Virando Gringa

Conheça 8 instituições que dão bolsa para estudar no exterior


Vamos direto ao ponto: Você quer estudar fora e não sabe por onde começar? Então vem comigo que vou te mostrar.
Quem é como eu, e não tem grana para sair por aí estudando fora quando bem entender, tem que procurar bolsas de estudo. Mesmo que não seja seu caso, bolsas não são apenas pelo dinheiro, mas também para melhorar o currículo e, acima de tudo, uma experiência cultural que pode mudar sua vida.

Muita gente acha que conseguir uma bolsa no exterior é coisa de privilegiado. É coisa de quem tem “contatos influentes”, tipo conhece alguém naquela Universidade na Alemanha e conseguiu o e-mail pessoal do professor.

Essas ajudinhas podem acontecer sim, mas não são elas que levam milhares de estudantes para Universidades europeias, norte-americanas ou tantos outros lugares do mundo. A grande maioria dos ganhadores de bolsas não as “ganharam” exatamente. Eles batalharam muito por elas. Na minha faculdade havia muitas pessoas determinadas que me ensinaram o passo-a-passo para procurar bolsas de estudo! Neste post vou falar sobre apenas a primeira etapa: onde procurar bolsas de estudo.

Principais instituições de bolsas de estudo no Brasil e no exterior:

1. Erasmus Mundus
O programa Erasmus Mundus é mantido pela União Europeia. Oferece bolsas para pós-graduação stricto sensu – mais focada em pesquisa – para mestrado e doutorado em países europeus. De tempos em tempos surgem as “Actions”, que são as ações do Erasmus. As regras mudam de Action para Action, mas as regras gerais se mantém. Recomendo procurar grupos de Erasmus Mundus no facebook, muita gente ensina o bê-a-bá. Porém, lendo o Edital da bolsa que você quer, já vai achar muita informação.
 
 
2. Fundación Carolina

 

A instituição espanhola oferece bolsas para cursos rápidos e de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). Há sempre processos abertos, então é bom dar uma olhadinha semanal no site.

Uma boa oportunidade para conhecer Barcelona, e visitar a Sagrada Família, que parece que está em reforma desde que foi construída! hahahah 



3. Fundação Estudar
A instituição oferece bolsas que cobrem de 5% a 95% do valor de curso de graduação e pós. A seleção é anual, e envolve, na maioria das vezes: documentos diversos, carta de intenção, recomendação e um vídeo falando de você. 
 
4. Fundação Lemann
O programa Lemman Fellowship concede bolsas de pós-graduação em universidades, como Yale, Stanford, Harvard, MIT, Columbia e Oxford. Os alunos são selecionados pelas instituições, desta forma, é preciso ser aprovado no processo seletivo de cada universidade, antes de pedir a bolsa. Na verdade, a maioria das bolsas são assim, a Orange Tulip Scholaship é uma que é desse jeito também.
 
5. DAAD
Fornece bolsas para estudar na Alemanha. O processo seletivo é extremamente burocrático, e muitos documentos são exigidos por correio (não online), por isso se for se inscrever esteja preparado e fique atento às datas, pois eles não perdoam.
 
 
6. Fullbright Scholarships
Esta instituição é parceira do governo federal no programa Ciência Sem Fronteiras. As oportunidades de bolsas – mestrado e graduação – são para os Estados Unidos.
7. Chevening Scholarships
 
As bolsas de estudo deste programa são para instituições no Reino Unido. O valor da ajuda de curso é bem atrativo, cerca de 13 mil libras esterlinas (pounds). Dá para pagar as taxas escolares, e se manter de forma humilde. Se você for cuidadoso dá também para viajar.
É uma das bolsas mais competitivas do mundo, devido ao reconhecimento e qualidade.
 
8. Orange Tulip Scholarship Brazil
 
Este programa é mantido pelo governo da Holanda. O projeto destina 76 bolsas por ano para brasileiros. São oportunidades para graduação, MBA e mestrado. Não é necessário falar holandês, pois as aulas são ministradas em inglês.
Também é competitiva, pois existem algumas bolsas que cobrem tudo, desde custos de vida até taxas universitárias (tuition fee), e algumas até mesmo a passagem aérea.
 
 

Precisa de hospedagem barata em qualquer lugar do mundo?
Reserve por Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!
E que tal visitar museus pela Europa sem fila?
Reserve com o TicketBar Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Quer saber tudo e mais um pouco sobre veneza?
Compre o e-book! Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


2 comentários sobre “Conheça 8 instituições que dão bolsa para estudar no exterior

  1. Marina Gervino

    Ola, tudo bem? Você pode me passar seu contato para que eu converse com vc? Gostaria de me candidatar a bolsa erasmus mas não encontro muita coisa na internet e gostei muito dos seus comentarios. Podemos negociar? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *