SUS Emite Certificado de Vacinação contra Covid-19 em Inglês e Espanhol

Precisa emitir certificado de vacinação para viajar? Já é possível emitir o certificado de vacinação online através do app ConecteSUS. Basta inserir seus dados e gerar o seu certificado de vacinação contra Covid-19 em inglês e espanhol.

Se você já tomou a vacina contra a COVID-19, o app do SUS vai disponibilizar as informações sobre qual vacina foi aplicada, o lote de fabricação e a data de aplicação de cada dose. Além disso, é possível gerar um certificado digital com QR Code, assim como o certificado digital covid-19 da UE.

Como emitir o certificado de vacinação online e em inglês

Para quem tomou apenas a 1ª dose da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer, o certificado é gerado em português. Quando tomar a segunda dose, completando o processo de vacinação, aparece a opção de emitir o certificado de vacinação de covid em inglês ou espanhol e o QR code fica disponível.

Com certeza, esse certificado será útil para viajar nos próximos meses (ou anos), porém ainda não encontrei informação oficiais sobre como os outros países estão aceitando. Sempre busco no site do governo dos países e, por enquanto, não vi menção ao aplicativo ou esse certificado em específico.

Certificado de vacinação de Covid em inglês substitui CVIP?

Pra concluir, é bom esclarecermos que o Certificado de vacinação de Covid-19 em inglês é diferente do Certificado Internacional de Vacinação, ou CVIP.

O CVIP funciona para várias outras vacinas que são necessárias para viajar, como a da Febre Amarela. Por exemplo, o CVIP foi pedido quando viajei para a China, também Peru e Colômbia. É bom ter de forma geral, independente de para onde você está indo viajar agora.

Seus planos podem mudar e é bom já ter tomado a vacina com antecedência. Ainda mais porque a vacina da febre-amarela tem um pouquinho de efeito colateral em algumas pessoas, por isso tomá-la perto demais da viagem pode ser estressante.

É isso, espero que tenha sido útil!

Tradutora, redatora e mochileira, trabalho de qualquer lugar desde 2018. Mostro que é possível fazer intercâmbio e mochilão sem precisar gastar demais. Até agora, visitei 23 países, morei na Holanda, na Alemanha, na China. Fiz 5 intercâmbios - 3 com bolsa de estudos e outros trabalhando ou como voluntária - fiz voluntariado no Brasil e na Europa, mochilão pela Europa, e agora estou no Brasil, último destino: Peru.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

virandogringa