oktoberfest-girl-holding-beers

Oktoberfest em Munique: dicas essenciais para quem vai pela primeira vez

Esse post é sobre a primeira vez que fui na Oktoberfest em Munique
 
Bom, pra começar, uma explicação rápida do que é a festa: A Oktober é um festival de cerveja, e também e uma feira de produtos típicos alemães, e também tem parque de diversões, com roda gigante, montanha russa e outros brinquedos malucos. Neste ano a montanha russa tinha 3 loopings…ou seja, os alemães estavam só esperando o pessoal botar toda aquela cerveja de volta na festa 😛 Eca!
A oktober é celebrada tradicionalmente no estado da Baviera (Bayern, ou a tal da Bavaria, que dá nome à cerveja no Brasil). Munique fica no sul da Alemanha, a 500km de Berlim, só pra você ter uma referência.
 
Todo ano o pessoal começa a loucura em meados de setembro e termina duas semanas mais tarde, no primeiro domingo de outubro – daí o nome Oktoberfest em Munique.
Aqui o pessoal da WUR! E a bandeira é do International Eramus Student Network aqui de Wageningen, que organizou tudo pra gente ir se divertir!
Se você for com grupos é sempre bom identificá-los com alguma coisa bem chamativa, como os nossos lindos green hats! Isso ajuda a não se perder, porque a festa é enoooorme, e lotada de gente do mundo todo!
E ao fundo na foto você vê “Hauptbahnhof”, que significa “Estação Central” em alemão. É um bom lugar pra pontos de encontro no final da festa pra ir embora, porque é grande e fácil de ver. Só fica meio difícil falar esse nome depois de ter “degustado” todas as cervejas…
Raupabanchof…haupchanbof…ráibãnrofi…ráutbanroófii….WHAT?
agora f…….eu de vez!! haha

Clima na Oktoberfest em Munique

 

Se você viu as fotos, se apaixonou e já está pensando em comprar os tickets…Uma dica da vovó: “Lá é frio! Leve blusa!”
Outubro é outono na Alemanha (não só lá, claro! hahaha), e isso quer dizer que um vento frio vem do norte cortando, e tem sempre aquela chuvinha geladinha no meio da tarde, pra dar uma “refrescada”. Então, sendo brasileiro, não dá pra bobear, pois o tempo muda de uma hora pra outra.
Meninas: aproveitem pra usar aquele sobretudo que você comprou só porque é lindo, que no Brasil nunca dá!
Maior frio, e enquanto isso os alemães de bermuda, só pra ficar no visual tradicional da festa!
Roupas da região da Bavaria!
A festa acontece desde 1810! E a primeirona de todas foi feita em homenagem ao casamento do Rei Luís I da Bavaria, com a princesa Teresa.
A primeira Oktoberfest em Munique aconteceu então para todos os moradores da cidade, no mesmíssimo parque em que acontece até hoje! Pode considerar inacreditável, mas no início, a cerveja não estava disponível na Oktoberfest. Álcool só poderia ser comprado e apreciado fora do local, que era coisa da realeza. Depois, o pessoal percebeu que não fazia sentido, e abriram o local para os vendedores, que já existiam do lado de fora desde sempre, e foi só então que as tendas das cervejarias começaram a ser parte da festa.
Começaram tudo em homenagem a um casamento, uma coisa bonitinha, cheia de frufru e regras!
Para que depois de 200 anos, os visitantes do mundo todo fossem lá e fizessem fotos como esta:  
É isso aí ! Well done!
Mas tá valendo! 
Pois é, hoje em dia todo mundo solta a franga, os cachorros, e tudo mais que quiser na Oktoberfest, inclusive os alemães.  A festa é cheia de turistas, mas representa mais ou menos o que o carnaval é pro brasileiro: hora de ficar bêbado e fazer merda.
Com a emigração dos alemães, a festa mais popular da Alemanha espalhou-se pelo planeta. Hoje existem versões da Oktoberfest em diversos países, como: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Japão, Itália, Vietnam, entre outros…Legal né?

Decidiu ir?
Recomendação importante: Reserve uma mesa com antecedência!

Pra entender como é difícil arrumar lugar pra sentar na Oktoberfest em Munique…Lembra daquela Festa das Nações, quando você vai visitar sua vó pro feriado, lá em Piracicaba?
Pois é, mais concorrida que essa!
E detalhe: se não sentar numa mesa, não pode comprar cerveja…em nenhuma tenda…MESMO!
Te garanto que não jeitinho brasileiro que resolva essa “treta”, digo por experiência própria.
Ainda bem que o pessoal do IxESN arrumou tudo antes pra gente!
tena da Hofbrau (HB)

E mesmo com as reservas ficamos uma hora na fila pra entrar na tenda! Mas vale a pena, a atmosfera das tendas é bem receptiva, e as pessoas estão lá pra curtir.

O nome da tenda é impossível de pronunciar, mas daí no final você vê Paulaner…ótima cerveja!
Esse é o visual dentro de uma tenda! Pena que a música não sai na foto! É a melhor parte!
(foto by Lisi e Lidi)
Além da cerveja e das loucuras, fora da tenda você pode encontrar muita coisa boa pra comer, como crepe, pastel, o famoso salsichão alemão em suas muitas diversas formas, e esses negócios em forma de coração, que eu definiria como muffin misturado com biscoito!
É muito gostoso, além de ter “Eu te Amo” escrito em alemão, que é uma graça também.
Além da Oktoberfest em Munique também tem muita coisa bonita pra ver, é uma cidade cheia de história, e tem guias turísticos de graça na rua, mas o tour é a pé. Se estiver cansado depois das brejas, ou se não estiver a fim de andar, pode também pegar um ônibus daqueles que tem em toda cidade turística, custa em torno de 14 euros.
Sabe né? Esses ônibus vermelhos que copiam os de Londres, tem em toda capital famosa…
O visual de munique se assemelha à Holanda (na minha opinião), com as casinhas finas e compridas em alguns lugares, mas em outros pontos da cidade as coisas são bem maiores e mais majestosas!
Esse “palácio” foi construído na época do Hitler, e hoje é uma escola de artes e música. É muito lindo meeeesmo!
(Dá pra ver eu pequenininha ali?)

E está nas paradas de todos os ônibus turísticos, desculpe mas não consegui memorizar o nome pra pôr aqui! Mas você vai acabar vendo, não tem como perder isso de vista, né?
Essa é a Marienplatz, parada obrigatória para os turistas típicos. Nos dias mais felizes de sol, tem um Markt (mercado, feira) maravilhoso com muitos vegetais, frutas, nozes,  queijo, enfim, muita coisa boa pra comer e beber! Vale a parada!
Além disso, a Marienplatz é o centro da onde você pode ir ver o resto do centro histórico de Munich, e é lindo demais!
 
Rio Isar, que corta a cidade (olha as árvores nas margens, ponto pra eles!)
idem
um dos portões da cidade, quando ainda precisava ser protegida na Era Medieval.
Visual incrível para sentar e apreciar uma cervejinha, hein?
mais um dos portões da cidade
o palácio da justiça

E eu tirei poucas fotos pois não tive tempo de andar e explorar a cidade, passei apenas UM dia em Munique! Espero poder voltar para conhecê-la mais profundamente.
Com certeza, leitor, se você visitar com tempo terá muito mais pra ver!

Pra finalizar, a situação da Hauptbahnhof pós-festa…Alguns perdidos com roupas tradicionais na fila do subway, e outros mais perdidos ainda dormindo no chão…haha
Das ist alles, Leute!
Ich hoffe es hat euch gefallen.

Prost!

 

=================================================
Descontos para seguidores:
➜ Desconto de até R$ 179 no AirBNB
Primeira viagem de graça pelo Buser
➜ Desconto de USD 10 na anuidade da Worldpackers
➜ Desconto em Seguro viagem
➜ Reserve ingressos para qualquer atração na Europa e fuja das filas
➜ Chip de viagem internacional para ficar conectado em qualquer lugar do mundo

Precisa de hospedagem barata em qualquer lugar do mundo?
Reserve por Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!
E que tal visitar museus pela Europa sem fila?
Reserve com o TicketBar Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Quer saber tudo e mais um pouco sobre veneza?
Compre o e-book! Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Tradutora, redatora e mochileira, trabalho de qualquer lugar desde 2018. Mostro que é possível fazer intercâmbio e mochilão sem precisar gastar demais. Até agora, visitei 23 países, morei na Holanda, na Alemanha, na China. Fiz 5 intercâmbios - 3 com bolsa de estudos e outros trabalhando ou como voluntária - fiz voluntariado no Brasil e na Europa, mochilão pela Europa, e agora estou no Brasil, último destino: Peru.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

virandogringa