Virando Gringa

Onde procurar bolsas de estudo para fazer intercâmbio?

Para se inscrever em um intercâmbio com bolsa você tem que pesquisar muuuuuito e encontrar universidades que forneçam bolsas para “International Students” ou até mesmo bolsas específicas para brasileiros. 
Como já mencionei em outros posts, não é uma coisa fácil conseguir bolsa. Mas também não é impossível, afinal eu, que não sou nenhuma Marie Curie, consegui três! Você também conseguem!

1. Instituições tradicionais que fornecem bolsas de estudo

Erasmus Mundus

O programa Erasmus Mundus é mantido pela União Europeia. Oferece bolsas para pós-graduação stricto sensu – mais focada em pesquisa – para mestrado e doutorado em paíseseuropeus. De tempos em tempos surgem as “Actions”, que são as ações do Erasmus. As regras mudam de Action para Action, mas as regras gerais se mantém. Recomendo procurar grupos de Erasmus Mundus no facebook, muita gente ensina o bê-a-bá. Porém, lendo o Edital da bolsa que você quer, já vai achar muita informação.

Governo Brasileiro

No Brasil, há três formas principais de conseguir uma bolsa: a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o programa Ciência Sem Fronteiras.
No seu início, o programa Ciência Sem Fronteiras abrangia graduação e pós-graduação.
Hoje, ele abrange Mestrado profissional e Doutorado, além de bolsas acadêmicas de curta duração para profissionais da pesquisa, confira no site.
Pausado por tempo indeterminado (notícia de agosto de 2017)

Fundación Carolina

A instituição espanhola oferece bolsas para cursos rápidos e de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado). Há sempre processos abertos, então é bom dar uma olhadinha semanal no site.
Uma boa oportunidade para conhecer Barcelona, e visitar a Sagrada Família, que parece que está em reforma desde que foi construída! hahahah

Fundação Estudar

A instituição oferece bolsas que cobrem de 5% a 95% do valor de curso de graduação e pós. A seleção é anual, e envolve, na maioria das vezes: documentos diversos, carta de intenção, recomendação e um vídeo falando de você.

Fundação Lemann

O programa Lemman Fellowship concede bolsas de pós-graduação em universidades, como Yale, Stanford, Harvard, MIT, Columbia e Oxford. Os alunos são selecionados pelas instituições, desta forma, é preciso ser aprovado no processo seletivo de cada universidade, antes de pedir a bolsa. Na verdade, a maioria das bolsas são assim, a Orange Tulip Scholaship é uma que é desse jeito também.

DAAD

Fornece bolsas para estudar na Alemanha. O processo seletivo é extremamente burocrático, e muitos documentos são exigidos por correio (não online), por isso se for se inscrever esteja preparado e fique atento às datas, pois eles não perdoam.

Fullbright Scholarships

Esta instituição é parceira do governo federal no programa Ciência Sem Fronteiras. As oportunidades de bolsas – mestrado e graduação – são para os Estados Unidos.

Chevening Scholarships

As bolsas de estudo deste programa são para instituições no Reino Unido. O valor da ajuda de curso é bem atrativo, cerca de 13 mil libras esterlinas (pounds). Dá para pagar as taxas escolares, e se manter de forma humilde. Se você for cuidadoso dá também para viajar.
É uma das bolsas mais competitivas do mundo, devido ao reconhecimento e qualidade.

Orange Tulip Scholarship Brazil

Este programa é mantido pelo governo da Holanda. O projeto destina 76 bolsas por ano para brasileiros. São oportunidades para graduação, MBA e mestrado. Não é necessário falar holandês, pois as aulas são ministradas em inglês.
Também é competitiva, pois existem algumas bolsas que cobrem tudo, desde custos de vida até taxas universitárias (tuition fee), e algumas até mesmo a passagem aérea.

 

2. Sites que divulgam bolsas de estudo do mundo todo


Existem ainda sites que mostram bolsas semanalmente pra você, direto no seu e-mail, como o Scholarships 4 DevelopmentMasters Portal (para Mestrados), o Undergraduates Portal (para graduação), O PhDs Portal (Para Doutorado), O Study in Europe (pra todos). O Bolsas Universia anuncia bolsas para o mundo todo, e o Scholarship Positions também!
O Bolsas Universia: sempre anuncia bolsas, mas tem prazos que começam e acabam muito rápido. Você pode ver a bolsa hoje e perdê-la amanhã.

Scholarships 4 developmentwww.scholars4dev.com

 

Um site simples e objetivo, que separa as bolsas por assunto e permite que você assine a lista de e-mail para receber as bolsas todo dia. Mais fácil que isso, impossível. Amo eles.Partiu intercâmbiowww.partiuintercambio.org

 

Feito pela Bruna Amaral, esse é o site mais confiável em português sobre bolsas, na minha opinião. Ela é expert, já fez 9 intercâmbios, é jornalista de formação, e não perde tempo em divulgar as oportunidades, além de entrevistas com estudantes que já ganharam bolsa e dão dicas.

Scholarship Positions – Scholarship-Positions.com

 

O site é bem desorganizado, mas as bolsas que eles divulgam nem sempre são significativas para brasileiros. Eu já encontrei diversas bolsas para brasileiros lá, mas não é específico pra gente igual o Partiu Intercâmbio.

Scholarships Bar – ScholarshipsBar.com

 

Um pouco “spammy”, porque muita bolsa que vem ali não é necessariamente uma bolsa de estudos. Por exemplo, eles divulgam partnerships de trabalho entre universidades, divulgam bolsas extremamente específicas, que são só para pessoas de país X que querem ir para país Y, cooperações governamentais, etc…MESMO ASSIM tem bolsas gerais pra encontrar também.

É preciso estar com paciência para encontrar uma bolsa para brasileiros. O design do site é horrível.

Mas vai perder de achar bolsa? Melhor procurar aqui também por via das dúvidas.

Youth Opportunities – www.youthop.com

Divulgam oportunidades de estágio, trabalho, e bolsas. O melhor design até agora!

O único problema é que tem algumas oportunidades que eles cobram pra ver. Mesmo tendo anúncios no site. Perdoamos porque, afinal, alguém tem que pagar as contas, né gente?

Sclrship – sclrship.com

[atualização de 2018]

Divulgam oportunidades do mundo todo, assim como os outros sites citados, e separam as bolsas por nível ou país. Testei alguns links e são reais mesmo, então adicionei mais esse site.

 

Opportunity Desk  – opportunitydesk.org

Esse site mostra outras oportunidades para universitários além das bolsas, como conferências, competições de universidades e empresas, oportunidades de financiamento de pesquisa de modo coletivo (laboratórios que se inscrevem em fellowships), e individuais (scholarships – as bolsas de estudo), além de empregos.

Mlaadinfo.eu

http://www.mladiinfo.eu

Mladiinfo International é uma organização independente, sem fins lucrativos, dedicada a ajudar os jovens a realizar seu potencial educacional. O site é atualizado e apoiado por jovens voluntários (europeus), com o objetivo de trazer oportunidades internacionais: bolsas de estudo, estágios, conferências e vagas de voluntariado para estudantes na Macedônia e em todo o mundo. Dedicada à juventude, atendendo às suas necessidades e desafios, a Mladiinfo International tem como missão declarada “apresentar inúmeras atividades para promover e melhorar a educação gratuita, o empoderamento da juventude, a mídia juvenil e o empreendedorismo social”.

3. Sites que divulgam bolsas de estudo por país ou região:

Suécia:https://studyinsweden.se/ => processos abrem no final do ano e é bem fácil de aplicar*, há um programa de bolsa geral para todos que aplicam – mas a aplicação é separada. Além disso, tem de ficar esperto e checar o site da faculdade na qual se interessa, pois elas também oferecem bolsas individuais.
*aplicar é se candidatar. Vem de “apply” em inglês.

Canadá: www.educationau-incanada.ca => não é site de bolsa, mas te guia em relação as universidades canadenses. Depois de achar uma que você goste, verifique o site pois a maioria oferece fully funded phds (você trabalha como teaching assistant ou research assistant) e outras oferecem essa opção até para o mestrado.
Espanha: http://www.fundacioncarolina.es/ => bolsas para estudar na Espanha. É tipo a Fundação Estudar que tem no Brasil.

Holanda: https://www.nesobrazil.org/ => administra os programas entre Brasil e Holanda, em especial o Orange Tullip Scholarship para brasileiros que concede bolsas parciais ou integrais para tuition fees e ajuda de custo.

“Américas”:http://www.oas.org/en/scholarships/ => há programas de bolsa para toda a América (universidades conveniadas – no site tem a lista).

Cada país tem um site de bolsas, pelo menos os europeus é garantido. Não vou listar todos aqui, afinal tem quase 200 países registrados no mundo haha
Agora é com você minha amiga, ou amigo, VÁ PESQUISAR! Se precisar de dicas estaremos sempre aqui. 
Deixe um comentário.

Precisa de hospedagem barata em qualquer lugar do mundo?
Reserve por Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!
E que tal visitar museus pela Europa sem fila?
Reserve com o TicketBar Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Quer saber tudo e mais um pouco sobre veneza?
Compre o e-book! Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *