Curso de tradutor online: começando do zero

Decidi ser tradutora porque queria trabalhar de qualquer lugar e a carreira que escolhi na época do vestibular não permitia isso. Sou formada em Engenharia Florestal e comecei a traduzir dois anos depois de formada.

Tentei trabalhar na área ambiental por um tempo, antes de decidir mergulhar na tradução de verdade. Em 2016, quando consegui meu primeiro emprego como tradutora, nunca imaginei que um dia teria um curso sobre o assunto!

Mas a vida surpreende, e agora tenho um curso de tradução online, que fiz especialmente para a Worldpackers, uma plataforma de viagens e nomadismo digital.

Ele tem duração de 2 horas e te dá dicas para começar a trabalhar com tradução. Criei esse curso para compartilhar dicas básicas sobre como começar nessa carreira.

Cada aula é uma etapa do meu processo na carreira de tradutora freelancer nos últimos cinco anos. Busco responder as principais perguntas de quem quer começar, e compartilho coisas que eu gostaria de ter ouvido quando comecei.

Quais são as aulas nesse curso de tradução online?

Nas duas horas de curso, vamos falar sobre:

1 – Preciso ter diploma de Letras pra ser tradutor?
2 – Quais são as áreas da tradução?
3 – Como adquirir experiência com trabalhos voluntários
4 – 15 sites para conseguir trabalhos de tradução
5 – Dicas para conseguir trabalhos de tradução
6 – Tutorial sobre as CAT Tools e outras ferramentas de tradução – parte 1
7 – Tutorial sobre as CAT Tools e outras ferramentas de tradução – parte 2
8 – Quanto cobrar pela sua tradução
9 – Como fazer networking com clientes e colegas
10 – Conheça os tradutores que admiro

PRINCIPAIS DÚVIDAS

Preciso de diploma de Letras para ser tradutor freelancer?

Eu não tinha formação em Letras quando comecei e conheço centenas de tradutores com a mesma história. Decidi ser tradutora porque queria trabalhar de qualquer lugar e a carreira que escolhi na época do vestibular não permitia isso.

Dois anos depois de começar a fazer freelas de tradução é que fui fazer uma pós na área, pela Estácio. Portanto, posso dizer por experiência própria que é possível ser tradutor sem diploma de Letras ou Bacharelado em Tradução.

Porém é muito importante dizer que este caminho exige um alto grau de pró-atividade, ou seja, você precisa correr atrás. Você precisa estudar inglês constantemente, se atualizar, ter um bom posicionamento online, se informar sobre as novidades do setor, participar de congressos e eventos, fazer cursos de aprimoramento e – finalmente – ganhar a confiança de clientes individuais ou agências.

Se manter como tradutor leva tempo, como qualquer profissão.

Quero ser tradutor, por onde começar?

O primeiro passo para ser tradutor é conhecer quais caminhos você pode seguir dentro da profissão, pois são muitos. Um profissional da área de tradução pode trabalhar com legendagem, ser intérprete de conferências, tradutor técnico, tradutor juramentado, entre muitas outras opções.

Respondo essa pergunta logo no começo do curso, explicando quais são as possíveis áreas para trabalhar com tradução. Aprendi tudo na base da tentativa e erro, no começo com uma proporção de erros um pouco maior do que eu gostaria! hahah

Você não precisa cometer os mesmos erros que eu! Nesse curso de tradução online te mostro quanto cobrar por uma tradução, como encontrar clientes de tradução, onde fazer trabalhos voluntários para construir portfolio e ainda indico duas ferramentas online e gratuitas para acelerar seu processo de traduzir.

Como saber se esse curso de tradutor online é pra você?

Assistindo a primeira aula gratuita no link abaixo 🙂

O conteúdo do curso de tradutor online é de nível básico, para quem tem facilidade com idiomas e quer ser tradutor, mas não sabe por onde começar. Foquei em quem quer trabalhar online, principalmente os viajantes que querem se tornar nômades digitais. Portanto, se você já fala outro idioma e sonha em viajar o mundo trabalhando, é pra você!

Clique aqui para conhecer o curso e pegar o cupom de desconto de 20%

none

Tenho um código de desconto de 10 dólares, ou seja, por volta de 20% do valor do curso.
Para aproveitar esse desconto é só usar o cupom VIRANDOGRINGA na hora do pagamento.

Leia Mais

– Fiz intercâmbio, posso ser tradutor?
– Como se tornar tradutor: dicas e vídeos para iniciantes
– Quanto cobrar por uma tradução
– Tradutor: como otimizar suas pesquisas no Google
– Minha experiência com nomadismo digital sendo tradutora e redatora