Virando Gringa

Worldpackers: Troque suas habilidades por hospedagem grátis


O que você sabe fazer de melhor? Sabe fotografar? Desenvolve sites? Quer aprender um idioma em troca de ensinar outro? Sabe tudo de hortas? Toca um instrumento? Nesse post vou falar sobre um jeito de trocar trabalho por hospedagem, também chamado de work exchange.

Você pode trocar suas habilidades por Hospedagem!

Já falei de Worldpackers em três outros posts aqui do blog!

Como viajar sem dinheiro: 10 sites de hospedagem alternativa

7 jeitos de viajar de graça


Um resumo sobre viajar com pouco dinheiro

Como funciona a Worldpackers?

O Worldpackers.com é um site onde você pode procurar hostels, pousadas, e empresas similares, que estão dispostas a lhe dar acomodação, em troca de algo que você saiba fazer e eles estejam precisando. É bastante simples: Eles estão a fim de economizar com um serviço, e você está a fim de economizar com hospedagem.

Muitos hóspedes podem ficar até meses no mesmo local, mas o mais comum é ficar por volta de 3 semanas-1 mês.

História da Worldpackers

Worldpackers nasceu através das experiências de vida de dois amigos, Riq Lima e Eric Faria. Riq, é um economista que deixou seu trabalho como um banqueiro de investimento para viajar o mundo por 4 anos com pouco dinheiro, mas uma mente criativa. Eric, um contador certificado, inicialmente viajou para os EUA para aprender Inglês, mas acabou ficando por quase quatro anos. Seus primeiros dois anos foram passados ajudando em Albergues/Hostels em San Diego, como um recepcionista, limpeza e guia turístico trocando suas habilidades por acomodação.

Daí nasceu a Worldpackers: uma plataforma para viajantes e anfitriões, feita por aqueles que vivem e amam viajar!

Como conseguir hospedagem pela Worldpackers

O site é bastante informativo, e fácil de usar:

worldpackers

Print do site do Worldpackers

A primeira página que você vê é para escolher o tipo de destino, que vai desde “Amantes da Natureza” até “Viagem Longa”, passando por trabalhos como chef, trabalhos de impacto social, trabalhos em cidades com vida noturna mais agitada (City Lights), entre outros.

Passo a passo

  • Clique no “tipo de viagem” que prefere (praia, cidade grande, outros tipos).
  • Vai aparecer uma lista de hosts (anfitriões).
  • Clique no host, e aí se gostar, clique em “apply” para se candidatar. Daí na mesma janela, mande uma mensagem pro host e espere ele responder.
  • Se o host responder, você pode então confirmar sua estadia, e aí sim só nesse momento você paga a taxa.

É bem fácil escolher pelo tipo de trabalho (Select a Skill no site em inglês), ou pelo tipo de Host. E do lado do nome e da foto do Host aparecem quantas refeições por dia eles oferecem (que pode variar de zero até três), entre outros detalhes, como “quarto compartilhado ou individual?”. Existem muitos hosts que oferecem uma estadia “de rei” com quarto individual e as três refeições, e provavelmente vão pedir skills (habilidades) que batem com isso!

Quanto custa a taxa da Worldpackers

Atualmente se paga uma anuidade para fazer quantas viagens quiser no período de 12 meses.

A taxa estava $49 (dólares) no momento que este post foi escrito (março de 2019). Esse valor permite que você feche quantas viagens quiser ao longo de um ano. Se você conseguir fechar 365 hosts, um por dia do ano, vai custar os mesmos 49 dólares. Se você fechar um host, vai custar os mesmos 49 dólares.

Então Worldpackers só compensa pra quem viaja bastante?

Não necessariamente!

O primeiro pensamento é esse, mas se você pensar bem, esses 49 dólares, ou por volta de 200 reais não pagam o preço de uma estadia! Tem hotel que cobra isso por dia, tem hostel que cobra quase 100 reais por dia dependendo da qualidade. Falei sobre isso no post: Compensa pagar anuidade da Wordpackers para viagens curtas?

Fechando como voluntário em hostel você pode conseguir até um quarto privado como foi o meu caso em Belo Horizonte no voluntariado que fiz em 2018. Trabalhei em hostel fazendo pintura e decoração e em troca do trabalh ode arte eu tinha um quarto só pra mim no centro de BH por uma semana + o café da manhã!

Comparando com outras modalidades, muita gente paga 10 mil, 20 mil reais por um intercâmbio para os Estados Unidos por exemplo, por agência. Muita gente gasta um tantão de dinheiro pra ser Au pair. Worldpackers está valendo a pena porque você ainda pode adicionar no seu currículo a experiência em questão, e tudo que aprender por lá!

Pra mim até o momento tem compensado bastante viajar com eles, se tiver qualquer dúvida deixe um comentário!

Precisa de hospedagem barata em qualquer lugar do mundo?
Reserve por Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!
E que tal visitar museus pela Europa sem fila?
Reserve com o TicketBar Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Quer saber tudo e mais um pouco sobre veneza?
Compre o e-book! Aqui e ajude o blog sem pagar nada a mais por isso!


Um comentário sobre “Worldpackers: Troque suas habilidades por hospedagem grátis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *