL? A prova tem duração máxima de 4 horas e meia e tem perguntas que avaliam quatro habilidades de uma pessoa que fala inglês como idioma estrangeiro. A sigla se refere a Test of English as a Foreign Language, ou teste de inglês como idioma estrangeiro. O TOEFL avalia 4 habilidades:

  • Leitura (reading)
  • Compreensão auditiva (listening)
  • Escrita (writing)
  • Capacidade de falar fluentemente (speaking)

Como funciona a nota do TOEFL

A escala de nota do TOEFL vai de 0 a 120. Se tirar acima de 100, significa que você é fluente e conseguirá estudar ou trabalhar no exterior com tranquilidade. Se tirar abaixo de 50, recomendaria estudar mais, ou ir para uma escola de idiomas no exterior e aprender por imersão.

Uma boa maneira de aprender por imersão por um preço mais barato que as escolas é fazer intercâmbio voluntário em um país falante do inglês. Por exemplo, no post abaixo falo mais sobre um intercâmbio voluntário em Nova York.

Para entender melhor como funciona o TOEFL, você pode comparar com o quadro europeu, que classifica desde A1 (Básico) até C2 (Fluente). Veja essa tabelinha comparando a nota do TOEFL com CEFR.

Nível no CEFR
Quadro Europeu de Referência
Nota que provavelmente
tiraria no TOEFL
EXEMPLOS de coisas que você saberia nesse nível
Básicos: Nível A1 e Nível A20-40– Está conhecendo o idioma
– Conhece frases do dia-a-dia e
– Tempos verbais como present simple e past simple.
– Faz perguntas simples.
– Fala da sua família, sua casa, sua cidade…
– Está absorvendo muito vocabulário.
Intermediários: B1-B240-90– Conhece e utiliza tempos verbais mais complexos como present perfect.
– Já tem um vocabulário bem estabelecido.
– Usa gírias, modais, phrasal verbs.
– Consegue contar sua história, falar de seus gostos, falar do futuro.
– Consegue contar histórias sobre amigos e família (terceiros),
– Consegue interagir em inglês em situações como mercado, aeroporto, trabalho, faculdade.
Avançado, Fluente: C1-C290-120– Consegue trabalhar no exterior em qualquer área
– Conhece e usa com segurança tempos verbais, advérbios e complementos.
– Escreve bem, usa linking words (conectivos), constrói frases coesas e concisas.
– Estrutura o seu texto com introdução, desenvolvimento e conclusão.
– Tem independência ao falar sobre diversos assuntos, com naturalidade e clareza.

Dicas para fazer o TOEFL

A parte mais importante de entender como funciona o TOEFL é saber que a prova é corrida. Muita gente reclama que e tivesse mais tempo, sairia bem na prova, mas tira entre 60 e 80. Já vi tantas pessoas nesse perfil que perdi a conta, talvez pela experiência que tive como professora em escolas de inglês.

O que acontece é que as questões devem ser respondidas em segundos ou minutos. Tem questões de gramática, tem textos para interpretar, e os assuntos são bastante variados, com vocabulário que pode incluir coisas como biologia, história, astronomia e outros.

É importante lembrar que o TOEFL é muito usado para aceite em universidades, então as perguntas vão fazer referência a isso, os áudios vão envolver conversas com professores e colegas, os textos serão simulações do que se veria em aula e por aí vai.

Curso de inglês para viagem

Recomendo fazer a prova do TOEFL quando seu inglês estiver acima do B2. Se você está no básico e quer exercitar a fala, conheça meu curso de inglês para viagem. Ele pode te ajudar a destravar a fala com frases básicas para usar em uma viagem.

Tradutora, redatora e mochileira, trabalho de qualquer lugar desde 2018. Mostro que é possível fazer intercâmbio e mochilão sem precisar gastar demais. Até agora, visitei 23 países, morei na Holanda, na Alemanha, na China. Fiz 5 intercâmbios - 3 com bolsa de estudos e outros trabalhando ou como voluntária - fiz voluntariado no Brasil e na Europa, mochilão pela Europa, e agora estou no Brasil, último destino: Peru.

4 thoughts on “Como funciona o TOEFL e quanto custa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

virandogringa