Virando Gringa

Entrevista com ganhadora de Bolsa do Programa de Mestrado Chevening – Reino Unido

O programa de bolsas Chevening para mestrado no Reino Unido é um dos mais concorridos do mundo!

Isso é porque ele é mesmo um sonho: Essa bolsa cobre as taxas do mestrado (para você ter ideia do valor, por exemplo, a Bruna do Partiu Intercâmbio citou que para MBA cobre taxas de até 18 mil libras); além das taxas escolares, eles ainda fornecem uma bolsa mensal pra custos de vida, os custos de viagem do Brasil até lá e de volta, dão uma taxa de instalação para te ajudar quando chegar no Reino Unido, cobrem todas as taxas de visto. Tá bom pra vocês?

Ainda não acabou! O bolsista Chevening ainda tem uma ajuda com viagens, se for para participar dos eventos Chevening pelo Reino Unido.

Pensando nessa bolsa incrível, não perdi a oportunidade quando vi uma colega conseguindo esse feito de ser escolhida! Pedi para a Thais falar um pouco sobre como ela passou de candidata para Chevening Scholar!

  • Pra começar, poderia só falar um pouquinho da sua história profissional e pessoal? Por exemplo, de que cidade vc vem, qual foi seu curso de graduação (em qual universidade) e se fez algum intercâmbio na graduação.

“Eu nasci e moro em Nova Petrópolis, uma cidade de aproximadamente 20 mil habitantes, localizada no interior do Rio Grande do Sul. Estudei Direito na Universidade Feevale, me formei em 2017, e logo depois iniciei uma especialização em Relações Internacionais na UFRGS.”

Minha vida acadêmica sempre foi muito intensa: participei por 4 anos do Diretório Acadêmico do Direito, fiz iniciação científica, integrei equipes em competições jurídicas em diversos lugares no Brasil, fui monitora e sempre me dediquei bastante aos estudos. Além disso, trabalhei durante toda a graduação (tanto no setor público, quanto no privado).

Ainda que eu nunca tenha feito intercâmbio na graduação, no ano passado fui selecionada e consegui uma bolsa para representar o Brasil como Jovem Delegada na 14a Conferência Internacional de Direitos Humanos, na sede da ONU, em NY. Essa experiência foi muito rica e acredito que tenha sido um diferencial na minha aplicação!

Hoje, com 26 anos, embarcarei para o Reino Unido para fazer mestrado em Politics and International Relations (Política e Relações Internacionais), na Durham University.”

Durham University

  • Qual o perfil de aluno que você acha que é selecionado para um bolsa como essa? Existe alguma coisa que o aluno precisa ter impreterivelmente?

“O próprio Chevening postou, ao divulgar o início das inscrições para o processo desse ano, que eles procuram pessoas com ambição, potencial de liderança, networking skills e uma boa trajetória acadêmica. Ou seja: eles deixam bem claro o perfil que buscam!

É justamente esses itens que deverão ser evidenciados na sua application. Acredito que nenhum desses itens seja mais importante que o outro: é preciso um conjunto de qualidades para ser um bolsista Chevening.”

  1. O que você recomenda para quem vai se candidatar para Chevening e ainda está no meio da graduação? O que essa pessoa pode fazer para ter um currículo que vai favorecê-la? (ou pelo menos o q vc fez no caso haha) O que quero dizer com isso: a partir das perguntas anteriores podemos traçar um perfil de aluno, assim as pessoas que estão lendo poderão usar as dicas pra se prepararem. Vc tinha o perfil desde o começo?

“Eu descobri que tinha o perfil do Chevening somente quando estava aplicando para a bolsa. Quer ver um exemplo? Anos atrás, ao participar do órgão de representação estudantil, jamais imaginaria que isso poderia ser tão impactante para conquistar a bolsa de estudos! Graças a essa experiência pude demonstrar meu potencial de liderança e também citar exemplos de networking.

Eu fiquei sabendo da bolsa Chevening depois que já estava formada, então se você está na graduação e já está se inteirando sobre ela, você tem uma oportunidade incrível nas mãos!

Se você está na graduação e quer aplicar para o Chevening no futuro, minhas dicas são:

  • Melhore seu nível de inglês: vale estudar sozinho ou fazer cursinho. O importante é melhorar a fluência para fazer, futuramente, a prova de proficiência e a aplicação para as universidades e para a bolsa;
  • Adquira experiências profissionais: faça trabalhos voluntários, estágios, encontre um emprego fixo. Acumule esse tempo de experiência tanto para conseguir aplicar para o Chevening, quanto para se desenvolver (hard e soft skills adquiridos no ambiente profissional são muito importantes!).
  • Busque um networking de qualidade ao longo da graduação. Vá em palestras, converse com pessoas que sejam referência na sua área, crie uma boa relação com professores e colegas, conecte-se com a rede alumni do Chevening. Essas pessoas poderão lhe ajudar muito no futuro (e você poderá ajudá-las também)!”

Sua trajetória profissional contribuiu para ser selecionada pra essa bolsa? Tem algum estágio ou emprego q vc teve q te favoreceu pra esse processo seletivo?

“Eu tenho mais de 7 anos de experiência profissional, mas não mencionei nenhum exemplo profissional nas essays e entrevista. Ao fazer o exercício de autoconhecimento para escrever a application, percebi que os exemplos que melhor ilustravam meu potencial de liderança e networking estavam fora do ambiente de trabalho.

