Virando Gringa

Checklist pré-festival: O que levar – e o que não levar – pro Psicodália

Já expliquei o que é o Psicodalia, e fiz um post pra você descobrir se vale a pena ir nesse festival. Sou suspeita pra falar, pois foi um dos eventos que mais gostei de ir em 2018, ou na vida toda mesmo.

Pra saber mais sobre o festival, saiba se vale a pena ir ao Psicodalia.

O que levar pro Psicodália

 

Utensílios de cozinha e acampamento

Pra quem nunca acampou, às vezes é difícil prever o que pode se tornar fundamental pra dormir no mato. Não que eu seja a exploradora das florestas do mundo, longe disso, mas acampo desde pequena com minha família e gosto muito. Então tenho algumas dicas que podem te ajudar para a situação específica de acampar numa região fria como é a região onde acontece o Psicodalia.

Na região da serra de santa catarina e paraná, o ambiente pode ser meio hostil pra acampar, porque chove, é frio, forma lama…Então lembre de levar lonas pra fazer uma “barracona” por cima da sua barraca e quem sabe a dos vizinhos! Você ainda pode fazer amigos dessa forma 🙂

Coloque uma lona por cima da barraca e outra lona por baixo. Pra que? -> A pior coisa pra quem já tá dormindo num colchonete em barraca é sentir umidade entrando por baixo de você, ainda mais no frio. Dormir assim depois de ter curtido o dia todo é muito ruim, não desejo pra ninguém.

Não esqueça de levar cordas. Observe na foto acima uma pessoa que só jogou a lona por cima da barraca sem cordas (à esquerda). Essa lona não serve pra muita coisa além de segurar um pouco a água de uma garoinha, uma chuva leve, talvez um sereno. No caso do ambiente de serra onde fica esse festival, essa lona pode atrapalhar! Esse pessoal da primeira barraca acordou com água gotejando do “telhado” da barraca porque a lona serviu pra criar pequenas calhas de acumulação de sereno e chuva e contribuiu pra entrar ainda mais água na barraca. Não passe por isso, vá preparada (o)!

Agora observe a lona laranja no centro da foto. Essa pessoa usou bambu e cordas pra formar um telhado acima da sua barraca e a do vizinho, que não encosta na barraca (ou seja não permite que a água escorra por entre os panos, nem forme poças). Esse pessoal ficou sequinho mesmo com o vendaval que ocorreu no meio do festival (acredito que foi no terceiro dia, não me lembro direito). Como a lona estava bem esticada, ela rebatia a chuva e não deixava a água se acumular – que por sinal é a função de um telhado de lona!

“Tragam bacias, tragam panelas”: Lá tem cozinha gratuita pra vc cozinhar o que quiser, e você pode levar quantos mantimentos quiser, não tem fiscalização da mochila na entrada. Porém em 2017 teve polícia no caminho. Isso é outro assunto. Mas enfim na entrada do festival ninguém vai monitorar o que você leva ou deixa de levar, então você pode planejar café-da-manhã, almoço e janta e tem tudo lá. Você não precisa mais que duas panelas pra preparar qualquer refeição.

Leve um fogãozinho portátil/fogareiro ou combine com algum acampamento que já o tenha. Vale muito mais a pena cozinhar do que gastar grana comprando comida pronta. Mas vai de você e suas preferências. Se eu estivesse com um pouco mais de grana talvez até comprasse comida mesmo. No último dia comprei, de cansada que tava 😛

Itens de higiene pessoal e roupas

GALOCHA/BOTINA: precisa ser um sapato que aguenta porque tem lama pacas.

POTE/BACIA: Leve algo pra usar de apoio pra lavar a louça e fazer comidas.

ALIMENTOS SECOS: Comidinhas que não apodrecem, como frutas secas castanhas bolachas e coisas assim duram muito mais em acampamento.

LANTERNA: Muito mais útil do que pensei que poderia ser! Voltando do show de noite os acampamentos até que são iluminados, mas em alguns cantinhos os postes falham um pouco. Ainda mais pra quem é mulher, é sempre bom ter uma fonte de luz pra saber onde tá indo, quem tá vindo na direção contrária ou atrás de você.

COMO DORMIR DIREITO MESMO ESTANDO NUM FESTIVAL: Tapa olho e tapa ouvido porque nem todo mundo dorme na mesma hora e pelo menos pra mim luz é fundamental pra dormir e acordar.

O que não levar pro Psicodália

Mochila muito grande: Leve uma mochila média (30L, 50L max) com as roupas pra 5 dias e acessórios e tal, mas não leve mochila pra curtir o festival durante o dia. Melhor pochete ou nada. Ficar andando pra la é pra cá de bolsa só vai te travar os braços, as costas e a energia. E te impedir de dançar, correr, rolar na lama, etc.

Carne: a não ser que você leve uma geladeira junto com você, ou queira ficar cuidando de um cooler e comprando gelo pra repôr. Não vale a pena levar carne pra lá. Requer uma estrutura muito grande pra conservar. A não ser que seja uma carne propícia pra isso, como carne de sol bem sequinha ou alguma carne já defumada que aguenta ficar em temperatura ambiente de boas.

Rojão: Isso é tão absurdo que parece mentira, mas não é. Eu conheci alguns caras que tinham levado rojões pra lá e estavam planejando soltar as 3 da manhã pra “fazer uma zuera com as pessoas do acampamento”. Fiz a maior campanha pra que não o fizessem. Acredito que mais gente deve ter falado no ouvido deles, porque não rolou a “brincadeira” (sem graça pra caralho por sinal).

Precisa de hospedagem barata em qualquer lugar do mundo?
Reserve por Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!
E que tal visitar museus pela Europa sem fila?
Reserve com o TicketBar Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Quer saber tudo e mais um pouco sobre veneza?
Compre o e-book! Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *