Inscrições Abertas: Bolsas para estudar no Japão

O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) está chamando estudantes brasileiros, de até 34 anos, para realizarem pesquisas acadêmicas em algumas universidades do país. 

civilizacao-japonesa

Segundo o governo japonês, as bolsas são válidas para várias áreas de conhecimento, e tem foco na graduação. Porém é possível prolongar a estadia se o aluno quiser fazer mestrado e doutorado.

Para se candidatar, não é necessário saber Japonês, mas como toda bolsa internacional, você precisa ter inglês. Porém, segundo a Época, “caso o projeto de pesquisa do candidato incluir bibliografia em língua japonesa, será necessário um conhecimento prévio do idioma”.

Entre os benefícios oferecidos pela bolsa, estão incluídos: ajuda mensal de 143.000 ienes mensais (cerca de R$ 3,5 mil), passagem de ida e volta e isenção de taxas escolares (tuition fees). Além disso, conforme a universidade escolhida, o estudante também ganha um curso de japonês nos seis primeiros meses da bolsa.

O sortudo que pegar essa bolsa, passará dois anos no Japão a partir de abril de 2016 e ficará até março de 2018. Já para o programa de um ano e meio, o embarque será em outubro de 2016. No início da bolsa, o bolsista realiza pesquisa acadêmica – o programa de mestrado ou doutorado requer aprovação no processo seletivo da universidade japonesa.

As inscrições já estão abertas e vão até 29 de maio. Pequena mancada: As inscrições precisam ser realizadas no Consulado do Japão de São Paulo – presencialmente ou através de procuração. Mas, segundo a Revista Época, como a circunscrição consular inclui apenas os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e região do Triângulo Mineiro, só serão recebidas inscrições de candidatos residentes nesses locais. Os candidatos residentes em outras localidades devem consultar a jurisdição consular no site

Pô, meio exclusivo, né? Mas não custa tentar, afinal é uma bolsa excelente. Japão com tudo pago!

O exame de proficiência de japonês e inglês será realizado no dia 9 de junho e, quem for aprovado, fará uma entrevista no dia 2 de julho. Para conferir os documentos necessários, clique aqui.

Todas as informações foram retiradas da Revista Época. Com alterações de Juliana Arthuso (Virando Gringa).

=================================================
Descontos para seguidores:
➜ Desconto de até R$ 179 no AirBNB
Primeira viagem de graça pelo Buser
➜ Desconto de USD 10 na anuidade da Worldpackers
➜ Desconto em Seguro viagem
➜ Reserve ingressos para qualquer atração na Europa e fuja das filas
➜ Chip de viagem internacional para ficar conectado em qualquer lugar do mundo

Precisa de hospedagem barata em qualquer lugar do mundo?
Reserve por Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!
E que tal visitar museus pela Europa sem fila?
Reserve com o TicketBar Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Quer saber tudo e mais um pouco sobre veneza?
Compre o e-book! Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Tradutora, redatora e mochileira, trabalho de qualquer lugar desde 2018. Mostro que é possível fazer intercâmbio e mochilão sem precisar gastar demais. Até agora, visitei 23 países, morei na Holanda, na Alemanha, na China. Fiz 5 intercâmbios - 3 com bolsa de estudos e outros trabalhando ou como voluntária - fiz voluntariado no Brasil e na Europa, mochilão pela Europa, e agora estou no Brasil, último destino: Peru.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

virandogringa