No entanto, tenho convicção de que minha trajetória profissional contribuiu para a minha seleção, já que essas experiências foram muito importantes para o meu desenvolvimento e crescimento. Além disso, uma das cartas de recomendação que apresentei era profissional.”

  • O que você NÃO recomenda pra quem quer se candidatar pra essa bolsa?

“Não se compare aos outros candidatos! Ao longo da minha trajetória, conheci pessoas com currículos impressionantes e que acumularam grandes experiências de vida. Não fiz intercâmbio na graduação, não estagiei em uma organização internacional, nunca fiz voluntariado no exterior, tampouco trabalhei para uma multinacional de renome.

Mas também nunca me diminui por conta disso, nunca achei que eu teria menos chances do que os outros que passaram por isso. Cada pessoa tem uma trajetória única e você deve saber valorizar as suas experiências e qualidades!”

  • Qual foi sua maior dificuldade no processo seletivo pra essa bolsa?

“Lidar com a ansiedade! O Chevening é um processo longo (desde que comecei a aplicar até saber que tinha conseguido a bolsa se passaram 10 meses!) e composto por várias etapas.”

“Enquanto esperava o resultado, participei de outros processos de bolsas de estudo, comecei a meditar e tive um apoio enorme da minha família e amigos. Então é importante desenvolver sua inteligência emocional para lidar da melhor forma possível com esse processo.”

  1. Qual foi a coisa mais fácil no processo seletivo pra essa bolsa (se é que isso existe hahauah)

“Para mim, a parte mais tranquila foi explicar o meu plano de carreira. Desde 2013 tenho um objetivo profissional muito sólido, e desde então venho me planejando para alcançar esse objetivo.”

“Então posso dizer que, ao longo de todo processo, explicar quais são meus planos para o curto, médio e longo prazo não foi tão desafiador quanto as outras etapas do Chevening.”

  • Quais são seus planos futuros nessa nova fase da vida? Pretende ficar morando por aí, pretende voltar pro BR?

Depois do mestrado retornarei ao Brasil e darei continuidade ao meu plano de carreira.

  • Tem alguma coisa q vc quer dizer pra quem vai tentar Chevening ou qualquer outra bolsa? Feel free!

“Lembre-se da frase atribuída a Walt Disney: if you can dream it, you can do it! Muitas vezes o sonho de conseguir uma bolsa de estudos pode parecer inalcançável.

Em certos momentos, é possível que você duvide de si mesmo e da sua capacidade, mas não deixe que isso o limite. Se você aplicar para várias bolsas de estudos (como eu fiz), é possível que receba muitos “nãos” (como eu recebi). Mas tenha em mente: você só precisa de um “sim”! Aprenda com os erros e procure melhorar, sempre!

If you can dream it, you can do it. Dedique-se, corra atrás dos seus sonhos, persista e mostre sua paixão. Assim, no momento certo, você conquistará seu objetivo!

Desejo muito sucesso para você!”

Acompanhe a trajetória da Thais

A Thais também tem um instagram onde conta sobre todo o processo da Chevening e sua nova vida no Reino unido, é o @mestradoabroad

Quer aplicar para o Chevening, mas não sabe se você se enquadra em todos os requisitos? Fiz um compilado com as regras gerais (há exceções e mais detalhes que não estão descritos aqui), então sempre consulte a fonte oficial para obter informações completas: o site do Chevening. … 💼 Ter pelo menos 2 anos (= 2.800 horas) de experiência profissional: vale emprego full-time ou part-time, trabalhos voluntários, estágios (desde que não sejam estágios obrigatórios da graduação)… Sua experiência profissional não precisa ter relação direta com aquilo que quer estudar no Reino Unido! … 👩🏻‍🎓 Ter concluído a graduação: ao finalizar a aplicação para o Chevening, é necessário que você já tenha concluído a graduação. … 📝 Ter proficiência em inglês: vale IELTS (academic), TOEFL iBT, PTE (academic) e outros. Precisa alcançar uma nota mínima exigida pelo Chevening até o dia 11 de julho de 2019. … 👩🏻‍🏫👩🏻‍💻 Ter 2 cartas de referência: se você for selecionado para a próxima etapa (entrevista), os referees receberão um email do Chevening e precisarão subir a carta de recomendação. Combine isso com eles antecipadamente, para que não tenha qualquer contratempo. … 🇬🇧 Escolher 3 cursos: precisa ser mestrado, em qualquer universidade do Reino Unido, full-time, modalidade taught (não vale para research!). Precisa demonstrar que foi aceito (através da unconditional offer) até o dia 11 de julho de 2019. … 🤔 Ficou com alguma dúvida sobre os requisitos? É só me pedir nos comentários! . #Chevening #IAmChevening #ChosenForChevening #MyCheveningJourney #CheveningInBrazil #UKinBrazil #estudarfora #estudarnoexterior #bolsasdeestudos #mestradoabroad #loveuk #scholarship #mastersdegree #studyabroad

Une publication partagée par Taís Fernanda Blauth (@mestradoabroad) le

Outros relatos sobre bolsa Chevening

Se quiser saber mais e mandar perguntas, também tem relato de outro selecionado da mesma bolsa, o André, neste post.

Precisa de hospedagem barata em qualquer lugar do mundo?
Reserve por Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!
E que tal visitar museus pela Europa sem fila?
Reserve com o TicketBar Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Quer saber tudo e mais um pouco sobre veneza?
Compre o e-book! Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *