Virando Gringa

Visto de turista na Holanda: posso prolongar?

Todos sabemos que brasileiros tem visto de 90 dias na Europa como turista. Como já foi comentado aqui no blog, veja aqui as regras, e como obter o seu.
 
Muita gente tem ideia de passar os 90 dias e depois prolongar o visto, mas oficialmente ele não é prorrogável. Para ficar mais de 90 dias morando na Holanda legalmente, você precisa de um visto de estudante ou de trabalho.

Visto MVV

Se você tem a intenção de visitar a Holanda por um período mais longo do que 90 dias, um visto Schengen não pode ser usado. Para permanecer mais tempo do que 90 dias, você talvez precise de um visto chamado “autorização para estadia temporária  (em holandês Machtiging Voorlopig Verblijf ou MVV)”, também conhecido como “visto de entrada” ou “tipo de visto D”.

Existem dois jeitos de se pedir o visto MVV

1. A pessoa responsável pela sua estadia (contratante, host family, etc) faz um pedido ao IND. Este pedido se chama MVV-REF.
Pera, quem é IND? O Serviço de Imigração e Naturalização!
Durante este processo a pessoa responsável pela sua estadia estará em contato direto com o IND, (este é o processo recomendado para os pedidos). Quando este responsável faz um pedido de MVV em seu nome você normalmente terá  que esperar por uma aprovação do visto fora dos Países Baixos.
Assim que a aprovação do seu MVV for dada pelo IND, você precisará fazer um pedido no seu país de residência para obter a colocação de seu adesivo MVV no seu passaporte.
Por favor saiba que este processo leva uma média de 5 à 10 dias úteis. Recomenda-se que você só compre sua passagem após ter o adesivo MVV no seu passaporte.
2. A segunda opção é: Você mesmo pede o seu visto.
Este pedido é chamado MVV-DIP. Apesar de a maioria dos pedidos MVV poderem ser iniciados dessa forma, o REF, quando disponível, é sempre recomendado, pois é muito mais rápido.
As informações deste procedimento e os requerimentos podem ser encontrados no site Serviços de Imigração e Naturalização (IND).

No site do Consulado tem também os tipos de MVV que você pode pedir, como visto de estudo, trabalho, cônjuge, etc. Visite o site aqui.

Outra maneira é você sair do espaço Schengen, ficar lá por 90 dias e depois voltar.
Por exemplo, você pode ficar na Holanda por 90 dias, depois fazer um curso de inglês de 90 dias em outro país, e depois voltar pra procurar trabalho na Holanda por outros 90 dias como turista!

Maiores explicações aqui, aqui, e aqui.
Boa Viagem!

Precisa de hospedagem barata em qualquer lugar do mundo?
Reserve por Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!
E que tal visitar museus pela Europa sem fila?
Reserve com o TicketBar Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Quer saber tudo e mais um pouco sobre veneza?
Compre o e-book! Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


6 comentários sobre “Visto de turista na Holanda: posso prolongar?

  1. Barbara

    Olá
    Meu nome é Barbara. Eu tenho visto de estudante na Irlanda com duração de 8 meses até novembro de 2018, depois eu gostaria de continuar meu curso de inglês em Amsterdam por 3 meses.
    Eu sei que as escolas de idioma em Amsterdam não dão o visto de estudante.
    A pergunta é: Eu posso entrar em Amsterdam em novembro para estudar 3 meses sem precisar voltar para o Brasil?
    A Irlanda não faz parte do tratado de Schengen, mas está na união européia.
    Obrigado.

    1. admin Autor da Postagem

      Oi Barbara,
      Pelo q eu entendi, seu plano vai dar certinho com as regras. Brasileiros podem ficar 3 meses como turista na holanda mesmo.
      Até onde eu sei, o seu visto de estudante na Irlanda não interfere no seu visto de turista nos países do tratado, até porque tenho amigos que fazem isso de sair e entrar do espaço schengen a cada 3 meses, ou intercalar com outros vistos, e eles não voltam pro Brasil…vão ficando direto.

      Então me parece que seu plano vai funcionar sim! A única coisa q vc precisa garantir é que tem dinheiro pra se manter, vai ter lugar pra dormir e tem passagem de volta pro Brasil no fim do período de 3 meses. E tem isso com vc na hora de entrar na Holanda, ou seja, imprima as coisas e leve com vc. Pode ser que nem peçam nada…mas se pedirem tem q ter 😛
      Digo isso porque seu visto de turista de 3 meses por ser negado se vc não tiver garantias assim, afinal a UE está desesperada tentando barrar imigrantes ilegais devido à crise dos refugiados.
      Mas enfim, se vc já tá na irlanda, acho que já tá ligada nisso hehe
      valeu pela visita!

  2. Vivian

    Ola no meu caso o meu marido e Holandes casamos no Brasil pq ele nao possuia o contrato de trabalho de 12 meses ou mais que a Holanda exige para que eu possa morar la com ele,mesmo sendo casada, por isso que ele ficou aqui comigo no Brasil, sabe me dizer se o pai dele meu sogro,que no caso tem esse contrato e a renda necessaria pode pedir a solicitaçao do meu visto e ser responsavel por mim ou somente o parceiro?obrigada desde ja.

  3. vivian

    Ola tudo bem?Poderia por favor me tirar uma duvida se possivel? Eu sou casada com um Holandes aqui no Brasil, estamos a 2 anos aqui, porque nao foi possivel ele pedir o MVV pra eu morar la, porque ele nao conseguiu o contrato de trabalho que o IND demanda para poder me levar pra la, eu ia na Holanda e ficava 3 meses e voltava e fiz isso por 3 anos, esses mesmos 3 anos ele tentou muito o contrato pra eu poder morar la, ai como eles so davam contrato de 3 e 6 meses e iam renovando ele desistiu, e veio pra ca para nao ficarmos mais separados, so que a coisa aqui da mt dificil no Brasil, etc, eu tenho direito a cidadania Italiana, mas falta grana pra terminar de agilizar os papeis, entao a minha duvida e a seguinte! o pai ou os pais do meu marido, que tem condicoes financeitas boas, e o contrato que o IND exige, podem pedir meu visto e serem responsveis por mim? ou somente meu parceiro que pode ? Obrigada desde ja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *