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Seguro Viagem: tudo o que você precisa saber sobre despesas médicas


Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados, para não ter dores de cabeça durante a viagem dos seus sonhos. Por isso, o mais indicado é contratar um seguro viagem que pra ter tranquilidade 😉 Nesse post vou explicar como funciona o reembolso de seguro viagem.

Além de ser uma garantia de sossego, em alguns países como os da União Europeia, o seguro viagem é obrigatório. Aproveite pra ler como funciona o visto de 90 dias para brasileiros na Europa.

Como funciona o reembolso de seguro viagem?

Você sabe como funciona o reembolso de um seguro viagem? Sabe quais despesas médicas estão inclusas? Se você ainda tem alguma dúvida, saiba que não é a única pessoa!

Vamos começar falando sobre como são classificadas as despesas médicas pela empresas de seguro viagem. Bora?


O que é a cobertura de despesas médicas hospitalares no seguro viagem ?

Na primeira parte, para que você entenda como funciona o reembolso de seguro viagem vamos falar um pouco sobre cobertura para despesas médicas hospitalares.

Você pode usar a cobertura para despesas hospitalares se você sofrer um acidente e estiver em situação de emergência. A cobertura para despesas médicas hospitalares é o valor total que pode ser disponibilizado ao hospital (de acordo com o plano contratado).

Essa cobertura garante o reembolso de despesas médicas emergenciais ou para o tratamento imediato decorrido de acidente pessoal ou doença aguda contraída durante a viagem.

Ok, entendi. Então como acionar a cobertura de despesas médicas hospitalares?

Em caso de alguma eventualidade, o segurado deverá entrar em contato com a seguradora através dos telefones ou canais de atendimento disponibilizados na apólice que você recebe quando fecha o seguro com a seguradora.

A ligação pode ser feita à cobrar (em inglês chamada Collect Call) de qualquer telefone fixo no exterior. Algumas seguradoras oferecem o atendimento por Skype, Whatsapp ou aplicativo próprio. Ao entrar em contato, você deve informar a necessidade do atendimento e, em seguida, a seguradora te encaminhará ao hospital e/ ou rede credenciada mais próxima.

Como é realizado o pagamento das despesas médicas hospitalares?

O pagamento das despesas médicas pode ser realizado de duas formas:

  • Através da seguradora: neste caso, o pagamento das despesas médicas será feito pela seguradora diretamente com o hospital e/ou rede credenciada,
  • Através do reembolso das despesas: neste caso, o segurado arca com as despesas médicas em um primeiro momento e depois solicita o reembolso à seguradora, mediante toda documentação apresentada e de acordo com as condições gerais das mesmas.

Atenção: É muito importante que você solicite ao hospital, no momento da sua saída, o relatório médico da sua internação e/ou atendimento, tanto para o acionamento da cobertura médica quanto para o reembolso!

Esse relatório deve conter o motivo do seu atendimento e todos os procedimentos que foram realizados, bem como a relação de valores gastos.

Como preencher o endereço da cobrança em nome da seguradora?

Na hora de decidir como será feito o pagamento das despesas médicas você deve prestar atenção em alguns detalhes.

  • Se você optar pelo uso da cobertura médica hospitalar através do pagamento faturado direto para a seguradora é de extrema importância que preencha o cadastro do hospital com o endereço da seguradora.

Mas atenção: tanto o campo do endereço de cadastro (em inglês, Home Address), quanto o endereço de cobrança (em inglês, Billing Address) devem ser preenchidos com o endereço da seguradora!Esse endereço é disponibilizado na apólice quando você fecha o seguro.

Preenchendo corretamente esses campos, o cliente evita qualquer mal entendido e/ou recebimento de cobrança da fatura em sua casa .

  1. Se você optar pelo recebimento da cobertura de despesa médica hospitalar através de reembolso em conta é importante saber que você precisa solicitar o reembolso dentro de 30 dias úteis após o término da vigência da apólice.

 

É preciso apresentar passaporte com os carimbos de entrada e saída do país, ou outra documentação que permita constatar as estadias fora do domicílio habitual. Também tem que apresentar relatórios com a clara indicação de diagnóstico, histórico clínico, formulário de admissão emitido pelo prestador da assistência e informações detalhadas dos atendimentos prestados.

Quando o atendimento for fora da rede credenciada da seguradora, você deve apresentar notas fiscais originais dos gastos, sendo que, no caso de medicamentos, deverão concordar em qualidade e quantidade com a receita médica apresentada.

Se você quiser mais informações basta consultar o check list disponibilizado pela seguradora contratada. Todas elas tem essas listas, basta ter paciência de ler haha

O que está incluso na cobertura de despesas médicas?

A cobertura de despesas médicas hospitalares é validada e autorizadas apenas para eventualidades médicas durante a viagem, ou seja, apenas coisas momentâneas, nada crônico. Exemplos: torcer o pulso, quebrar o braço, machucar a perna, cair um tombo tentando esquiar, coisas desse tipo.

Despesas com consultas médicas de rotina e/ou para obtenção de receitas médicas visando à prescrição de medicações tomadas habitualmente como, por exemplo, remédio para hipertensão, anticoncepcionais, entre outros, não são cobertos, exceto se diretamente relacionadas a quadro clínico de emergência.

Como é feita a cobrança das despesas hospitalares?

Em 95% dos casos, principalmente nos EUA, a cobrança dentro dos hospitais é feita de forma desmembrada. Isso quer dizer que hospital não emite somente uma fatura com o total dos gastos. Os serviços de cobrança das despesas médicas são realizados por empresas terceirizadas, e cada procedimento realizado possui seu próprio meio de cobrança.

Você, ou a pessoa que te acompanha, precisa guardar todas as notinhas!

Exemplo: se você fizer um exame de sangue a cobrança será feita pelo laboratório responsável pela coleta de material, já se precisar fazer uma radiografia, a cobrança será feita por outra empresa e assim por diante. Devido a este modelo de cobrança dos hospitais no exterior, pode acontecer de gerar até 18 faturas diferentes para um único problema de saúde.

Atenção: O prazo para finalizar o pagamento das faturas dependerá de como os agentes envolvidos se comportarão no processo.

O que fazer quando receber uma fatura de despesa hospitalar no exterior:

Lembra que você tem duas opções? Como falamos, você pode escolher seguros onde a seguradora simplesmente recebe as faturas e paga pelas despesas diretamente ao hospital; e também pode escolher pagar e depois pedir reeembolso.

Vamos supor que você escolheu a modalidade que a empresa paga e você fica de boa.

Então você contratou um seguro assim, mas ignorou essa info de como funciona o reembolso de um seguro viagem, preenchendo o seu endereço no formulário onde deveria ir o endereço da seguradora. E agora?

Você vai receber uma notificação do hospital do exterior, dizendo que tem uma fatura em aberto em seu nome. Isto acontece quando o cliente preenche o cadastro no hospital colocando o seu endereço para cobrança, em vez do endereço da seguradora – que tem na apólice.

  • Você deve encaminhar para a seguradora o documento recebido para início dos trâmites entre a seguradora, o hospital e você.
  • seguradora abre uma solicitação para que o hospital aceite a mudança da cobrança. Isto quer dizer que ela passa a ser responsável pela conferência, auditoria e pagamento dessas despesas. Esta parte é a mais demorada, os hospitais tendem a demorar bastante nessa aceitação e troca para o nome da seguradora.
  • Após o recebimento da fatura em nome da seguradora, inicia-se a auditoria das despesas médicas, para saber se os procedimentos adotados têm a devida cobertura contratada e, também, se os valores cobrados estão de acordo com os preços praticados no mercado.
  • Feita a auditoria, a seguradora encaminha o pagamento.
  • Se houver discrepâncias, a seguradora solicita ao hospital a averiguação das cobranças.
  • Ao receber a fatura corrigida, a seguradora a encaminha para o pagamento e comunica as partes (cliente e hospital) deste processo feito.
  • O hospital costuma, dentro do prazo de 30 dias após pagamento, atualizar seu banco de dados com a informação de pagamento realizada. Alguns deles costumam disponibilizar em seus portais o acesso ao cliente sobre o status do seu atendimento.

É importante se atentar que estes processos podem demorar até 1 ano para serem totalmente solucionados, e você pode acompanhá-los através dos sites das seguradoras.

Sim, é um prazo absurdo mas pode acontecer! Então lembre-se de seguir essas dicas e preencher corretamente os documentos, mesmo numa situação difícil, ou orientar quem vai viajar com você!

Agora sim, tudo pronto pra reservar seu seguro viagem!

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