Condomerie: A loja de camisinhas mais famosa do mundo, e o que ela diz sobre nossa sociedade

condomerie-amsterdam

Se você adivinha onde fica, te dou um space cake. Quer dizer, um chocolate!

Um tesouro da arte em latex, a Condomerie, fica em Amsterdam, claro. Tem de tudo que você pode imaginar, e vem ajudando o Red Light District a se manter mais seguro desde 1987. Essa loja colorida chama atenção de cara no centro da cidade, na  Warmoesstraat – por sinal uma das ruas mais antigas de Amsterdam, no coração da muvuca – e expõe uma coleção de camisinhas temáticas, pintadas à mão, ou simplesmente coloridas, com gosto, sem gosto, camisinhas que viram brinquedos em festas, como essas em formato de galinha, de cachorro, de BigBen, e muito mais.

Tem até um pequeno museu, com diferentes materiais de camisinha e outros brinquedinhos.

condomerie-amsterdam

Talvez pareça normal hoje em dia, mas a ideia dessa loja quando foi…concebida…era muito polêmica. Ela veio de uma conversa de bar entre os três sócios. O trabalho dessa loja em quebrar tabus sobre contracepção, decisão sobre o próprio corpo, liberdade sexual, diversão no sexo, gerar discussão sobre HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, e outros tantos, faz dela muito mais do que uma loja, é como um marco na história do sexo no mundo, numa das cidades mais liberais do mundo. E isso não é pouca coisa, porque o sexo move muita coisa nessa nossa sociedade.

Já aconteceu mais de uma vez de tentarem fechar essa loja. Por motivos muito estranhos como “crianças passam por essa rua“, ou “idosos fazem caminhada ali“, ou “o que os turistas vão pensar“. Em primeiro lugar, essa rua é BEM no centro de Amsterdam. Considerando o número de parques que essa cidade tem (já mencionado aqui como o sonho de qualquer Urbanista), é bem difícil imaginar que esse motivos sejam plausíveis. Believe me, I’ve lived there.

Pessoas tem muito espaço para fazer caminhadas no Vondelpark, no Beatrix Park, no Museum plein, no Rembrandt Park…Isso contando só os parques famosos. Não existe uma escola num raio de 500 metros da Condomerie, porque como já mencionei, é o centro da muvuca turística de Amsterdam. Só tem loja de roupa, restaurante, coffeeshop, coffieshop, bar, mcdonalds, etc.

O que então a gente pode pensar sobre as razões para fechar essa loja?

Bem, essas razões já foram postas ali em cima: provocação para discussão. Incentivo a sair da zona de controle. Uma loja que vende produtos sexuais admite logo de cara que todos temos liberdade de escolha sobre nossos atos, e não necessariamente uma menina que faz sexo quer ter filhos. Ela tem escolha! As camisinhas divertidas representam a diversão no sexo, o sexo como decisão madura de quem tem controle sobre o próprio corpo, e quer descobrí-lo em toda sua complexidade fisiológica, e também quer se descobrir em todas sua complexidade mental, psicológica.

A discussão sobre HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, entra num universo que nem dá para cobrir num post. Prevenção é a única coisa que pode ser mencionada como algo válido aqui, pois o preconceito e o julgamento a gente deixa pra quem faz.

Se pararmos pra pensar o quanto o sexo move nossa sociedade, é assustador. Quem já assistiu àquele filme Don John, com o Scarlet Johansson e o Joseph tudo-de-bom Gordon Lewitt viu que muitos caras vivem em torno de conseguir meninas, ver pornô, trabalhar pra ter dinheiro pra levar meninas pra jantar, e conseguir mais meninas, e ir para uma festa cara, e conseguir mais meninas, comprar um carro caro para impressionar meninas, vestir uma roupa cara, para impressionar…meninas. É um ciclo vicioso maluco que existe sim, pra muita gente. Pode não existir para quem está lendo esse post, mas existe amiguinho, pra mais gente do que você pensa. Meninas são sexualizadas todo dia, a TV e a internet vendem a imagem de que para valer você tem que ser bonita. Entra no fundo do nosso cérebro.

Numa sociedade tão sexual como a nossa, uma loja de camisinhas é um alívio, é uma prova de consciência. É um lugar que vale uma visita.

:).
Endereço: Warmoesstraat 141, +31 020 627 4174, condomerie.com. Mon-Sat 11am-6pm, Sun 1pm-5pm

=================================================
Descontos para seguidores:
➜ Desconto de até R$ 179 no AirBNB
Primeira viagem de graça pelo Buser
➜ Desconto de USD 10 na anuidade da Worldpackers
➜ Desconto em Seguro viagem
➜ Reserve ingressos para qualquer atração na Europa e fuja das filas
➜ Chip de viagem internacional para ficar conectado em qualquer lugar do mundo

Precisa de hospedagem barata em qualquer lugar do mundo?
Reserve por Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!
E que tal visitar museus pela Europa sem fila?
Reserve com o TicketBar Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Quer saber tudo e mais um pouco sobre veneza?
Compre o e-book! Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Tradutora, redatora e mochileira, trabalho de qualquer lugar desde 2018. Mostro que é possível fazer intercâmbio e mochilão sem precisar gastar demais. Até agora, visitei 23 países, morei na Holanda, na Alemanha, na China. Fiz 5 intercâmbios - 3 com bolsa de estudos e outros trabalhando ou como voluntária - fiz voluntariado no Brasil e na Europa, mochilão pela Europa, e agora estou no Brasil, último destino: Peru.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

virandogringa