Virando Gringa

O que é o teste de inglês TOEFL e para que serve?


TOEFL significa: Test of English as a Foreign Language. Ou seja, teste de inglês como língua estrangeira. Ele é feito para quem não fala inglês como língua materna, não cresceu falando inglês, não nasceu falando inglês.

O foco desse teste é a vida em outro país no âmbito de uma Universidade ou uma Empresa, ou seja, ele é fundamental para quem vai estudar fora, fazer intercâmbio, ou morar fora para trabalhar.

Como exemplo de quem pede o teste TOEFL podemos citar: Universidades nos Estados Unidos, Universidades na Austrália, na Holanda, e na Inglaterra. Além disso, mesmo em países de língua alemã ou francesa, pode ser que peçam o TOEFL também caso você vá trabalhar ou estudar em ambiente internacional, como uma Universidade de ponta, ou uma empresa grande como a Loreal Paris, ou a Renault, ou sei lá, qualquer uma dessas multinacionais enormes por aí.

Minha dica: estude muito. Muito mesmo. Não precisa ir para uma escola cara, você pode estudar em casa se estiver sem grana!

Uma ótima dica para estudar em casa está nesse post AQUI.

Outra dica é o site NOTEFULL,  que tem conteúdo preparatório gratuito para o TOEFL.


O que o cara ganha com esse site? Visitas que vêem os anúncios dele, e views do youtube. Não é maracutaia, é só uma pessoa muito inteligente espalhando conhecimento. Dentro do Notefull também tem material para comprar, mas eu fiz tudo pela parte gratuita, e tirei 102 no meu primeiro TOEFL. Com essa nota já consegui passar em vários processos seletivos, um deles na Wageningen University (Holanda).

Detalhes da prova

1) Reading Section (Compreensão escrita)
Tempo: 60-90 minutos
Tarefa: 3-5 trechos a serem lidos
Questões de múltipla escolha: de 36 a 70
Escala de pontuação: 0-30

Score parcial (que vai somar pra dar a nota final de 0 a 120): alto (22 a 30), intermediário (15 a 21) ou baixo (0 a 14)

2) Listening Section (Compreensão oral)
Tempo: 60-90 minutos
Tarefa: 2-3 diálogos, 4-6 trechos de áudio
Questões de múltipla escolha: 34-51
Nota parcial: 0-30

Intervalo (10 minutos) – Você tem um intervalo programado no meio da prova e pode sair da sala, tomar um café, etc. Se levar um lanchinho, essa é a hora de comer pois não pode levar comida com você pra dentro da sala de prova. Nem bebida nenhuma.

3) Speaking Section (Expressão oral)
Tempo: 20 minutos
Tarefa: 2 independentes, 4 integradas
Número de questões: 6
Escala de pontuação: 0-30 (cada uma das questões é avaliada em uma escala de 0 a 4, e a soma é convertida em uma escala de 0 a 30). Nota parcial, quatro níveis: bom (26–30), razoável (18–25), limitado (10–17) ou fraco (0–9)

4) Writing Section (Expressão escrita)
Tempo: 50 minutos
Tarefa: 1 independente, 1 integrada
Questões: duas
Escala de pontuação: 0-30 (cada uma das questões é avaliada em uma escala de 0 a 5, e sua soma é convertida em uma escala de 0 a 30). Posiciona o aluno em três níveis: bom (24–30), razoável (17–23) ou limitado(1–16)

Essas 4 competências somam a nota final, que vai de 0 a 120. Quando você recebe o score, vai ver o desempenho de cada parte separadamente.

 

Precisa de hospedagem barata em qualquer lugar do mundo?
Reserve por Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!
E que tal visitar museus pela Europa sem fila?
Reserve com o TicketBar Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Quer saber tudo e mais um pouco sobre veneza?
Compre o e-book! Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


2 comentários sobre “O que é o teste de inglês TOEFL e para que serve?

  1. Pingback: Cinco canais para aprender inglês no Youtube - Virando Gringa

  2. Pingback: Cinco canais para aprender inglês sozinho no Youtube - Virando Gringa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *