Como exportar sua lista de seguidores do Instagram para Excel

Nesse post te ensino como exportar os seguidores do Instagram, ou seja, copiar a lista de seguidores do seu Instagram para uma tabela. Essa ferramenta é gratuita e funciona para contas pequenas, até uns 15k ou 20k. Para contas muito grandes você precisará pagar.

No meu caso consegui exportar a lista de seguidores com a versão gratuita. Antes de usar essa ferramenta, já havia tentado obter a lista de seguidores de muitos jeitos, até copiando manualmente usando o Instagram pelo PC. Me cansei nos primeiros 300 dos 12k seguidores.

Também tentei usar aplicativos para ver quem segue, quem dá like e essas coisas, mas o Instagram bloqueia esse tipo de aplicativo toda hora e a gente nunca sabe qual vai estar funcionando no momento. Tentei vários que mostravam ghost followers, mas todos davam erro.

Então procurei outras maneiras de exportar a lista de seguidores do Instagram e encontrei uma extensão do Google Chrome. Se chama Phantombuster. Achei a interface muito fácil – fiquei até suspeita achando que era golpe. Mas não pedem cartão de crédito, na verdade não pedem nenhum dado além do seu nome, nome da empresa e e-mail.

Como exportar lista de seguidores do Instagram

Phantombuster

O Phantombuster é um site que tem um monte de phantoms, que são ferramentas pra executar ações automatizadas. Basicamente, você fornece dados de entrada (o perfil de uma pessoa numa rede social), a plataforma busca dados ou executa uma ação e fornece um arquivo com os resultados.

O arquivo de saída no caso desse phantom específico que usei, o Instagram Following Collector, vai gerar lista de seguidores no Instagram com nome de usuário, nome completo e mais algumas informações que forem públicas no perfil de cada pessoa. Na tabela final as colunas ficam profileUrl, username, fullName, imgUrl, id, isPrivate.

Na versão de trial tem limite de até 400k seguidores. Aqui vai o passo-a-passo de como extrair os seguidores do instagram para contas pequenas:

  1. Criar uma conta no site Phantombuster (plano free!)
  2. Instalar a extensão Phantombuster no seu Chrome (navegador)
  3. Voltar ao site deles e Fornecer a URL do seu Instagram, num formato tipo assim: https://www.virandogringa.com.br
  4. Clicar em Conectar ao Instagram, que vai gerar um número de cookie:

Depois disso clique em Salvar e vá em frente. Vai aparecer apenas mais uma tela, e é só conferir se está tudo certo e clicar em “Launch”. Depois clicar em Download CSV para baixar a lista de seguidores.

Você vai obter um arquivo em formato CSV e vai parecer estranho quando abrir no Excel. Isso é porque você precisa converter o arquivo para XLX ou XLXS, que é a extensão do Excel.

Exportar mais de 9k seguidores

Atenção! Se você tem mais de 9k seguidores, pode precisar extrair a lista por partes. Para isso funcionar, você precisa selecionar raspagem repetida. Apenas clique em “Repeatedly” e selecione 8 vezes por dia, e depois “Save”.

Depois disso é só clicar em Launch e seguir as instruções acima de como baixar lista de seguidores para o PC.

E por que exportar seguidores do Instagram?

Boa pergunta. Tenho uma razão principal para fazer essa análise sobre a minha lista de seguidores do Instagram: entender melhor minha conta. Com esta lista, posso analisar os seguidores: quem interage diariamente e quem seguiu mas nunca interagiu?

Posso cruzar essa lista com uma lista de quem deu like nas fotos dos últimos meses e ver qual parcela dos seguidores mais interagiu. Usando a ferramenta mais a fundo você pode descobrir mais sobre o público, o que estão falando nas descrições de seus perfis, quantos seguidores têm em média, quais hashtags estão usando e outras coisas.

Essas perguntas são extremamente valiosas para criar uma marca e se relacionar com um público em específico.

Também é ótimo para monitorar a evolução da conta e observar o impacto de algumas campanhas de marketing. Ao salvar a quantidade de seguidores que a conta tem todos os dias, você não está adivinhando, mas sabe com certeza como está a conta.

Tradutora, redatora e mochileira, trabalho de qualquer lugar desde 2018. Mostro que é possível fazer intercâmbio e mochilão sem precisar gastar demais. Até agora, visitei 23 países, morei na Holanda, na Alemanha, na China. Fiz 5 intercâmbios - 3 com bolsa de estudos e outros trabalhando ou como voluntária - fiz voluntariado no Brasil e na Europa, mochilão pela Europa, e agora estou no Brasil, último destino: Peru.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

virandogringa